Clube de Leitura Penguin #10 - 50 Contos de Machado de Assis

Última segunda tivemos o encontro mensal do Clube de Leitura Penguin na Livraria Cultura de Fortaleza. Esse mês de julho foi o mês de lermos um autor nacional e o livro escolhido foi o 50 Contos de Machado de Assis da Editora Companhia das Letras.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Eu amo o Machado de Assis mas minhas leituras dele foram basicamente Dom Casmurro (que li já 4 vezes ), Helena, A mão e a Luva e Memórias Póstumas de Brás Cubas, todos romances. Contos não tinha lido nenhum. Aliás, não costumo ler contos, então mais um desafio para mim. Logo no ínicio do livro soube que ele escreveu mais de 200 contos! Esse livro é uma coletânea de 50 contos! Alguns somente! Comecei a ler pela ordem que Jonh Gledson colocou no livro. Eu sempre gostei do jeito que o Machado de Assis escreve, e não me decepcionei com os contos dele. Engraçados e bem fechados. Pois o que eu sinto dificuldade ler contos é que como são escritas curtas, geralmente não se consegue ter um texto com personagens fortes e bem desenhados. E Machado consegue essa proeza de montar em um texto curto personagens bem trabalhados com muita personalidades e com histórias com começo, meio e fim.


Um dos contos que mais gostei foi O Alienista, talvez o conto do Machado de Assis mais famoso. E o mais longo do livro. Achei muito engraçado. Um médico resolve criar uma "casa" onde colocaria os loucos da cidade e em um determinado tempo, quase toda população estava lá. Depois que o restante da população se revoltou contra o médico, Bacamarte decide soltar "os loucos" e colocar na Casa Verde a população que havia reclamado. Em suma, não se sabia quem eram os loucos! No final o médico ficou só na Casa Verde. 

Outro que amei foi o Capítulo dos Chapéus que conta a história de uma esposa que deu ouvidos ao pai dela que reclamou do chapéu que o marido usava e acabou brigando com o marido por isso. E no final o marido compra um chapéu novo e ela acaba pedindo que ele volte a usar o chapéu antigo. Tanta confusão por nada! Um conto que amei também, foi Primas do Sapucaia por ter uma Adriana! E que mulher! Naquele tempo, 1870, larga o marido para ficar com o amante! Essa Adriana! Tudo pela felicidade!


O pessoal do Clube de Leitura citou os contos que cada um mais gostou. Que foi bom que foram bem distintos um dos outros. Não consegui ler todos os contos, estava com dengue e não conseguia ler nada... Ainda consegui ler 23 contos. Mas pretendo ler todos, amo Machado e esse é um livro que todos deveriam ter em casa e ler sempre.

Beijos literários
Adriana Balreira

17 comentários:

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Que bacana Dri, eu amo Machado, sempre gostei. Aqui em casa tenho um livro de contos também. Beijos Monalise

Pedrita participou com o comentário número:

dom casmurro é o meu preferido tb. eu tenho crise de abstinência com contos, qd termino começo a sofrer querendo mais. leio pouco tb. li alguns do machado de assis, soltos na faculdade. então nunca sei ao certo quais li. bem legal esse clube da leitura. beijos, pedrita

chica participou com o comentário número:

Que beleza,isso vale!!! E quase nem gostas,né?rsss bjs praianos,chica

Lia e Vi participou com o comentário número:

Oi Adriana, é a Vi, li no tempo da escola (faz muito tempo), eu li Helena, e já não tenho certeza se li o Alienista.. na época eu não gostei muito, naquela época eu gostava mais de ficção.
Eu gosto de ver esses clubes de leitura me lembra o clube de leitura da Jane Austen, acho chic.
Beijos,Vi

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri.

Quando eu descobri o Machado de Assis, ainda no curso ginasial (era a 2ª parte do ensino fundamental, rsrs), caí de amores por ele, e acho que li tudo o que ele escreveu. Depois relia alguns livros, mas mais os contos, justamente por serem curtos. São muitos mesmo! Tanto que nem me lembrava desta Adriana, agora vou ter que procurá-la, rsrs. Acho que o Machado de Assis não obteve, até hoje, o reconhecimento que merece, pois ele nos deixou uma obra maravilhosa. Tanto que todos os que o leem, como é o caso do professor britânico, John Gledson, também passam a ser admiradores. Que bom que você também gosta dele!

Um beijo e boa noite

Na Nossa Estante participou com o comentário número:

Ai, bateu aquela vontade de ler os 200 contos de Machado de Assis! Eu também, como você que leu Dom Casmurro 4 vezes, sou fã dele! A irônia, o ceticismo, o sarcasmo, aquele dialogo com o leitor, como não amar?!?!?

Acho que preciso desse livro em casa, acho que preciso que lancem uma coletâne de TODOS os contos de Machado para que eu tenha em casa!

Pandora
O que tem na nossa estante

Isa Sá participou com o comentário número:

Gosto de ler, mas ultimamente tenho andado muito preguiçosa.

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Simara Pink participou com o comentário número:

Bela indicação, esse livro é maravilhoso.
Tem postagem nova no meu blog, passa lá.
Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
Lojinha de Templates: ➥Lojinha Blog Chic
Meu Instagram➥@simarapink
Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

CamomilaRosaeAlecrim participou com o comentário número:

Olá!!! Faz muitos anos que li Machado de Assis e confesso que não me lembro mais das histórias! Agora com filha adolescente que lê muito, vou comprar para ela e ler junto!
Beijos Adriana!
CamomilaRosa

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Preciso deste livro! dos contos do Machado eu só li O Alienista.
Bjs

Delícias da Vó Deo participou com o comentário número:

Olá Adriana!!!
Já li e reli Dom Casmurro, é uma história fantástica que dá asas para a imaginação, pois Machado de Assis deixou todos os sentimentos nas entrelinhas.
Beijos e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Hilsa Camargo participou com o comentário número:

Adriana, acho muito show estes clubes de leitura. É muito legal você experimentar leituras e gêneros literários novos :)

Beijocas

www.vidabonita.com.br

Vero Kraemer participou com o comentário número:

Dri querida, também não sou muito fã de contos, mas fiquei com vontade de ler este livro!
Obrigada por compartilhar!
Estes encontros devem ser muito legais!
Beijossssss gemula amada!
Vero

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Li três livros do Machado de Assis mas não consegui agarrar amor como você.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Toninho participou com o comentário número:

Muito bom este clube e suas indicações.
Penso que Machado deveria ser obrigatório, devorei Machado na cursos colegiais e cursinho, mas já tinha obras dele em minha casa, inclusive os ensaios.
Carinhoso abraço amiga.

Ana Secco participou com o comentário número:

Olá Dri, amo ler mas confesso que nunca parei para ler machado de assim =/
Blog da Joanna

casa de fifia participou com o comentário número:

dele, li sò dom casmurro.
e aquele de capitu, que não lembro o titulo.
mas adoro conto.
quando for no brasil, quero comprar alguns livros,porque aqui quase não se encontra livro em português.
para mim, è mais simples ler em italiano, faz anos que não leio um livro em português.

baci


http://fifiacrocheta.blogspot.it/

http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...