Klara e o sol #Resenha

Kazuo Ishiguro, autor nipo-britânico, ganhou o prêmio Nobel de literatura em 2017 e seu mais novo livro é o "Klara e o sol" lançado pela Companhia das Letras em março de 2021. Já li dele o livro "Um artista do mundo flutuante", lançado pela Companhia das Letras em 2018 que adorei.

No livro Klara é um AA (amigo artificial) que está na loja aguardando uma pessoa para comprá-la. Ela fica exposta em uma loja repleta de outros AAs, uma hora na vitrine, outra mais no fundo da loja. Esperando alguma pessoa que se interesse por ela. Seu "alimento" constitui de raios solares. Enquanto se encontra na vitrine da loja, Josie e sua mãe veem Klara e Josie logo se encanta por ela. Sua mãe já está mais propensa a comprar um modelo mais moderno de AA, mesmo assim Klara ainda mantém viva a esperança da escolha. Passa algum tempo, Josie retorna a loja e finalmente compra a tão sonhada Klara para morar com ela e sua mãe.
Ao longo do livro vamos descobrindo que Josie sofre de uma doença e Klara faz de tudo para tentar cura-la. Josie tem um vizinho, seu melhor amigo, que fica sempre ao seu lado nas horas delicadas de sua saúde. Nesse livro o narrador é a Klara, então nossa percepção de tudo que se passa na história é de um AA, um ser totalmente programado. Vamos descobrindo seus sentimentos, seu amor pelo próximo, sua missão de cuidado com o outro. Tudo descrito de uma maneira muito poética pelo autor. 

Amei o livro, delicado, cheio de amor e carinho com o próximo. Deu vontade de ter uma Klara só pra mim! 

Beijos literários
Adriana Balreira

3 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

não li. beijos, pedrita
https://mataharie007.blogspot.com/

Toninho participou com o comentário número:

Que legal sua resenha com este entusiasmo pela leitura de um livro que faz repensar e mexe com nossos sentimentos de um mundo melhor e mais justo, um mundo de irmãos. Muito boa partilha Adriana. Acho muito legal este seu grupo de leituras e voce trazer sua opinião sempre para nós.
Grato amiga.
Feliz inverno com vacina por aí.
Beijo amiga.
Cuide-se

Pandora participou com o comentário número:

Klara foi meu primeiro encontro com o Kazuo Ishiguro, achei ele sensacional. Me apaixonei pela Klara e sofri com ela, uma personagem de uma generosidade e ternura sem limites, me senti tão arrasada com o final desse livro... sei lá, mas amei muito e fiquei com vontade de ler mais do autor.

https://elfpandora.blogspot.com/

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...