O livro do mês de agosto do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza foi o Morte Súbita do autor mexicano Alvaro Enrigue da Editora Companhia das Letras.
Um livro onde Caravaggio e Quevedo se enfrentam em uma quadra de Pela em uma Europa na transição dos século XVI e XVII. A narrativa envolve reis e rainhas, Papas, intrigas nos reinados, conquistas de civilizações da América Central, tudo isso entremeado pelo jogo de tênis entre os dois artistas. Os capítulos são como um jogo de tênis, uma narrando o jogo, outro as intrigas nos reinados, outros as invasões espanholas nos territórios da América Central, outros as orgias entre eles. Narra a decapitação da Ana Bolena, informando-nos como as tranças de Ana Bolena foram usadas para confecção de quatro bolas de tênis, a mando de seu algoz, o francês Jean Rombaud. Nos mostra o México arrasado pelo conquistador e um padre que leu Utopia de Thomas Morus e tenta fazer no México uma cidade utópica.
Um romance cheio de fatos históricos de uma época de grandes descobertas para a humanidade.
Leitura um tanto confusa por esse vai e vem na história. Alvaro Enrigue em uma de suas entrevistas disse que noventa por cento do que se conta no livro é real, inclusive o mais inverossímil. Que o desafio dele foi tornar a História um pouco mais razoável. O autor compara o século XVI com esse nosso que estamos vivendo, foi o início da Globalização no mundo. Livro interessante, para quem gosta de artes e história.
Ontem no nosso encontro o quadro de presença foi pequeno. Acho pelo fato do livro não ter despertado o interesse da grande maioria. Um autor desconhecido, com uma narrativa diferente. Com uma leitura difícil, pelo vai e vem da prosa. Eu gostei, pois pouco sabia da história do México e dos artistas retratados no livro, como Caravaggio e Galileu Galilei.
Beijos literários ♥
Adriana Balreira
7 comentários:
Interessante, mas narrativa diferente assusta mesmo. Mas como vc já me disse que não desiste de um livro iniciado, não me surpreende que vc tenha ido até o fim.
Bjs
Boa tarde, Adriana, acho que também não teria ido ao encontro.
Gosto de leitura mais "fácil"...
Felizes dias, abraços carinhosos
Maria Teresa
Adri
Eu gosto de leituras mais fáceis hahah mas, deve ser interessante.
Beijokas
♥ DMulheres ♥ Instagram♥
Oi Dri,
Não conhecia esse livro, mas gostei de saber sobre a história.
big beijos
LULU ON THE SKY
fiquei curiosa. não conhecia. beijos, pedrita
Hello, Adrina!
A história é interessante, pra quem gosta de ler esse gênero é gratificante!
Turminha amimada e linda!
Beijinhos ♥
Eu até cheguei a ler algo sobre caravaggio, mas confesso que não lembro. Eu particularmente não gosto de leitura em PROSA. acho chato. Beijos e obrigada pela visita viu! Monalise www.dividindoexperiencias.com
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira