Clube de Leitura Penguin #25 - Primeiro Amor

O Clube do Livro Penguin do mês de Dezembro aconteceu já nessa segunda-feira dia 12/12. Final de ano! Como tem sempre muitas confraternizações e o povo viajando, sempre antecipamos. E nesse dia fazemos a nossa festinha de Natal do Clube. Ah, o livro desse mês foi o "Primeiro Amor" do Ivan Turguniev da Companhia das Letras. Autor russo que tanto amo! Li dele o mais famoso livro dele Pais e Filhos.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Vamos ao livro. Vladimir Petrovitch é convencido pelos amigos em um final de festa a narrar como se deu o seu primeiro amor. Surge então a narração do Vladimir sobre o seu primeiro amor pela Princesa Zinaida quando ele ainda tinha 16 anos. Vladimir estava com seus pais na sua dacha no interior da antiga Rússia e nos arredores mudou-se uma mãe e filha, a princesa Zassiékina. Ele notou logo que elas não eram ricas, pois foram morar em um casebre. No jardim da dacha, no primeiro contato deles, logo se apaixonou pela princesa. Ela com 21 anos e com vários pretendentes ao redor dela, ele não passava de uma criança. Mesmo assim não deixou de ir às noitadas na casa da Princesa e desfrutar da sua companhia. A mãe do Vladimir não gostava nem um pouco das suas vizinhas. Já seu pai era indiferente. Depois do meio do livro há uma reviravolta em torno de quem a princesa se envolveu, então vários porquês são esclarecidos.


É um amor pueril, doce, com muito desejo por parte do Vladimir. E a Princesa sabe muito bem manipular todos os postulantes ao seu amor. Uma mulher que manobrava direitinho e sabia deixar os homens aos seus pés. Turguniev soube muito bem contar como os homens ficam fascinados pelo amor de uma mulher. Soube descrever os relacionamentos entre os pais do Vladimir, das brigas e indiferenças do seu pai. O sexto sentido da mãe dele. Enfim, um livro super gostoso de ler. Fácil, linear, poucos personagens em comparação aos clássicos russos. Super acessível a todos. E com certeza todos em algum momento vai se identificar nas memórias contadas do primeiro amor do Vladimir pela Princesa.


O nosso encontro de Natal no Clube de Leitura foi uma delícia, literalmente. Muitos comes e bebes, além do quorum espetacular de clubistas dessa vez. Tivemos amigo secreto e sorteios de livros. Super animado! O melhor desses encontros são as diferentes análises sobre o livro. Passagens do livro o qual não damos muito importância, verificamos com as nossas conversas o quanto é importante para o desenrolar da história.


Eu amei o livro. Amo os livros russos. ♥♥♥ Mas esse em específico é bem romântico mesmo. Não tem tanto apelo político como de praxe nos livros russos. Leiam! 

Beijos amorosos
Adriana Balreira

6 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

ah, esse eu não li. bela capa. desse autor eu li pais e filhos e gostei muito http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/12/pais-e-filhos.html
beijos, pedrita

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, querida!
A capa é linda e pela resenha um ótimo livro!
Babei nos quitutes,hummmmmm...!

Turma linda, Boas Festas pra vcs e sucesso sempre!
Bjoos ♥

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri
Encontro legal, amei a capa também e a história romântica me atrai bastante,
Beijos no coração!
DMulheresInstagram

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Dri, gostei demais da resenha e coloquei o livro na minha lista de desejos. Este ano comprei pouquíssimos livros porque me propus a ler os que estão na fila de espera. E assim será em 2017. Não pretendo comprar, por enquanto, mas vou armazenando boas dicas, como essa.
Eu já te disse que meu genro é fã dos autores russos e, em especial, do Dostoievski? Pois é. Eu, particularmente, não morro de amores pelos russos, mas acho que justamente pelo tal apelo político. Vou gostar de "Primeiro amor". :)
Abraço!

ahmed participou com o comentário número:

Additionally, watch for signs of wear around the house. Pests will take any wall, door, or window that opens as an invitation. Wool and hard bulk can block miracles to prevent pests from finding a way home.
شركة مكافحة النمل الابيض
شركة مكافحة النمل الابيض بالطائف
شركة مكافحة حشرات بالطائف
شركة رش مبيدات بالطائف

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...