Os Cincos Melhores Livros de 2015

Ano que passou li 34 livros, minha meta eram 35... Por metade de um livro não fechei com chave de ouro minha meta esse ano. Nem por isso fiquei triste! Li mais livros que o ano de 2014! Isso é o que importa. Li obras que há muito estava com eles na minha lista de desejos. E o mais importante, li o clássico da Rachel de Queiroz "O Quinze", livro que tinha colocado como meta ler em 2015, por conta da seca do 15 e por ser uma escritora cearense.


Uso duas ferramentas para saber quantos livros estou lendo, uma é no Goodreads e outro é no site do Skoob. Vou colocando os livros que pretendo ler e assim sei quantos livros e até a quantidade média de páginas leio por dia e no total. Adoro. E agora vou colocar aqui pelo menos 5 livros que me apaixonei ano passado:


- O Quinze - Rachel de Queiroz - Um clássico que relata a dor e vida dos retirantes da grande seca que assolou o meu Ceará em 1915. Apesar de ser uma autora cearense que estudou no colégio que estudei, essa foi minha primeira leitura da Rachel de Queiroz. Amei. Perfeito para entender esse sofrimento da fome e falta de água numa seca. (resenha aqui)


- 1984 - George Orwell - Que Distopia!! Que livro!! Esse era um livro que habitava minhas listas de desejo há anos. E só esse ano tive ele em mãos. Amei. História de um futuro 1984, pois foi escrito em 1948, onde o mundo é governado por um ditador que sabe tudo o que os habitantes estão fazendo. Livro super bem escrito e fico imaginando a revolução que foi na época do seu lançamento. Vale a pena! (resenha aqui)


- Sérgio Y. vai à América - Alexandre Vidal Porto - Sabe aquele livro que te prende, que você só consegue largar quando acaba! Pronto, foi esse livro. Não conseguia parar de ler. Instigante, bem escrito, atual, brasileiro! Esse é o livro que me empolgo quando falo dele para os outros, de tanto que gostei! (resenha aqui)


- As Rãs - Mo Yan - Não é tanto porque o livro é de um ganhador de um prêmio nobel de literatura, mas quem me conhece sabe o meu interesse sobre culturas de países comunistas. E esse livro trata da lei do filho único da China que só no ano de 2015 foi abolida, finalmente. Quantas barbáries, quanto sofrimento para o povo mais pobre da China com essa opressão. E achei o livro super bem escrito, amei! (resenha aqui)


- Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie - Autora nigeriana que retrata a vida de uma mulher que sai da Nigéria e vai morar nos EUA e após um tempo volta para sua terra. Retrata toda a dificuldade de ser estranha no estrangeiro e depois na sua volta na sua cidade. Uma outra cultura, um romance, leitura mega deliciosa. (resenha aqui)

Minha lista foi condensada para não ficar um post tão grande. E nessa lista está faltando um livro que li em Dezembro e que amei muito: Middlesex que ainda vou fazer uma resenha sobre ele.

Beijos literários
Adriana Balreira


12 comentários:

Ale Helga participou com o comentário número:

Oi Adriana feliz 2016!
Também li 1984, achei fantástico e como é atual...
Também estabeleci uma meta para esse ano, vamos ver se consigo...
Beijinhos.
http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

Pedrita participou com o comentário número:

eu devo ter lido menos livros nesse ano. por vários motivos, mas um deles pq li os miseráveis por 3 meses. leio uns 10 por ano. esse ano devo ter lido menos. bejios, pedrita

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
destes todos só li o 1984. Preciso muito ler O Quinze.
Bjs

Maria Teresa Valente participou com o comentário número:

Olá Adriana, achei interessante as ferramentas que usa, para anotar e obter os resultados de suas leituras, durante o ano.
Anoto todas as sugestões em agendas, mas não anoto o que leio, que tem sido pouco, porque hoje não tenho mais possibilidade de comprar. Antes tinha compulsão por livros, comprava e os devorava. Agora, releio os livros sugeridos, que ainda mantenho comigo.
Doei quase todos, confesso que me arrependi, mesmo que tenha me sobrado espaço, sinto falta dos companheiros que muito amava.
Agradeço pela partilha tão agradável, de tuas sugestões literárias.
Abraços carinhosos
Maria Teresa

Anajá Schmitz participou com o comentário número:

Que legal, adorei essa meta. Já foi o tempo que eu lia muito agora tudo falta tempo. Mas neste ano comecei a ler. Quando fiz faculdade comprei muitos livros que eu queria ler e agora cada ano separo uns para ler. Gostei das dicas.
Bjos feliz 2016.

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri

Eu li apenas o Quinze, mas quereo relê-lo. O outros nunca li. Muito interessante esse app de leitura, quero ler mais esse ano, pelo menos 1 livro por mês.

Bjokas,
http://www.dmulheres.com.br/

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bt!
Que bom que vc conseguiu ler os 34 livros, faltando apenas um p/sua meta. Acho que nesse caso podemos considerar que a meta foi alcançada ok? kkkk
Fiquei muito curiosa e querendo ler logo o "O QUINZE" da Rachel de Queiroz!
Muito obrigada pela sua visitinha. Já fiquei por aqui também!
Bjsss e um ótimo FDS p/vcs

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Esse livro O Quinze é um dos clássicos Dri.
Fiz a doação dele quando aconteceu o bookcrossing blogueiro
Já participou da nossa pesquisa de público no blog?
Big Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com

Camille participou com o comentário número:

Boas dicas de leituras. Feliz Ano Novo Adriana!!! Tudo de melhor em 2016!!!!

cantinhovirtualdarita participou com o comentário número:

Passando para desejar um otimo
domingo, parabenizar pela belo post
deixar meu abraço com meu carinho e
voltar sempre que puder para tomar
um cafézinho com vc bjussss

└──●► *Rita!!

Unknown participou com o comentário número:

Oi Adri, muito bacana os livros, obrigada por compartilhar.
Hoje eu acabei de ler a trilogia - Divergente, Insurgente e Convergente, isso a pedido do meu filho, e confesso que adorei.
Um beijo grande

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...