Clube de Leitura #23 - Na Colônia Penal (Quadrinhos)

O Clube de Leitura Penguin de outubro foi realizado no dia 07 de novembro! O livro escolhido do mês foi o clássico em quadrinhos "Na Colônia Penal" do Franz Kafka. Nunca li nada do Kafka! O estilo escolhido foi em quadrinhos, mas como não sou muito de ler quadrinhos, optei por ler o livro convencional mesmo. Abaixo a versão quadrinhos que é da editora Companhia das Letras. Lá no site da editora dá para ver um trecho em quadrinhos.


As cores do quadrinho são bem sóbrias, tons terrosos, bem ao clima do livro. A história se passa em uma terra árida, muito calor, uma colônioa penal. Onde um estrangeiro, o explorador, chega para verificar com seus próprios olhos o funcionamento do aparelho onde são executados os condenados. Então o Oficial vai demonstrar como o aparelho funciona, com seus metódos medonhos, arcaico, torturante mesmo. O local é quente e estão usando roupas pesadas, dando um mal estar até em quem está lendo o livro. 

No livro os personagens não tem nomes, só os títulos: Explorador, Oficial, Condenador. Logo o Oficial irá demonstrar como funciona a máquina com todo o seu terror, colocando um condenado em cima e ligando o tal aparelho com suas agulhas vindo em direção ao corpo do condenado! Uma leitura angustiante, imaginar cada detalhe descrito perfeitamente pelo Kafka. No quadrinhos os desenhos são bem fiéis a descrições do aparelho.



Esse mês a frequência do clube não foi tão maciça. Primeiro porque teve a mudança da data para uma semana depois do que sempre é o habitual (última segunda-feira do mês), e o fato de ser um livro um pouco denso. E é que o livro é uma novela, não chega a ser um romance. É bem curto, li em uma manhã de domingo. Leitura fácil de entender. Nunca tinha lindo um Kafka, sim aquele do livro famoso: A Metamorfose! E tinha um certo receio de ser uma leitura difícil, pesada. Tá, tudo bem, a descrição do aparelho não é nada gostoso de se imaginar!! Mas a leitura é de fácil compreensão!


Adorei! Recomendo! E para quem gosta de quadrinhos, uma boa pedida! E como sempre aprendi muita coisa no Clube de Leitura. Pois até então não sabia qual época o Kafka tinha vivido (começo do século passado), quantos anos morreu (40), que não queria que suas obras fossem editadas... Enfim, além de trocarmos impressões sobre a leitura, ainda comentamos sobre o contexto do mundo na época que o livro foi escrito. É por essas e outras que amo Clube de Leitura!

Beijos literários e sem torturas 
Adriana Balreira

10 comentários:

chica participou com o comentário número:

Embora uma leitura pesada, conseguiste terminar e gostar.Valeu então! beijos, chica

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, querida Adriana!
Que turma linda!
É sempre bom a gente diversificar as leituras, esse livro deve ser
bem interessante, obrigada por mais essa dica!

Beijinhos ♥

Pedrita participou com o comentário número:

não curto clássico em quadrinho. não li esse livro do kafka. beijos, pedrita

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Acho válida qualquer leitura. Mas eu mesma jamais substituiria o livro mesmo pela versão dele em quadrinhos, rsrs. E o motivo é que muita coisa tem que ser suprimida nos quadrinhos e isso obviamente empobrece demais a obra.

Beijoca

Lia e Vi participou com o comentário número:

Oi Adriana, não li nenhum livro dele, e sei lá se vou ter oportunidade de ler,mas não me animei muito, leitura angustiante é bom evitar..kkkkk
Muitos beijos,Vi

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Você não imagina a falta que sinto de um Clube de Leitura! Tentamos criar um, mas, sem o respaldo que vocês têm da Penguin para organização, não funcionou bem...
Você viu, Dri, que ganhou o sorteio lá do blog? Você e duas novas seguidoras. Apareça por lá pra conferir ;)

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Nunca li nenhuma obra desse autor, mas esse clube de leitura deve ser super legal.

Big Beijos
Lulu on the Sky
YT - Meu Canal

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Do Kafka eu li A Metamorfose, O Castelo e O Processo, mas não li este. Acho que está na hora de colocar na minha listinha de leitura, só que não leria em quadrinhos...
Bjs

تسوق participou com o comentário número:

2. ابدأ بملاحظة واقعية. غالبًا ما يواجه الأطفال صعوبة في الإجابة على الأسئلة التي يبدو أنها تأتي من فراغ. يعطي إجراء ملاحظة لطفلك شيئًا يرتبط به.

مثال: "أعلم أن لديك الكثير من الأطفال في صفك هذا العام. ما هذا؟ "
حلول التفكير الناقد ثالث متوسط
التعلم عن بعد في رياض الاطفال
حلول المهارات الرقمية صفوف عليا

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...