Lidos em 2019...

Feliz 2020! E vim aqui nesse comecinho de ano para colocar os livros lidos em 2019. Que ano esse!  2019 foi um ano intenso e não consegui cumprir a minha meta literária de 36 livros lidos... Li ao todo 22 livros fabulosos! Não posso reclamar de nenhum dessas obras degustadas ao longo do ano. O importante não é a quantidade e sim o hábito da leitura diária. Um pouco ou muito que se lê já faz um bem danado. Livros são sempre meus companheiros mais fiéis. 


 Bora lá vê a listinha??
1) Se a rua Beale falasse - James Baldwin - Companhia das Letras - Tish passa o livro tentando provar a inocência do namorado que está preso por ter estuprado uma porto-riquenha. Aqui um retrato da discriminação racial americana dos anos 70 e que não fica atrás do Brasil de hoje em dia! Maravilhoso! 

2) Cloro - Alexandre Vidal Porto - Companhia das Letras - Livro começa já com o personagem principal avisando que está morto. E assim ele faz um balanço do que foi sua existência, suas escolhas, seu casamento para encobrir quem realmente era e do que gostava. Sua vida dupla, não aceitando a sua homossexualidade. Perfeito! Amo a escrita do Alexandre. Sempre muito leve e rápida e ao mesmo tempo profunda! Amo muito!!!! 

3) Montanha Mágica - Thomas Mann - Companhia das Letras - O que dizer sobre esse calhamaço?? Literalmente subi a montanha e amei. Já tinha lido do Mann a trajetória da família Buddenbrooks e conhecia a escrita dele. Foi gostoso acompanhar a ida do engenheiro Hans Castorp em um sanatório para tuberculosos. Me encantei com os personagens e suas histórias. 

4) O homem de areia - Lars Kepler - Editora Alfaguara - Amo romance policial. E nesse livro que se passa na Suécia, onde um serial killer é investigado pela detetive Joona Linna. Bem interessante!! Surpreendente.

5) Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço - Adriana Negreiros - Editora Objetiva - Biografia da mulher do Lampião, o mais temido cangaceiro. Aqui tem as histórias das mulheres que viviam junto com os cangaceiros no meio do sertão nordestino. Maravilhoso, pois sempre nos ensinam só a vida desses homens e nunca das companheiras. 

6) Oeste - Carys Davies - Editora Alfaguara - Não conhecia essa autora estaduniense, que narrou uma história de um viúvo que viaja pelo interior dos EUA, deixando sua filha pequena aos cuidados da sua irmã. Entramos nessa viagem e a espera da filha pelo pai. Muito singelo e bem escrito.

7) Cat Person e outros contos - Kristen Roupenian - Companhia das Letras - 12 contos que tratam de amor, desejo, poder... São pequenas histórias densas e bem atuais. Autora americana que se destacou com um conto na revista New Yorker e logo lançou esse  livro muito bom!!

8) Uma sensação estranha - Orhan Pamuk - Companhia das Letras - Autor turco, ganhador do Nobel de Literatura de 2006, então não podia ser um livro ruim. Junto com o personagem Mevlut, transcorremos uma Istambul ao longo de 50 anos com todas as suas transformações e cultura. Imersão na história da Turquia junto com os personagens! Amei!!! Vale a pena!

9) Uma mulher no escuro - Raphael Montes - Companhia das Letras - Vitória já é uma mulher, mas aos 4 anos de idade viu sua família ser morta. Solitária e cheia de medos, a personagem volta a ser assustada pelo assassino. Suspense eletrizante!!

10) Como curar um fanático - Amóz Oz - Companhia das Letras - São ensaios sobre o conflito de Israel e Palestina. Muito enriquecedor.

11) A caixa preta - Amóz Oz - Companhia das Letras - Um romance epistolar entre Illana e seu ex-marido. Nessas cartas o ex casal acabam passando a limpo todos os anos que passaram juntos e seus conflitos. Romance que se passa em Israel e mostra todo fanatismo religioso. Por isso li junto com o livro anterior!

12) O crime da galeria de cristal - Boris Fausto - Companhia das Letras - Livro que relata 3 grandes crimes ocorridos em São Paulo no inicio do século XX. Amei conhecer esses escandalosos crimes que nunca tinha ouvido falar. Perfeito!! Amei!!

13) Talvez Esther - Katja Petrowskaja - Companhia das Letras - Eu e minha mania de ler livros de autores que não conhecia. Sempre um prazer descobrir novas escritas. E essa autora ucraniana reconstituiu a trajetória de sua família de um jeito inusitado. Gostei muito.

