Um crime da solidão #livro

Final de 2018 li o mais novo lançamento aqui no Brasil do autor Andrew Solomon, Um crime da solidão - Reflexões sobre o suicídio editado pela Companhia das Letras. Nunca tinha lido nada desse escritor tão aclamado. Aí eu estava passeando pela TV a cabo e parei no canal Globo News e estava passando o Programa Milênio com o jornalista Jorge Pontual entrevistando Andrew Solomon. Fiquei fascinada por ele, pelo que ele contou da vida dele, me encantei. E quando vi esse novo livro quis logo devorar. Para quem não sabe, esse autor é o que escreveu o livro O demônio do meio-dia, sobre depressão, doença que ele mesmo tem.


Site
 | Facebook | Twitter  Instagram 

Esse livro é um apanhado de vários ensaios do autor sobre um tema um tanto assustador e polêmico: Suicídio!! Assunto tabu para todos sempre e em todo local do mundo. O autor nos mostra a dor de lidar com tudo isso e até tenta explicar os motivos que levam um ser humano a cometer esse ato, que para mim é tão pavoroso e assustador. 

O livro é um soco no estômago. Histórias das mais diversas. Dos homicidas-suicidas, dos famosos suicidas no auge das suas carreiras (Anthony Bourdain, Robin Willians, Kate Spade, entre outros) e até sobre o suicídio da própria mãe. Essa parte do livro tive que respirar, parar e voltar a ler com muita calma, muito doloroso!! Suicídio não é um assunto que costumamos conversar com nossos amigos ou familiares. É um preconceito enorme falar sobre isso e o autor conseguiu escrever de uma maneira esclarecedora dos sofrimentos desses indivíduos e das pessoas próximas.
"Suicídio é um crime da solidão, e pessoas muito aduladas podem ser assustadoramente solitárias. A inteligência não ajuda nessas situações; o brilhantismo é quase sempre profundamente isolador. Todo suicídio pede luto, mas a morte de uma figura como Robin Willians provoca mais repercussão do que a maioria das mortes. O desaparecimento de sua alegria contagiante torna este planeta um lugar mais pobre..."
Um livro pequeno (112 páginas) e rápido de ler. Mesmo sendo tão forte, recomendo muito a leitura. Isso mesmo, leiam esse livro. Depois que li Um crime da solidão já quero muito ler o livro O demônio do meio-dia. E meu desejo é que as pessoas não cometam mais esse ato contra sua própria vida. Vamos viver! #Oremos

Beijos literários
Adriana Balreira

5 comentários:

Marly participou com o comentário número:

Há mais de 10 anos eu li o O demônio do meio dia, que -como você mencionou - trata da depressão. Este eu devo esperar um tempo para ler, pois agora estou numa fase mais - digamos - solar, rsrs.

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Gostei da sua dica de leitura.
Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Lucinha participou com o comentário número:

Adriana,

Realmente, este é um assunto muito doloroso. Acho que não me faria bem ler esse livro., ou, pensando bem, seria bom ler pra poder ajudar as outras pessoas.
Aqui na NZ, o índice de suicídio é alto na adolescência. O governo está muito preocupado com isso, e, muitas campanhas e esforços estão fazendo para mudar isso.
Abraço carinhoso e obrigada pelo sua visita e comentário lá no Blog.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...