Quando o autor Alexandre Vidal Porto começou a postar nas suas redes sociais (twitter: @vidalporto e Instagram: @alexvidalporto) seu novo livro Cloro, já fiquei com vontade de ler! Sim, pois já tinha lido um livro do Alexandre Vidal e amei o jeito que ele escreve. Já comentei aqui no blog sobre o livro Sérgio Y vai à América dele, li em um dia! Leiam, recomendo muito!!! Sou sim uma fã do Alexandre Vidal Porto!
Mas voltemos ao livro Cloro. Foi lançado final de novembro de 2018 pela Companhia das Letras. A capa é linda, de uma profundidade! Amei. E agora em janeiro o Grupo Companhia das Letras me enviou um exemplar do Cloro. Chegou aqui em casa na segunda-feira e na terça-feira lá estava eu lendo, devorando seria melhor palavra.
A história é narrada pelo Constantino, que logo no início do livro avisa a seus leitores que está morto e estando no limbo começa a contar ao leitor a sua trajetória de vida. Sua infância na escola, seus namoros, sua vida com esposa e filhos. Constantino tem a consciência desde a infância que é homossexual, mas acaba reprimindo o que realmente é para poder sobreviver na sociedade em que vivemos. Ao ser chamado de bicha na escola, resolve logo namorar uma garota para se inserir no mundo.
A partir dessa escolha, sua vida ruma para uma existência desenhada para ser a mais perfeita de todas. Casou com a namorada da juventude, Debora, uma esposa dedicada, do lar, um casal de filhos saudáveis, uma carreira sólida de advocacia. Tudo na mais perfeita ordem, era o que Constantino achava. Até que um dia se dá conta do vazio, do teatro que ele estava vivendo. E ao assistir uma cena homossexual na TV, desperta nele um desejo até então adormecido. Constantino começa a levar uma vida dupla, mantendo seu casamento mas tendo seus casos com homens. Vive no conflito dessa dualidade. E no livro o nosso protagonista faz a catarse de todos esses sentimentos reprimidos por tanto tempo.
Trecho do livro |
Não consegui ter raiva do personagem, mesmo sabendo que ele traiu a esposa, os filhos. Pois quem mais sofreu nisso tudo foi o próprio Constantino. Nitidamente não foi feliz com a vida que escolheu. E ainda levou para sua vida insossa a Débora, personagem que tive raiva.... rsrs... pois aceitou viver na morosidade, na rotina bem infeliz do seu casamento. Amei o livro. Li em um dia! A leitura é muito gostosa e rápida.
Cantiga citada no livro |
Melhor ainda é que o autor cita músicas, séries, cantores, um mundo de referências ao nosso alcance e bem atuais. Eu adoro!! Foi uma leitura tão marcante que passei quase uma semana para iniciar uma nova leitura. Fico imaginando quantos "Constantinos" existem nesse mundão a fora. Que levam vida dupla, sofrendo por não se aceitarem. Que os "Constantinos" consigam sair do armário e se amarem! E leiam esse livro!! Maravilhoso!
Beijos literários
Adriana Balreira
8 comentários:
Que resenha tão bem feita e passando todas as tuas emoções!Adorei.Fiquei om vontade de ler! bjs, chica
fiquei curiosa. beijos, pedrita
Oi Adriana,
Li a resenha e fui procurar se o livro já estava on line, mas ainda não. Fiquei interessada, parece ótimo.
Beijos
Olá, Adri
Amei a resenha ... poxa, fiquei muito curiosa em ler o livro, sua descrição dele me empolgou ao máximo!!
Obrigada por compartilhar.
Bjokas,
Sheyla.
Caramba eu acho que tem muito constantino nessa vida. Amei a descrição! Bjs Mona www.dividindoexperiencias.com
Da um aperto saber que existem pessoas que tem medo de ser quem são e que as vezes esse medo não é infundado. Sonho de verdade em viver em uma sociedade que aceite com naturalidade as diferenças que respeite os seres humanos. E claro: fiquei com vontade de conhecer a escrita do Alexandre Vidal Porto que sendo ele tão bem recomendado.
Oi Adriana, adorei a dica. Estou precisa do de um.livro que eu comece e não tenha vontade de parar. Vou fazet um voo lo go e quero um.livro assim para ler. Vou procurar esse Sérgio Y que você leu em um dia.
Beijos
Chris
Esse livro me fez lembrar aquele do Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira