Tipos de Amor

Temos diversos tipos de Amor. Em 1973, o Psicólogo John Alan Lee distinguiu seis "arquétipos" de amor. Para não ficar um post muito grande, separei e hoje vou colocar aqui os três primeiros tipos de Amor:


Amor Ludus - Baseado nas festividades da Antiguidade. O amante desse tipo vê sua atratividade confirmada a cada "conquista". Por isso, procura aventuras e não uma relação duradoura. Muitas vezes, sustenta vários relacionamentos ao mesmo tempo. A diversão, a capacidade de se surpreender e de se entusiasmar são as razões principais da relação. Inventam-se muitos estímulos para partilhar, o ambiente é festivo, mas esse amor carece de solidez e não parece sobreviver às dificuldades que surgem na vida.

Amor Pragma - O amor pragmático escolhe o parceiro a partir da razão e com o objetivo de um relacionamento vantajoso. Os sentimento tendem a ser reprimidos ou minimizados.
Os amante pragmáticos têm uma idéia exata de seu futuro, com o qual o relacionamento deve combinar. É um amor racional, em que se procuram vantagens, os sentimentos tendem a ser reprimidos; basicamente é aquele “amor” interesseiro.

Amor Storge - Amor cooperativo. O amor amigável é o resultado de interesses e hábitos em comum; muitas vezes borda de uma amizade já existente. Os parceiro cooperam bem e raramente brigam; confiança e segurança estão no centro da relação. É o amor cooperativo, é aquele que brota de uma íntima amizade, geralmente acarreta em um relacionamento duradouro.

Amanhã tem os outros três. Textos retirados: Daqui , daqui e aqui
Beijos
Adriana Balreira

5 comentários:

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) participou com o comentário número:

o meu é do tipo Storge, surgiu de uma admiração mútua, que foi virando muitas conversas e um dia PIMBA, a flexa do cupido agiu!

Fernanda participou com o comentário número:

oi querida... que legal... volto amanha para ver os outros... fiquei curiosa!!!

Cissa Branco participou com o comentário número:

Adriana,

Não me identifiquei ainda, vou ter que voltar e olhar os outros três.
Esse amor pragma deve ser um saco!
Beijos

Fabiana Simone Torres Tardochi participou com o comentário número:

Entre esses o meu está mais para Storge, pois sempre fomos muito amigos e nossa relação surgiu disso:).
Legal saber dessas curiosidades.
Beijos

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...