Simpatia pelo demônio #Resenha

Sempre li maravilhas sobre o autor Bernardo Carvalho. Sempre tive muita vontade de ler um livro dele. Quando vi nos lançamentos da Editora Companhia das Letras o novo livro dele "Simpatia pelo demônio" quis logo ter nas minhas mãos. O título não é muito convidativo, causa até um pouco de repulsa a algumas pessoas.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

No inicio do livro dá a impressão ser uma narrativa de aventura, um ativista de uma agência humanitária foi designado para levar o resgate de um jovem sequestrado por um grupo religioso extremista em um país do Oriente Médio. Rato segue para esse país longinquo e enquanto está tentando fazer esta soltura o Rato começa a relembrar sua vida e o livro toma forma do que vai ser até o final: um livro sobre paixão, de amor! Sim, um relato sobre o triangulo amoroso entre o Rato, o chihuahua e o Palhaço. O Rato um brasileiro ativista humanitário que mora em Nova York já com seus 50 anos, recém separado da mulher com quem fora casado 27 anos, conhece o chihuahua e o Palhaço em um teatro em Berlim onde foi assistir uma peça com uma paquera. Antes mesmo da peça começar os olhares entre Rato e chihuahua se cruzam. Chihuahua é um neurocientista mexicano que mora em Berlim e namora com o Palhaço, um ator inglês. Logo Rato e chihuahua se apaixonam e passam a viver uma aventura apaixonante e ao mesmo tempo com muitos embates.



O livro é exatamente sobre esse amor selvagem, doentio, entre a caça e o caçador. O Rato se apaixona perdidamente, já o chihuahua está mais a fim de curtir o tesão entre eles. Tanto que em nenhum momento o chihuahua se separa do Palhaço e enquanto está com o Rato. O Rato por sua vez se entrega, buscando viver esse o amor de qualquer maneira. Achei muito interessante, pois mesmo sendo um relato de um amor entre dois homens o que mais sobressai é a história de amor! Sobre o amor, sobre a paixão entre duas pessoas, independentemente do sexo deles. Do amor dominador e dominante, do amor inseguro, do ciúmes, da angústia de ser deixado, de não se sentir mais amado. Onde toda e qualquer história de amor tem todos esses elementos. 

Amei a escrita do Bernardo Carvalho, mexe com a nossa alma, com os nossos sentimentos. Os personagens super heterogêneos, de várias nacionalidades. Se passa na sua maior parte em Berlim, Nova York, com pinceladas no Rio de Janeiro, México e algum país do Oriente Médio. A narrativa é em um vai e vem das memórias do Rato, intercaladas com o presente e o passado. Tudo sem deixar o leitor se perder na história.


E quando recebi o livro não entendi o porquê da capa, uma cena de um urso enforcado por um homem. E já no final do livro o Rato comenta sobre um quadro São Cristovão de Bosch que está no museu Boijmans em Rotterdam e no livro tem a explicação dessa pintura e da parte do quadro que é a capa. É uma passagem sensacional do livro. Entre tantas outras. Realmente um livro que me encantou, me apaixonei pelo jeito que o Bernardo Carvalho escreve. Recomendo muito. Amei!! 

Beijos cheio de simpatia 
Adriana Balreira

8 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

eu como vc queria ler um livro desse autor pq é conhecido e fico sempre envergonhada de não ler autores importantes. não foi esse, mas eu gostei muito do estilo. o q vi inclusive dava um lindo filme. beijos, pedrita

chica participou com o comentário número:

Que bom que estás gostando! Realmente, eu seria uma que não me atrairia pelo título,nem capa,rs...bjs, chica

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

O título é interessante, mas pode afugentar alguns leitores, mas eu sou atraída por livros com títulos duvidosos.
Jamais imaginaria um enredo destes com base na capa e no nome do livro.
Que bom que editoras confiam em blogs para suas divulgações, só assim pra eu e mtas pessoas se interessar por este livro.
Bjs

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, querida Adriana!
O título não me agrada nem um pouco, mas lendo a resenha daria um ótimo filme.
Tem autores que fazem a gente degustar os livros.

Beijinhos, bom fds junto a sua família ♥

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Sabe que quando tomei conhecimento deste livro eu o associei logo com a canção "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones? rsrs. Mas agora eu vi que o assunto dele é bem diverso e muito interessante! Acabei de incluí-lo em minha lista de 'livros para ler", rsrs.

Beijoca

Lia e Vi participou com o comentário número:

Oi Adriana pelo que você contou parece bem interessante o enredo, realmente o titulo remete a um livro mais religioso, talvez de bruxas..kkkkk
Bom fim de semana,beijos,Vi

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Gostei da resenha. O tema do é bem interessante. Sympaty For Devil é uma música famosa dos Stones.
https://www.vagalume.com.br/the-rolling-stones/sympathy-for-the-devil.html
Bjs

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Não conhecia esse livro, a trama é bem interessante.
big beijos
Lulu on the Sky

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...