Como se estivéssemos em palimpsesto de putas - Clube de Leitura Penguin #37

O livro do mês de outubro para o Clube de Leitura Penguin foi o Como se estivéssemos em palimpsesto de putas da autora brasileira Elvira Vigna lançado pela Companhia das Letras.


Confesso que pouco sabia sobre essa autora. Só ouvi falar dela quando ela faleceu em julho de 2017 que vi no Twitter os autores e a própria editora Companhia das Letras lamentando a sua partida. Depois disso que soube desse livro com um título enorme e com palavra um tanto esquisita e pouco conhecida. Juro que não sabia o seu significado:
Palimpsesto - substantivo masculino - papiro ou pergaminho cujo texto primitivo foi raspado, para dar lugar a outro.

Vamos ao livro. É um relato de uma narradora sem nome que conta as aventuras do amigo dela João. Esse João é casado com a Lola e viaja bastante por conta dos seus trabalhos e nessas viagens ele sempre se diverte com uma puta. E são essas histórias que ficamos sabendo pela palavras dessa narradora, que mora com uma prostituta Mariana que é mãe de um menininho. Pouco sabemos sobre a esposa do João e seu filho. Até mesmo da própria narradora não sabemos muito. A autora foca mais nas aventuras com as putas que João e seus amigos sempre mantem contato.

Encontro de outubro/2018

O livro em si não me empolgou muito, esperava mais... Sim, como não sabia do que se tratava, achava que a narradora e o personagem principal iriam ter um romance e nada acontece... O jeito da escrita da autora não faz muito o meu estilo. Achei confuso e as vezes me parecia frases soltas no ar. No final do livro foi a parte mais empolgante pois tem uma reviravolta bem legal!!! Não irei dar spoilers!! Pois sem querer acabei falando demais no Clube e algumas pessoas ainda não tinham terminado de ler. Eu e minha boca!!

Encontro de Setembro/2018

Fiquei devendo as fotos sobre o Clube de Leitura Penquin #36 sobre o livro Submissão do autor Michel Houellebecq lançado pela editora Alfaguara do grupo Companhia das Letras, do mês de setembro. Não postei pois li esse livro em 2016, faz tanto tempo que não lembro mais os detalhes, só digo que é maravilhoso e vale a pena ler. Amei o viés político que o livro coloca. 


Beijos literários
Adriana Balreira

8 comentários:

chica participou com o comentário número:

Também desconhecia o significado dessa palavra! Mesmo não te agradando muito, mostraste bem! Belo encontro esses do clube de leitura! beijos, ótimo feriadão! chica

Pedrita participou com o comentário número:

eu não li em detalhes pq essa autora é bom ir descobrindo aos poucos. no fim do ano passado vieram várias críticas elogiando essa autor que quis conhecer. li um só e gostei bastante. fiquei irritadíssima que a orelha contava o final do livro. ainda quero ler ao menos mais um. beijos, pedrita http://www.adrianabalreira.com/2018/11/como-se-estivessemos-em-palimpsesto-de.html

Pedrita participou com o comentário número:

ah, foi o link da sua postagem. agora a do livro que li dela. https://mataharie007.blogspot.com/2018/06/deixei-ele-la-e-vim-de-elvira-vigna.html

Pedrita participou com o comentário número:

Adriana, Parabéns!!! Muitos livros em sua trajetória!! beijos, pedrita

Toninho participou com o comentário número:

Olá Adriana, nunca tinha visto escrito ou ouvido esta palavra, bem como não sei da autora do livro e pareceu interessante embora você não tenha saboreado como um doce gostoso.
Acho legal este clube de vocês onde deve haver sintonia e bela interação.
Parabéns para vocês no ler que é prazer.
Carinhoso abraço amiga.

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Não tinha ouvido falar desse livro.
Que pena que não gostou muito.
Big Beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Betty Gaeta participou com o comentário número:

OI Adriana,
Não comecia a escritora também. É muito difícil gostar de um escritor brasileiro contemporâneo, e pelo jeito não vai ser esta que vai me entusiasmar.
Beijos

MaeLiteratura participou com o comentário número:

Oi querida
Adorei seu post
Li e tive muita dificuldade com este livro
Imagino que o clube tenha sido super interessante. O risco de participar sem ter terminado de ler é saber o final do livro na hora...rs. Faz parte!
Bjs
Claudia

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...