Como se fosse um monstro - Resenha

 Esse ano de 2023 continuo com a parceria com a editora Companhia das Letras. E o que eu mais amo nessa parceria é conhecer novos autores brasileiros. E em 2021 tive o prazer de conhecer a autora Fabiane Guimarães com o seu livro de estreia "Apague a luz se for chorar" pela editora Alfaguara, um livro maravilhoso, uma escrita fluída e super bem escrito. E esse ano a Fabiane Guimarães lançou um novo livro "Como se fosse um monstro" também pela editora Alfaguara. E lógico peguei logo para ler.

História da Damiana, uma jovem carente do interior de Goiás, que se muda para Brasília para ser empregada doméstica na casa de um casal sem filhos. A esposa uma aspirante a atriz e o marido professor do curso de arquitetura. Logo nota um entra e sai de mulheres na casa e depois o casal oferece um bom dinheiro para que ela seja barriga de aluguel deles. E como sua mãe se encontra em situação de saúde muito complicada, acaba aceitando. Após 9 meses, volta para sua cidade, com a mãe já fora de perigo e com o dinheiro ajuda suas irmãs na educação delas. O dinheiro que recebeu do casal logo se acaba e surge novas oportunidades de ser barriga de aluguel e acaba aceitando. E é exatamente suas experiências que acaba cedendo uma entrevista a uma jovem jornalista argentina chamada Gabriela.
É nessa entrevista que o livro vai sendo escrito, assim que o leitor conhece a história da Damiana e também da jovem Gabriela. Nos relatos na sua fazenda que Damiana conta como se sujeitou a tudo e como era a sensação de ser mãe de aluguel e nunca ter tido filhos só para ela. 

A história é super bem escrita, nos envolvemos com as dores da Damiana, com a vida sofrida e nos questionamos muitas vezes sobre esse papel da mulher. É considerada um monstro por ter sido barriga de aluguel? Será? Como vocês veem isso? A autora Fabiane Guimarães é bem jovem e super atuante nas suas redes sociais, Twitter e Instagram. Conversa com o leitor, tira suas dúvidas, participa de Clube de Leitura. Ela é um amor de pessoa, e vai ser mamãe em breve. Sigam lá a Fabiane, irão amar. Ela também escreve uma newsletter toda sexta-feira que é maravilhosa! 

Beijos literários 
Adriana Balreira

5 comentários:

Toninho participou com o comentário número:

Uma bela resenha que atiça a vontade de ler sobre a saga desta Damiana. Interessante o questionamento Adriana. Seria ela o monstro do amor, da empatia, pois era fazedora de felicidades dos outros.
Gostei da resenha que inspira a leitura.
Linda semana para você nesta linda arte de ler e compartilhar sempre.
Bjs de paz amiga.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...