Curso A literatura russa e suas cidades

 Uma coisa boa que a pandemia nos trouxe foram os encontros virtuais de diversas maneiras. São os lançamentos dos livros, clubes de leitura, cursos, mesas literárias... Tanta coisa boa, antes restrita aos que moram em São Paulo e/ou Rio de Janeiro, agora em qualquer local do Brasil e do mundo podemos participar sem sair de casa. E um desses programas que participei ultimamente foi o curso oferecido pela Biblioteca Mário de Andrade, "Moscou, Petersburgo, Odessa e ...Paris - A Literatura Russa e suas Cidades"ministrada pelo professor Bruno Gomide.

Uma delícia de curso, o professor Bruno Gomide falou sobre as obras russas relacionadas e vividas nas cidades da Rússia e também explicou a origem das localidades mostradas neste curso.
Passeamos pelas cidades de Moscou, São Petersburgo e Odessa, com seus livros mais famosos sitiados nessas metrópoles. Citou obras como "Crime e Castigo" de Fiódor Dostoievisk, famosa por ser ambientado em São Petersburgo, "O mestre e margarida" de Mikhail Bulgákov livro que se passa em Moscou e "Contos em Odessa" de Isaac Babel.
Para quem me conhece sabe do meu amor a literatura russa. E fazer esse curso sobre as cidades russas me levou ao deleite por 4 encontros de duração do curso. E lógico me fez querer ler os livros citados no curso. Tanto que já li "O mestre e margarida" de Mikhail Bulgákov, que é um livro maravilhoso!
Voltando ao curso. Aprendi muita coisa boa sobre autores e cidades russas. Foram 8 horas de muito aprendizado e o melhor de tudo, grátis! Sim, isso mesmo, vi o curso no Instagram da Biblioteca Mário Andrade e fiz minha inscrição e fui selecionada para participar. E no final ainda recebi um certificado de participação do curso. É isso! Vim aqui só para mostrar um pouco do que foram os encontros. 


Beijos literários 
Adriana Balreira

1 comentários:

Marli Soares Borges participou com o comentário número:

Que beleza, Adriana!
É verdade, a pandemia nos trouxe uma nova visão sobre os encontros virtuais. Tenho aproveitado alguns cursos online sobre coisas que gosto de fazer. Adoro ler e li muita coisa dos autores russos. Ultimamente tenho lido pouco, pois ando jogando e estudando bastante xadrez, que é outra de minhas paixões (tenho várias, rs). E depois dos setenta, a gente tem que pensar duas vezes no que vai aproveitar o tempo. Parabéns pelo curso.

-
O dia em que as flores desapareceram
-
Bjs, Marli

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...