Clube de Leitura Penguin #32 - Iracema

Com alguns dias de atraso, venho mostrar o que lemos no Clube de Leitura Penguin de Fortaleza no mês de outubro, o livro Iracema do autor José de Alencar. Autor cearense do século XIX, eu já tinha lido algumas das obras dele da época romancista mas esse nunca tinha lido! Absurdo para uma cearense! Pois na minha opinião todos nós alencarinos precisamos ler esse livro.


Iracema foi publicado em 1865 e é um dos textos fundamentais da cultura brasileira. Parte da trilogia indianista de José de Alencar (O guarani e Ubirajara são os outros livros), o romance guarda a multiplicidade dos clássicos: sua prosa é poética, seu tratamento da matéria é mítico, seu ar é de epopeia.


Para quem ainda não leu, Iracema é um liro que conta a história do amor de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, com Martim um português. É a metáfora romântica do encontro entre a civilização e a cultura autóctone. Iracema uma indigena que se apaixona pelo colonizador Martin e segue com ele pelo interior do Ceará até chegar as praias de Fortaleza. Mostrando as lendas das tribos indigenas que aqui habitavam. Um amor proibido, gerando brigas entre as tribos aqui existentes. O amor falou mais alto e ficaram juntos.


Logo no início do livro, José de Alencar, descreve a Iracema sendo mais rápida que uma ema. E desde sempre escutamos aqui no Ceará que Iracema saia do Ipu (região noroeste, distante de Fortaleza a 265Km) e vinha tomar banho na lagoa de Messejana (em Fortaleza). Mas não tem isso no livro. Tem sim que ela lavava seus cabelos na lagoa de Messejana, mas foi quando já estava em Fortaleza depois de ter andado vários dias com Martin e seu irmão Caubi. O livro ainda é repleto de palavras indigenas e descreve várias partes do nosso estado.



Não vou mentir dizendo que o livro é fácil de ler, não é. Mas eu adorei! Nunca tinha lido e me surpreendi com o final. Gente!!! Não vou contar pois vai ser spoiler, mas foram fatos do livro os quais não sabia até hoje! Como a maioria do pessoal do clube já tinha lido quando adolescente no colégio, eles sabiam desses detalhes que eu desconhecia! Ah, outro fato que não sabia, Iracema é um anagrama da palavra América! Para quem não sabe o que é anagrama: transposição de letras de palavra ou frase para formar outra palavra ou frase diferente, exemplo Roma - Amor. Fiquei encantada! Por essas e outras é que amo tanto fazer parte de um clube de leitura! E aí, vocês já leram esse livro?

Beijos literários
Adriana Balreira

6 comentários:

chica participou com o comentário número:

Gosto de acompanhar tuas incursões nesse clube.Legal! bjs.chica

Pedrita participou com o comentário número:

ah, só agora que lembrei que faz um tempinho q vc não fala do clube de leitura. realmente tem época que estamos mais atarefadas. eu li faz tempo e gostei muito. adorei as capas de várias edições. o bom desse livro é q é fácil de achar em sebos e baratinhos. beijos, pedrita

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Amiga que vergonha pra mim Cearense que nunca li... meu Deus. Amei a descritiva do Livro e vou Pinterestar para deixar na minha lista de leituras.
Beijos Mona www.dividindoexperiencias.com e www.lembrancaslet.blogspot.com.br (Artesanatos)
Aliás deixo um convite para participar do nosso desafio artesanal de Natal (aqui) http://lembrancaslet.blogspot.com.br/2017/10/primeiro-desafio-artesanal-de-natal.html

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá, querida Adriana!Tudo bem?
São tatas obras de escritores maravilhosos, nunca é tarde para lermos.
Iracema é um livro famoso, mas confesso que ainda não li.

Beijos ♥

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Essa obra eu não li, mas em compensação li o clássico Senhora.

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Preciso reler este livro, pois li quando tinha 10 ou 11 anos de idade e por obrigação. Detestei! Se não fosse salva por Lewis Carol e sua Alice, hoje seria uma não leitora por conta da Iracema.
Bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...