Gosto Literário

Como é difícil definir o gosto literário de uma pessoa. Semanas atrás fui marcada em uma Tag no instagram para dizer 5 livros para ler. Postei os livros que tenho que amo ler e reler. E depois fiquei pensando que não tenho tipo específico de gênero literário que mais gosto. Sei o que não aprecio tanto. Não por ser ruim, mas por não gostar tanto de ler. Seriam os contos, crônicas e poesias.


Aliás, penso até que sou uma pessoa difícil de sugerir leituras para outras pessoas. Tenho uma paixão pela literatura Russa, seja o autor que for. Amo a literatura brasileira dos antigos e atuais. Aprecio livros que contem uma boa estória, que me transporte para dentro do livro e que me apaixone pelos personagens. Podem ser clássicos, best sellers ou mesmo livros pouco consumidos. Não importa o autor e sim o conteúdo. 


Mesmo assim, tenho receio de dizer que amei um livro e alguém for ler o mesmo e odiar. Tão complexo isso. Já li um livro que amei e quando reli depois de alguns anos não mais me encantou. As partes que havia sublinhado já não fazia sentido para mim. Eu mudei, já era outra época. Só possso afirmar que leio sempre com o coração aberto, sem preconceitos. Mesmo assim li livros que não consegui entender patavinas. É, sou apenas uma leitora perdida na multidão, que busca diversão no que ler. Que as palavras me façam rir, sonhar, chorar, me apaixonar. Sempre!

Beijos literários
Adriana Balreira

14 comentários:

Berço do Mundo participou com o comentário número:

Adorei este seu post. Também não me sei definir, enquanto leitora. Sei que não gosto muito de alguma ficção científica e raramente leio poesia. Mas é bom manter o coração aberto para qualquer autor...
beijinhos, uma linda semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

P.S. Interessante essa fixação por autores russos. Gostou do Guerra e Paz, suponho.

sheyla xavier participou com o comentário número:

É por ai mesmo, Adriana. Sua paixão é contagiante mesmo.
Adorei o texto.

Bjos e uma boa semana,
http://www.dmulheres.com.br/

Maria de Fátima participou com o comentário número:

Também não me agrada os diversos gêneros da literatura, gosto mesmo de histórias envolventes e textos inteligentemente escritos. Gosto de romances e histórias épicas. Os últimos livros que li fazem parte de uma trilogia ainda não terminada pelo autor, estou aguardando o terceiro livro. No meu último post falo um pouco deles. Bjs e ótima semana.

Luma Rosa participou com o comentário número:

Oi, Adriana!
Também não tenho um gênero literário que goste mais, talvez autores... Mas tudo depende do estado de espírito ou do momento que passamos. Também não gosto de indicar livros, mas as pessoas entendem quando falamos sobre um livro que o estamos indicando. Até mesmo eu confundo, afinal, se a pessoa gasta seu tempo para falar sobre um livro é pq deve ter gostado dele. A não ser aqueles que são parceiros de editoras :)
Fiz o teste no blogue da Estante Virtual e deu: Históricos e Biográficos. Só que não sou tão restrita. Vale a brincadeira!
:)
Boa semana!
Beijus,

Pandora participou com o comentário número:

Eu amo um bom texto, gênero não é importante, pode ser um texto esquecido por "Deus e pelos homens" ou uma modinha, se eu gostar gostei, se não gostar não gostei. Talvez por isso tenha como você medo de indicar leituras, vai que a pessoa não gosta, fico toda assim.. errada para indicar!

Me identifiquei muito com essa passagem: "...sou uma pessoa difícil de sugerir leituras para outras pessoas.... Aprecio livros que contem uma boa estória, que me transporte para dentro do livro e que me apaixone pelos personagens. Podem ser clássicos, best sellers ou mesmo livros pouco consumidos. Não importa o autor e sim o conteúdo."

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Oi Dri,
Tb acho arriscado indicar um livro, uma vez que cada pessoa tem um gosto literário
Big Beijos
Lulu on the Sky

Pedrita participou com o comentário número:

eu tenho crise de abstinência com crônicas, fico querendo mais. e sou mais eclética no gosto tb. dos 5 q colocou só li 1984. o bom é dividir o livro q gostamos, mas daí a pessoa gostar é outra história. beijos, pedrita

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, querida Adriana!
Cada pessoa tem o seu gosto literário, eu gosto muito de drama, romance e poesias.
Agora filmes eu amo comédia, aventura, suspense e terror, rsrs.
Parabéns por mais esse postagem rica e gostosa!

Bjs, feliz semana e sucessos sempre! ♥

Cynthia Le Bourlegat participou com o comentário número:

Oi dri, adorei o assunto do post, e concordo contigo que é muito relativo gostar de um livro ou não, vejo isso quando minha mãe me recomenda um livro que ela curtiu muito e eu nao gosto e vice e versa. Acho que fora a história do livro, um fator que influencia muito (pelo menois no meu caso) para gostar ou não de um livro e a forma como o autor escreve, pois sinto que sempre vai um pouquinho da personalidade do autor na história, pois mais diferente de sua vida ela seja... beijo querida

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Eu te entendo perfeitamente.
Já reli um livro que na segunda vez não teve a menor importância, enquanto que na primeira vez eu achei que ele tivesse sido escrito pra mim, rsrsrs.
Gosto mto qdo pego um livro sem a menor pretensão e ele me surpreende.
Bjs

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Acho que sou como vc, não tenho u gênero literário específico, gosto de tudo, desde que seja bom. Tb gosto muito dos escritores russos.
Bjs

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Também sou assim, gosto de comentar minha xperiencia, mas indicar leitura não. Acho até que desperta mais atencao.

Trilhamarupiara participou com o comentário número:

Legal sua observação, todos nós mudamos mesmo, e que bom que é assim não é, esses dias o Facebook me mostrou uma publicação de 2 anos atras, sugerindo que eu publicasse novamente, achei tão nada haver o que eu tinha publicado kkkkkk hoje já não postaria mais, acho que assim como o gosto literário, os sentidos diversos da vida vão mudando dentro de nós! Bjosss

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...