Clube de Leitura Penguin #22 - Morte Súbita

O livro do mês de agosto do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza foi o Morte Súbita do autor mexicano Alvaro Enrigue da Editora Companhia das Letras


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Um livro onde Caravaggio e Quevedo se enfrentam em uma quadra de Pela em uma Europa na transição dos século XVI e XVII. A narrativa envolve reis e rainhas, Papas, intrigas nos reinados, conquistas de civilizações da América Central, tudo isso entremeado pelo jogo de tênis entre os dois artistas. Os capítulos são como um jogo de tênis, uma narrando o jogo, outro as intrigas nos reinados, outros as invasões espanholas nos territórios da América Central, outros as orgias entre eles. Narra a decapitação da Ana Bolena, informando-nos como as tranças de Ana Bolena foram usadas para confecção de quatro bolas de tênis, a mando de seu algoz, o francês Jean Rombaud. Nos mostra o México arrasado pelo conquistador e um padre que leu Utopia de Thomas Morus e tenta fazer no México uma cidade utópica. 


Um romance cheio de fatos históricos de uma época de grandes descobertas para a humanidade. Leitura um tanto confusa por esse vai e vem na história. Alvaro Enrigue em uma de suas entrevistas disse que noventa por cento do que se conta no livro é real, inclusive o mais inverossímil. Que o desafio dele foi tornar a História um pouco mais razoável. O autor compara o século XVI com esse nosso que estamos vivendo, foi o início da Globalização no mundo. Livro interessante, para quem gosta de artes e história. 


Ontem no nosso encontro o quadro de presença foi pequeno. Acho pelo fato do livro não ter despertado o interesse da grande maioria. Um autor desconhecido, com uma narrativa diferente. Com uma leitura difícil, pelo vai e vem da prosa. Eu gostei, pois pouco sabia da história do México e dos artistas retratados no livro, como Caravaggio e Galileu Galilei. 

Beijos literários  
Adriana Balreira

7 comentários:

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Interessante, mas narrativa diferente assusta mesmo. Mas como vc já me disse que não desiste de um livro iniciado, não me surpreende que vc tenha ido até o fim.
Bjs

Maria Teresa Valente participou com o comentário número:

Boa tarde, Adriana, acho que também não teria ido ao encontro.
Gosto de leitura mais "fácil"...
Felizes dias, abraços carinhosos
Maria Teresa

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri
Eu gosto de leituras mais fáceis hahah mas, deve ser interessante.
Beijokas
DMulheresInstagram

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Oi Dri,
Não conhecia esse livro, mas gostei de saber sobre a história.
big beijos
LULU ON THE SKY

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, Adrina!
A história é interessante, pra quem gosta de ler esse gênero é gratificante!
Turminha amimada e linda!

Beijinhos ♥

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Eu até cheguei a ler algo sobre caravaggio, mas confesso que não lembro. Eu particularmente não gosto de leitura em PROSA. acho chato. Beijos e obrigada pela visita viu! Monalise www.dividindoexperiencias.com

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...