Rainhas da noite #Resenha

Gostam de podcast? Já escutaram o podcast "A mulher da casa abandonada" do Chico Felitti? Pois esse jornalista em dezembro de 2022, lançou um livro pela Companhia das Letras: "Rainhas da noite, as travestis que tinham São Paulo a seus pés". A Companhia das Letras enviou para os parceiros o livro físico e tivemos também uma conversa com o Felitti. Um bate papo muito gostoso no qual o Chico Felliti nos contou como agrupou todas as informações contidas no livro. As pesquisas com as travestis que viveram no tempo descrito, décadas de 70, 80, 90 aos anos 2000. O autor é um doce de pessoa, um jornalista super responsável com o que faz. Aliás, ele acabou de lançar um novo podcast "O Ateliê", sobre uma seita no centro de São Paulo, vale a pena escutar.
Mas vamos ao que interessa, o livro "Rainhas da noite". Sensacional relato das histórias de três rainhas da noite de São Paulo, Andrea de Mayo, Cristiane Jordan e Jacqueline Blábláblá. Chico Felitti entrevistou várias pessoas para montar sua narrativa dessas travestis que comandaram o centro de Sampa durante as décadas de 1970 a 2010. Com a mesma pegada investigativa que o Chico Felitti faz nos seus podcasts, essa narrativa mostra os horrores que essas rainhas da noite tiveram que passar na noite paulista. Não só pela perseguição da polícia, mas também dos cafetões que tiveram e pelo preconceitos na família e na rua por serem travestis.
O livro é muito bem escrito, mostra a realidade de uma São Paulo que poucos de nós tivemos a oportunidade de conhecer. O submundo da prostituição, os percalços e angústias vividas. O medo da doença do século que é a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana), que muitas delas pegaram e até foram perseguidas pela polícia na época sendo acusadas pela doença. Horrores narrado com maestria de como eram colocados os silicones nos corpos deles, feitos na clandestinidade. Chico Felitti também mostra o glamour da vida dessas divas, de como a vida delas se entrelaçaram naquela cidade grande.
E o Felitti com sua narrativa investigativa faz o livro ser uma leitura leve e instigante. Mostra que o ser humano nunca é só bom e só ruim. Que somos tudo isso. E que essas 3 divas foram sim más e boníssimas quando eram para serem. Um livro que vale muito a pena ler, não só pela vida dessas pessoas, mas também pelo trabalho primoroso do autor. Um período de São Paulo que fica registrado nessa obra. Parabéns Companhia das Letras e Chico Felitti!
Beijos literários 
Adriana Balreira

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...