Na segunda foi mais um encontro do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza, que acontece na Livraria Cultura toda última segunda-feira de todos os meses. Nesse mês de junho antecipamos uma semana, mas foi um fato isolado. O livro escolhido para o mês de junho foi O Homem Duplicado do José Saramago da Editora Companhia das Letras.
Eu já li alguns livros do Saramago: Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira e o Ensaio sobre a Lucidez. E digo a vocês, O Homem Duplicado até o momento foi o melhor que li do Saramago. A história gira em torno do Tertuliano Máximo Afonso, professor de História de uma escola, com uma vida bem comum. Tem uma namorada Maria da Paz que não gosta muito, vive do trabalho para casa, sem amigos, até meio depressivo.
É quando um professor de matemática da escola onde trabalha, indica um filme para ele assistir "Quem porfia mata caça", para ver se ele se entretem com alguma coisa. É quando ele se depara com um ator do segundo escalão a cara dele. Isso mesmo, um homem duplicado dele! Aí começa a busca do Tertuliano para saber quem é esse homem que é a sua cara. Depois de ver vários filmes que esse ator atuava, finalmente acaba encontrando o nome, endereço, tudo sobre esse ator. Acabam se encontrando e verificando que são idênticos fisicamente. E o resto não vou contar, né!
O encontro como sempre foi uma delícia, o nosso bate papo em torno do livro é algo super esclarecedor. Como uma das mediadoras é formada em Letras, ela nos conta fatos sobre o livro para quem o lê por diversão passa desapercebido. Então sempre é muito enriquecedor essas trocas de leituras. Várias formas de olhar de um mesmo livros. Alguns amaram outros nem tanto. Eu achei super gostoso de ler, já alguns acharam monotono. Mas é que a vida do professor de História é muito parada mesmo.
E em 2013 foi lançado o filme O Homem Duplicado com o ator Jake Gyllenhaal vivendo o Tertuliano Máximo Afonso, que não vi mas no encontro disseram que é bem fiel ao livro. Agora que li o livro, vou tentar ver o filme. Já leram ou viram O Homem Duplicado?
Beijos literários
Adriana Balreira
16 comentários:
Puxa, fizeste uma sinopse de deixar curiosidade no ar!legal deve ser! bjs, tudo de bom e esses encontros, o máximo! bjs, chica
eu quero muito ler o livro pq adoro esse autor, mas tb pq eu vi um filme sensacional mês passado q comentei http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/04/o-homem-duplicado.html
grupos de leitura são muito bacanas. eu só não participaria das fotos. fui em um e só colocamos livros e mãos. beijos, pedrita
saramago está entre meus autores preferidos.
Que legal, um clubinho de livros na minha cidade *.*
Como faz para saber mais sobre?
Abraços.
www.duasvezesm.com
Olá Adriana!!
Acho muito importante toda e qualquer interação com a cultura! Confesso que não conheço muito a obra do Saramago, eu assisti ao filme "Ensaio sobre a cegueira" e achei fascinante, mas não tenho dúvidas de que o livro deve ser muito melhor e mais complexo.
Hoje vim conhecer seu blog e adorei, dá pra sentir o carinho que você coloca em cada postagem, parabéns!
Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!
Se quiser conhecer meu cantinho será muito bem vinda!!
www.deliciasdavodeo.com.br
www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
Instagram: @receitas.deliciasdavodeo
Beijos e lindo dia pra ti!!! =)
Oi, Dri,
Eu já li os livros do Saramago que você disse que leu anteriormente. mas não li ainda este, que eu acho que até tenho, pois maridão me deu vários livros deste autor no ano passado. Vou procurar lê-lo, pois este tema - sobre gente idêntica que se conhece casualmente - é recorrente na literatura e sempre rende estórias interessantes, rsrs.
Beijo
Oi Adriana,
Eu li o livro e assisti ao filme. Fuja do filme, é muito ruim, aliás não vi nenhum filme baseado em livro do Saramago que fosse bom. Este não é o meu livro preferido do Saramago, mas tudo o que Saramago escreveu é muito bom. Meu livro preferido dele é "Todos os Nomes".
Bjs
por aqui o frio até me fez ler "Clube de Leitura Pinguim" rs
Não conheço esse livro, nem o filme...Do Saramago um que está na minha lista faz tempo é Ensaio sobre a Cegueira .... Eu vi só o filme.
Esses encontros literários devem ser uma delícia... e muito enriquecedor o "várias formas de olhar de um mesmo livros"
Oi Dri,
Não conheço muito a obra do Saramago
Big Beijos
Lulu on the Sky
Adriana,
pela sinopse fiquei com vontade de ler.
Adoro quando dá dicas do clube da leitura, vir ao seu blog me sinto mais rica.
Obrigada por mais essa bela postagem, amei a foto de vcs na livraria!
Bjs, ótimo fds junto a sua família! ♥
Boa noite amiga Adriana!!!
Delícia esses encontrinhos...
Confesso que fiquei curiosa quanto ao livro, parece realmente uma ótima história.
Tenha um ótimo final de semana!!!
Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!
Oi Adriana, é a Vi, do Saramago, li o Ensaio, gostei, mas achei a leitura cansativa, não sei se acontece com você, mas tem livros e filmes que parecem sugar nossa energia, um efeito meio negativo..kkkkk
Fiquei curiosa, quem sabe eu leio esse livro dele?
Muitos beijos,Vi
Ainda não li nada do Saramago, tenho ele aqui na minha estante esperandoooo como tantos outros.
Adoro essa ideia do clube de leitura, de se reunir para falar de um livro e de uma pessoa citando fatos, lançando luz sobre os lugares ocultos do livro, o conjunto da obra faz com que tudo fique mais emocionante e enriquecedor.
Conta! conta!
queria saber o final, pois slei que não vou ler tão cedo!
tenho um deles pra ler, mas tão grande!
Eu vi o filme Ensaio sobre a Cegueira no cinema. As vezes passa na tv
me da agonia. É bem reflexivo! mas eu prefiro não ver, rsrs
Para mim, Saramago era (é) um excelente escritor, capaz de nos atar pela sua escrita
de uma maneira envolvente !
Seus encontrinhos são ótimos, gostaria de ir a um assim, pra ver se me animo a voltar a ler
bjs, linda semana
Não sou grande fã da escrita se Saramago.
Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Fiquei muito curiosa para ler, sou dessas, prefiro 1000x o livro do que o filme rs
Blog da Joanna
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira