Os viajantes - Resenha #CompanhiadasLetras

Comecei o ano de 2021 com a leitura do livro "Os viajantes"da autora estaduniense Regina Porter que aqui no Brasil foi lançado pelo grupo editorial Companhia das Letras. A obra de estréia da autora nascida em Savanah, estado da Geórgia, já entrou no rol dos queridinhos. 


Quando comecei a ler "Os viajantes", confesso não ter a mínima ideia da história na qual iria entrar. E o livro já começa a listar os personagens, com quem são casados, quais os filhos. Depois disso começa realmente a história. São histórias de famílias norte-americanas que se cruzam. Famílias afro-americanas e descendentes da Irlanda.

James Samuel Vincent, um rico advogado, tenta se afastar de sua origem humilde de descendente de imigrantes irlandeses em Nova York. Seu filho, Rufus, se casa com Claudia Christie, uma mulher de família negra cujo pai tem uma vida atravessada pela guerra do Vietnã e pelas tensões raciais que tomam conta dos Estados Unidos nos anos 1960. Histórias se alternam, se cruzam. E assim somos levados por Regina Porter neste seu extraordinário romance de estreia. Através da perspectiva de diversos homens e mulheres, numa trama que avança e volta no tempo, o que vemos desenrolar é um panorama rico e variado da vida na América entre os anos 1950 e a eleição de Barack Obama. Porter justapõe uma série de breves episódios, vozes e fotografias -- num recurso que ecoa o mestre W. G. Sebald --, criando um efeito único. - Companhia das Letras
A autora nos conta a história de vida de cada personagem quando jovem até adultos. Seus conflitos, seus segredos, seus envolvimentos, seus relacionamentos... A cada capítulo vivenciamos a história dessas pessoas nas várias fases de suas existências. Tornando a leitura envolvente e super bem amarrada nos cruzamentos desses vários personagens citados no início do livro. 

Livro de estréia da autora Regina Porter, "Os viajantes" é uma obra espetacular. Não conseguia parar de ler, querendo descobrir a relação de cada personagem tinha na vida dos restantes. A autora conseguiu amarrar muito bem as histórias. E leva o leitor a se sentir como membro das famílias que fazem o livro. Não foi a toa que foi eleito um dos livros do ano pela Esquire e finalista do Pen/Hemingway Award na categoria romance de estréia. Um livro arrebatador! Muito bom mesmo.
E no decorrer do livro a autora cita várias canções que fizeram parte da vida dos personagens e acabei fazendo uma playlist no Spotify com o nome Os viajantes com as músicas. Muito boa a seleção musical. 

Beijos literários 
Adriana Balreira

11 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

quanto tempo. que bom que reapareceu. ah, tb peguei essa mania de ouvir a trilha do livro ou filme. fiquei curiosa pelo livro. eu estou lendo um muito pesado. não está fácil a leitura. o sem gentileza. não some muito não. beijos, pedrita

Toninho participou com o comentário número:

Bom dia de domingo Adriana.
Feliz 2021. Vim logo ler ao receber o feed, pois faz tempo que não lia suas belas desenhas/indicações de leitura. Uma generosidade que gosto. Creio que seja um livro bem interessante neste resgate da construção das famílias numa verdadeira saga e esta inserção musical deve ter sido uma bela ideia.
Bom lhe ver neste novo ano.
Boas leituras e tudo de bom para você com todos os cuidados por aí.
Bjo de Paz.

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Um adorei a dica, vou anotar a dica e buscar sua playlist.
Tenha um otimo domingo!
Feliz 2021!
Muita Luz e Paz!
Abraços

Tays Rocha participou com o comentário número:

Que bom vc por aqui novamente, eu estou justamente na proposta de ler mais esse ano, descobrir novos autores, novas escritas.
Bjs e boa semana ♥

Micha Descontrolada participou com o comentário número:

Não conhecia o livro, parece bom mesmo. Fiquei curiosa com a saga dessa família.

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Gaurav participou com o comentário número:

इस पोस्ट में हमने आपके लिए shiv aarti pdf / शिव आरती हिंदी PDF डाउनलोड करने के लिए जोड़ा है I

Gaurav participou com o comentário número:

magha nakshatra in hindi मघा नक्षत्र को “तामसिक स्त्री” नक्षत्र है। मघा “चंद्र देव” की 27 पत्नियों में से एक थी l

Anônimo participou com o comentário número:

This is exactly such a great reserve that you re giving about this topic and people offer it away plagued approachable.
토토사이트

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...