Dr. Jivago, o livro!

Não sei se lembram que falei diversas vezes que estava lendo esse livro: Doutor Jivago, do Boris Pasternak. Pois é, finalmente acabei.  A edição que li foi traduzida pela filha do Carlos Prestes, a Zoia Prestes. É o livro de bolso com mais de 700 páginas, preço camarada: 19,90.

Vocês já devem saber que amo literatura russa, qualquer tipo de autor. É russo eu leio. Então não seria diferente com esse romance. Li e amei. Mas vou logo dizendo, ele não é igual ao filme. Aliás, vou ser bem sincera com vocês, nunca assisti o filme Dr. Jivago. Absurdo, né! Vocês devem estar estranhando, como uma pessoa que ama tanto literatura e história da Rússia não ter assistido ao filme?? Mas é que prefiro ler o livro. E só depois de ler que vou procurar ver o filme. Mas pelo que minha mãe me conta sobre o filme, ele é todo voltado para o Romance do Dr. Iuri Jivago e a Lara Antipov, no livro não é assim.

Quem comprar o livro pensando que nas setecentas e tantas páginas irão encontrar romance, amor, paixão, traição! Nem compre. Nem leiam. Pois a maior parte do livro é falando sobre como ficou a Rússia nos primeiros momentos depois da Revolução Bolchevique. Com relatos sobre o sofrimento do povo, da fuga do povo para os Urais (interior da URSS) saindo de Moscou para ver se a situação deles melhoravam. E é a maior parte do livro sobre isso, e quem não curte história é extremamente chato. E ainda tem uma parte sobre a 1º guerra mundial. E não tem romance nenhum nela, só sofrimento e guerra e relatos dos camaradas russos. Romance do Iuri e da Lara??? Pouquissimas linhas. Quase nada mesmo. E ainda me surpreendi com o final que não vou contar, né! Outra coisa que eu lembrei, o começo do livro é muito chato...Muito confuso.
 
Mas no final, amei. Para quem leu as cartas de Lenin, biografia do Stalin e outros tantos livros sobre a Rússia e sua história, essa parte chata para mim era mega interessante. Mas vi em muitas resenhas na internet que o povo não gostou. Mas é que as pessoas esperam um romance, uma descrição do amor entre duas pessoas. Sim, eles se amavam mas no livro não é o principal assunto. E como um ganhador de prêmio nobel de Literatura que foi o Boris Pasternak, eu gostei do jeito que ele escreve. Aliás, prêmio que ele ganhou em 1958 ele teve que recusar a receber. Ele foi proibido de sair da URSS na época. Esse livro foi primeiro lançado nos outros países, na Rússia só em 1988, na época do Gorbachev que foi liberado.

Vou parar por aqui, pois me empolgo quando estou falando da história russa. E sei que não é um assunto que agrada a todos. Só camaradas como eu. Mas fica a dica. Se quer um romance, não leia o livro, veja o filme. Se gosta e muito de história da revolução russa, de como os russos viviam, leiam o livro.

Beijos gelados da Sibéria
Adriana Balreira

21 comentários:

.... participou com o comentário número:

Olá Adriana! Também amo literatura.

Seu blog é muito legal e estou seguindo.

Bjo cheio de mimo!

http://mariasimagempessoal.blogspot.com.br/

lena participou com o comentário número:

Olá Adriana.
Vi o filme há muito tempo e já nem me lembro bem da historia. Não li o livro mas deve ser interessante para conhecer mais um pouco da história do pais.
Beijinhos grandes.

Anônimo participou com o comentário número:

parabens adriana pelo livro. ótimo. prossiga suas leituras. lamarque

Monica Uehara participou com o comentário número:

Olha só que bacana! Adoro resenhas de livros, pois sou viciada em leitura. Pena que ultimamente minhas leituras são apenas os clássicos infantins e afins. rsss. Com uma bb e uma menina de 3 anos não tenho muita escolha. Ainda bem que elas também amam livros. Melhor literatura infantil que nada. Fiquei com muita vontade de ler este livro. Já está na minha lista. bj.

