Esse ano de 2022 li menos que gostaria. Foram 26 livros, sendo 16 livros de autores brasileiros e 10 de autores estrangeiros. Verifico que a cada dia que passa estou dando preferência a autores brasileiros contemporâneos, situação que me deixa muito feliz. São leituras maravilhosas e escritas mega gostosas. Sou uma verdadeira entusiasta da nossa literatura, dos nossos escritores. E fico extremamente contente quando vejo que um livro que amei ganha um prêmio literário, como foi o caso do livro "Uma tristeza infinita" do Antônio Xerxenesky com o prêmio São Paulo de Literatura 2022 e o "O som do rugido da onça" da Micheliny Verunschk vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário de 2022.
Vamos ao que interessa, que são os meus top 5 de leituras de 2022. Vou colocar em ordem alfabética, pois não conseguir eleger o melhor.1) A vida futura do Sérgio Rodrigues da editora Companhia das Letras - nesse livro os autores José de Alencar e Machado de Assis voltam ao Rio de Janeiro nos dias de hoje para assustar uma professora que planeja modificar seus escritos originais para serem palatáveis aos mais jovens. E aqui como fantasmas vivem as mais loucas aventuras. Uma escrita sensacional, faz críticas sociais, políticas e raciais. Tudo com muito humor e leveza.
2) Diorama da Carol Bensimon da editora Companhia das Letras - Uma taxidermista gaúcha atuando nos EUA, vive o drama de retomar ou não ao Brasil para ver o pai que se encontra acamado após um AVC. Nessa incerteza a narradora vai nos relembrando sua infância e o assassinato ocorrido em Porto Alegre de um deputado estadual radialista que seu pai que também era deputado estadual na epoca foi acusado de ser o assassino. Baseado em um fato real ocorrido no Rio Grande do Sul, o livro é maravilhoso. A Carol prende o leitor nessas lembranças e conflitos numa escrita perfeita.
3) Inventário do Azul do João Anzanello Carrascoza da editora Alfaguara - Nesse livro o narrador nos leva nas suas lembranças de toda uma vida. São lembranças do dia a dia, sutis recordações dos momentos felizes, mostrando seu amadurecimento, suas perdas, suas vitórias. Um livro muito leve que nos leva a refletir sobre nossa vida. A escrita do Carrascoza é sensacional. Livro lindo!!
4) Parque cultural do Serguei Dovlatov da editora Kalinka - O narrador, um alter ego do autor, vai trabalhar no parque museu dedicado a Aleksándr Púchkin, e mostra a vida na era Brejnev na Rússia dos anos 70. Esse parque dedicado ao grande escritor russo fica próximo a São Petersburgo e onde o jornalista e escritor Dovlatov realmente teve que trabalhar, pois seus escritos na época da União Soviética eram todos rejeitados pela censura do governos soviético e assim ele buscava maneiras de sobreviver. Esse livro mostra essa União Soviética tão distante de nós. Não conhecia esse autor que hoje em dia na Rússia é super cultuado e tem até um dia dele. A edição da Kalinka é muito boa e pretendo ler os outros livros desse autor em 2023.
5) Solitária da Eliana Alves Cruz da editora Companhia das Letras - nesse livro temos diversos narrradores que ficam se alternando ao longo do livro. A história de uma empregada doméstica de uma família de classe média alta que tem que levar sua filha criança para o trabalho. Mabel e Eunice são negras e contam suas histórias de submissão e liberdade sobre essa família carrasca. Nesse apartamento de luxo acontece uma tragédia e que leva ao leitor tentar descobrir. A escrita genial da Eliana, ganhadora de vários prêmios literários é maravilhosa. O livro é um soco no estomâgo da sociedade.
Leiam esses livros. São livros espetaculares, nas escritas e nas histórias narradas. Amei todas essas obras primas!
Beijos literários
Adriana Balreira
1 comentários:
Adriana, vim aqui para desejar um feliz ano novo, repleto de boas leituras e muita saúde e alegrias!
Eu leio infinitamente menos que você! Mas fiquei tão feliz ao encontrar o Inventário do Azul aqui. Comprei, não li ainda, mas vou!
Beijo
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira