Clube de Leitura Penguin #30 - A vida invisivel de Eurídice Gusmão

Semana passada tivemos o nosso encontro do mês de junho do Clube de Leitura Penguin com o livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão da autora brasileira Martha Batalha da Editora Companhia das Letras. Um livro super aclamado, que antes mesmo de ser lançado no Brasil já tinha sido vendido para vários países. E inclusive já foi vendido para ser filme!


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

O encontro demorou a acontecer por ter sido um encontro bem diferente do habitual. Uma clubista levou uma amiga, a Rita Brígido, que fez uma explanação linda no auditório da Livraria Cultura sobre o livro da Martha Batalha e levantou vários pontos da obra.


Vou começar falando sobre o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão. O livro é sobre a vida invisível de Eurídice Gusmão, uma dona de casa dos anos 40, que tem dois filhos, casada com um funcionário do Banco do Brasil. Mulher aparentemente feliz, que não falta nada contudo falta tudo! Sua vida extremamente monotona e quando tenta mudar o marido logo a faz desistir de fazer algo útil e movimentar sua vidinha de mãe e esposa. História típica de nossas avós, mães... das mulheres que se submetiam ao marido em tudo. Essa era a vida invísivel dessa mulher. Nos mostra como o mundo era ou é machista!


A Rita Brígido fez um resumo o livro e nos trouxe todo uma ambientação da época do livro. Um primor de detalhes. Foi super gostoso rever o livro sob outros olhos. E no final fizemos nosso velho debate dos clubistas para saber quem amou ou não o livro. E nesse caso tivemos várias pessoas que não gostaram do livros e outros que amaram!


O livro mostra o dia a dia dessa esposa e mãe de classe média sem muitos sobressaltos na sua vida. Então fica um pouco cansativo a leitura. Mesmo sendo um livro pequeno. Vale pela proposta e pelo debate que o livro proporciona. O feminismo, a submissão da mulher ainda tão em evidência mesmo em pleno 2017! Eu adorei o livro e mais ainda depois da palestra da Rita Brígido. Um tema super atual e que precisa mesmo ser discutido.

Beijos de época
Adriana Balreira

4 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

ah, bacana. não gosto de ler ebooks. só livro físico. beijos, pedrita

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bt!
O livro deve ser bem interessante dá p/ver pela capa. Parabéns pelo encontro!
Bjsssss

Toninho participou com o comentário número:

Um tema que sempre vem à tona, a posição da mulher na sociedade e numa época bem machista mesmo,embora os ranços permanecem. Pena na aprofundar nas reações destas mulheres ao longo da história, mas como partida para uma ampla reflexão deve ser muito bom.
Abraços Adriana.

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Gostei do tema do livro. Vou anotar. No momento estou lendo Sapiens e adorando, recomendo muito.
Bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...