Nobel de Literatura #2017

Hoje, dia 05 de outubro, foi anunciado logo pela manhã o mais novo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro. Autor nipo-britânico de 62 anos, escreveu oito livros (sete romances e um volume de contos), ele escreve em inglês. Ele nasceu em Nagasaki e aos 5 anos foi para a Inglaterra.


A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que Ishiguro recebeu o prêmio porque "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo". A secretária da Academia Sueca ainda destacou que Kazuo retrata em seus livros temas como "memória, passagem do tempo e autoilusão". 


Aqui no Brasil as suas obras são editadas pela Companhia das Letras. Seu livro "Os Vestígios do dia" em 1993 virou filme estrelado pelo Anthony Hopkins, lembro bem de ter assistido na época e adorado. Nunca li nada dele, tenho o mais novo livro dele "O Gigante Enterrado", lançado em 2015.


Depois do ano passado com o Bob Dylan como vencedor do Nobel de Literatura, voltamos a ter um escritor tido normal! rsrs... Vou ler um livro dele para sentir a escrita dele. Pelo que li sobre as obras dele, é uma mistura de mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Vou lá conferir! Pois uma das minhas metas literárias é ler sempre posso um laureado pelo academia sueca. Tentar ler todos os agraciados é meu sonho!!!

Beijos literários
Adriana Balreira

5 comentários:

Adriana Moreira participou com o comentário número:

Oi, Adriana!
Eu vou ler O Gigante Enterrado, que eu tenho em e-book! Mas, eu acho legal esses autores inusitados ganharem o prêmio. Eu pensei que quem ganharia esse ano era Mia Couto, mas, vamos lá ler o Kazuo!
Grande abraço,
Drica.

✿ chica participou com o comentário número:

Que legal! Mas não conheço nenhum livro dele ainda! Deve ser importante! bjs, chica

Pedrita participou com o comentário número:

eu e minhas amigas tb estamos muito felizes com o premiado desse ano. eu gostei demais de vestígios do dia. que vi o filme e amei igualmente. são lindas as capas dessas edições que postou. eu li de uma biblioteca com outra capa. beijos, pedrita

Toninho participou com o comentário número:

Pois Adriana, esta premiação tem ano que nos assusta e ou cria estranheza, mas este ano vem com um novo e que você, poderá nos informar mais deste escritor.
Uma boa leitura e grato pela dica dos livros aqui no Brasil.
Um bom fim de semana com descanso e boas leituras.
Bjs de paz amiga.

Marly participou com o comentário número:

Achei a premiação muito merecida. Pessoalmente eu acho que o Ishiguro consegue - como poucos - expressar as contradições humanas e a natureza ambivalente do ser humano em seus livros. Pelo menos é isso que me chama mais a atenção nas obras dele.

Beijoca

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...