Unknown participou com o comentário número:

Olá Dri!!
Amoo ler..
Tenho preferencias por Livros espiritas.Porém saio lendo tudo rsrs
Também prefiro ler livros para depois ver os filmes.
Vc está super ligada na literatura Russa,é isso aí Gostei de ver!Boa quarta p tih!xeroo

Nanda participou com o comentário número:

Linda estória de amor... Só vi o filmme e o tema de Lara é uma das músicas mais lindass....
O livro deve ser, sem dúvida, maravilhoso...
Bjs!
Linda, vc enviou email para acessar o Caixa de Pandora? Tive que restringi-lo, mas se quiser, masta me mandar email tá?
Bjs.

fernandalrocha@yahoo.com.br

CamomilaRosaeAlecrim participou com o comentário número:

Olá!
Minha mãe ama a história e eu amo a música
Bjs e um ótimo dia com coragem, paz e sabedoria!
CamomilaRosa

Maitê Rodrigues participou com o comentário número:

Oi, Adriana!!!
Qdo puder, dê uma passadinha no Ateliê que tem novidades pra você. Espero que goste. Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Eu sempre ouvia falar deste livro e do filme tb e não encontrava em lugar nenhum, até que um dia me deparei com o livro em um sebo. Eu amei! Não achei chato em momento alguns. Depois consegui o filme e tb fiquei encantada!
xoxo

Gosto disto!

Eliza Artesanato participou com o comentário número:

Oi amiga passando para conhecer, seguir teu blog e te convidar para participar do sorteio em meu blog em parceria com a BIG ARTES.
Te espero lá.Beijos

Neide Bosch participou com o comentário número:

Eu gosto muito de ler tbm.Alias é muito bom ler.
E esse livro parece ser mesmo bom.Eu ainda não li livros dele.
bjs!!

Bruna Araújo participou com o comentário número:

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui :)

ontendency.blogspot.com

Marilza Gusmão participou com o comentário número:

Oi, Adriana.
Também já li Dr. Jivago e gostei muito, muito. Não o vi filme, mas depois de ler o livro, ver o filme pra quê? Rsrs...
Super beijo.

Gelia participou com o comentário número:

oi Adriana, tem um filme tb né? menina ja te falei né preciso ler meus livros pendente são 4 até agora kkk, acho que vou fazer uma proposito ler ao menos 10 paginas por dia, é pouco né mas se pensarmos em um livro de 200 paginas em 20 dias termino, normalmente eu levaria 4/5 dias, mas como ando atarefada, arteira e mamãezinha demais vou me permitir demorar mais e me policiar para realmente fazer.
bjs

Gelia

Chris Ferreira participou com o comentário número:

Oi Adriana,
ótima dica!
Adorei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Unknown participou com o comentário número:

Bom dia !
Passando para deixar um alô sei
que vc merece todo meu carinho por
estar sempre me prestigiando.
Eu faço o mesmo te parabenizo por
tudo que vc faz de bonito nesse seu
espaço..Abraços
Rita!
Ei já vi o filme, esse que ficou na
minha memória, o livro tbém ja li
mas faz muito tempo é um luxo!!

Zizi Santos participou com o comentário número:

Confesso que sou uma negação em história geral. Tenho vários livros sobre vários assuntos e nada de ler, por isso Stalin , Lenin, só quando vejo pela televisão.
Aqui em casa temos o filme Dr. Jivago. Marido gosta. Eu já tentei ver, durmo no filme. É longo! Gosto da música.

Admiro pessoas como você que lêem livros de setecentas páginas. Parabéns por esse fato. Você só tem a acrescentar em sua vida. Leituras assim, abrem a mente e transformam as pessoas.
Eu queria ser uma leitora assim como você!

beijos
Zizi

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Adri eu li esse livro no século passado e realmente eu me lembro que foi uma tortura conseguir passar do inicio do livro (eu era adolescente)mas no final gostei e ao ver o filme me apaixonei....rsrs Era como se o romance fosse uma continuação do livro...agor lendo aqui lembro de ter reclamado disso na época...que o filme - como sempre - não é tão fiel ao livro.

Muita Luz e Paz
Abraços

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Não li este livro ainda, Adriana. Assisti ao filme, mas faz tantas eternidades que nem me lembro de nada. O que é bom. Prefiro ler primeiro para poder imaginar por mim mesma a cara das personagens; se o filme é visto primeiro fica difícil "despregar" as imagens dos autores das personagens, você não acha?
Abraço!
Jussara

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...