14) Dez mulheres - Marcela Serrado - Editora Alfaguara - Escritora chilena, descreve de um jeito maravilhoso a vida de 10 mulheres que tem em comum a terapeuta. São histórias fortes, relatos de suas vidas. Muito bom!

15) Cidade das garotas - Elizabeth Gilbert - Editora Alfaguara - Autora de Comer, rezar, amar. Uma garota do interior vai morar com sua tia dona de um teatro em Nova York nos anos 40. Vivian vive o glamour das artistas e vamos acompanhando sua vida ao encontro do seu grande amor.

16) A última mulher - Luiz Alfredo Garcia-Roza - Companhia das Letras - Mais um caso do detetive Espinosa em pleno Rio de Janeiro! Amo romances policiais!! E esse detetive é o máximo. Adoro!!

17) Carta à rainha louca - Maria Valéria Rezende - Editora Alfaguara - Só a capa já mostra que livro espetacular se tem. Que livro!! Olinda 1789, uma jovem é mantida presa e escreve para a Rainha Louca de Portugal descrevendo os horrores de ser uma mulher no Brasil. Estrutura da linguagem é perfeita! Vale muito a pena ler!

18) O morro dos ventos uivantes - Emily Bronte - Editora Zahar - Nunca tinha lido esse clássico, mas a edição comentada é tudo de bom! Explica bem direitinho. O começo é um pouco confuso, depois com a empregada contando a história ao forasteiro, fica mais claro. Amei!! Clássico é sempre garantia de boa leitura.

19) A falência - Júlia Lopes de Almeida - Editora Penguin - Autora brasileira do começo do século XX que não conhecia. E olha que ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras e não pôde ser um membro, seu marido é quem foi escolhido. Quanto machismo!! Voltemos ao livro. Um comerciante de café do Rio de Janeiro, casado, com filhos, bem sucedido mas que se deixa levar por um espertalhão e acaba na falência. Espetacular!! Amei!!

20) Os sete maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid - Editora Paralela - Uma atriz famosa concede entrevista a uma jornalista novata para que ela escreva sua biografia. Vai contar sobre os 7 maridos que teve e revelar o seu verdadeiro grande amor. Lindo o livro! Gostoso de ler!! Amei muito!

21) O ano do macaco - Patti Smith - Companhia das Letras - Confesso que não conhecia Patti Smith até ler o Só garotos. Nem sabia que ela é cantora. Vivendo e aprendendo. Nesse novo livro, é um espécie de diário dela do ano de 2016 no qual ela fez 70 anos, perdeu dois grandes amigos...

22) Crocodilo - Javier A. Contreras - Companhia das Letras - Fechei o ano em grande estilo. Que livro!! Sobre o suicídio de um jovem no qual seu pai tenta entender os motivos ou não que o levaram a realizar tal ação. Genial! Não conhecia esse autor brasileiro. Amei muito! Bom demais!



E assim foram as 22 obras primas lidas no ano de 2019. Pretendo em 2020 ler pelo menos uns dois livros por mês, mas sem pressão. Ler é prazer e não obrigação. Escrevendo esse post me dei conta de quantos livros enriquecedores li. E que venha 2020...

Beijos literários
Adriana Balreira




2 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

eu não ligo pra metas em leituras. é um prazer ler, amo livros enormes, então q venham quantos vierem. li 17 nesse ano. estou lendo Buddenbrooks. montanha mágica está entre meus livros preferidos. um divisor de águas. as discussões sobre religião, deus, foram impressionantes e me estimularam a conhecer filosofias e por esse livro q li o nietzsche. quero muito ler maria bonita. tb li a caixa preta esse ano https://mataharie007.blogspot.com/2019/04/a-caixa-preta-de-amos-oz.html
eu li a falência em 2013, gostei muito. o livro a intrusa dela está para ser novela, já compraram os direitos , mas não agendam https://mataharie007.blogspot.com/2013/09/a-falencia.html
tb fiz retrospectiva e pus a de livros https://mataharie007.blogspot.com/2019/12/retrospectiva-2019.html
beijos, pedrita

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Que delicia de post, enriquecedor para a minha lista de desejos. Eu li menos nos ultimos dois anos, pretendo mudar isso esse ano.
Aproveito para desejar a você que 2020 seja repleto da realização dos seus desejos!
Abraços

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...