Top 5 leituras de 2022

 Esse ano de 2022 li menos que gostaria. Foram 26 livros, sendo 16 livros de autores brasileiros e 10 de autores estrangeiros. Verifico que a cada dia que passa estou dando preferência a autores brasileiros contemporâneos, situação que me deixa muito feliz. São leituras maravilhosas e escritas mega gostosas. Sou uma verdadeira entusiasta da nossa literatura, dos nossos escritores. E fico extremamente contente quando vejo que um livro que amei ganha um prêmio literário, como foi o caso do livro "Uma tristeza infinita" do Antônio Xerxenesky com o prêmio São Paulo de Literatura 2022 e o "O som do rugido da onça" da Micheliny Verunschk vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário de 2022.

Vamos ao que interessa, que são os meus top 5 de leituras de 2022. Vou colocar em ordem alfabética, pois não conseguir eleger o melhor. 

1) A vida futura do Sérgio Rodrigues da editora Companhia das Letras - nesse livro os autores José de Alencar e Machado de Assis voltam ao Rio de Janeiro nos dias de hoje para assustar uma professora que planeja modificar seus escritos originais para serem palatáveis aos mais jovens. E aqui como fantasmas vivem as mais loucas aventuras. Uma escrita sensacional, faz críticas sociais, políticas e raciais. Tudo com muito humor e leveza. 

2) Diorama da Carol Bensimon da editora Companhia das Letras - Uma taxidermista gaúcha atuando nos EUA, vive o drama de retomar ou não ao Brasil para ver o pai que se encontra acamado após um AVC. Nessa incerteza a narradora vai nos relembrando sua infância e o assassinato ocorrido em Porto Alegre de um deputado estadual radialista que seu pai que também era deputado estadual na epoca foi acusado de ser o assassino. Baseado em um fato real ocorrido no Rio Grande do Sul, o livro é maravilhoso. A Carol prende o leitor nessas lembranças e conflitos numa escrita perfeita. 

3) Inventário do Azul do João Anzanello Carrascoza da editora Alfaguara - Nesse livro o narrador nos leva nas suas lembranças de toda uma vida. São lembranças do dia a dia, sutis recordações dos momentos felizes, mostrando seu amadurecimento, suas perdas, suas vitórias. Um livro muito leve que nos leva a refletir sobre nossa vida. A escrita do Carrascoza é sensacional. Livro lindo!! 

4) Parque cultural do Serguei Dovlatov da editora Kalinka - O narrador, um alter ego do autor, vai trabalhar no parque museu dedicado a Aleksándr Púchkin, e mostra a vida na era Brejnev na Rússia dos anos 70. Esse parque dedicado ao grande escritor russo fica próximo a São Petersburgo e onde o jornalista e escritor Dovlatov realmente teve que trabalhar, pois seus escritos na época da União Soviética eram todos rejeitados pela censura do governos soviético e assim ele buscava maneiras de sobreviver. Esse livro mostra essa União Soviética tão distante de nós. Não conhecia esse autor que hoje em dia na Rússia é super cultuado e tem até um dia dele. A edição da Kalinka é muito boa e pretendo ler os outros livros desse autor em 2023. 

5) Solitária da Eliana Alves Cruz da editora Companhia das Letras - nesse livro temos diversos narrradores que ficam se alternando ao longo do livro. A história de uma empregada doméstica de uma família de classe média alta que tem que levar sua filha criança para o trabalho. Mabel e Eunice são negras e contam suas histórias de submissão e liberdade sobre essa família carrasca. Nesse apartamento de luxo acontece uma tragédia e que leva ao leitor tentar descobrir. A escrita genial da Eliana, ganhadora de vários prêmios literários é maravilhosa. O livro é um soco no estomâgo da sociedade. 


Leiam esses livros. São livros espetaculares, nas escritas e nas histórias narradas. Amei todas essas obras primas! 

Beijos literários 
Adriana Balreira

1 comentários:

Ana Paula participou com o comentário número:

Adriana, vim aqui para desejar um feliz ano novo, repleto de boas leituras e muita saúde e alegrias!
Eu leio infinitamente menos que você! Mas fiquei tão feliz ao encontrar o Inventário do Azul aqui. Comprei, não li ainda, mas vou!
Beijo

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...