Um Lugar Perigoso - Resenha

Solicitei na Companhia das Letras, o novo livro do autor Luiz Alfredo Garcia-Roza "Um Lugar Perigoso", após ter lido o livro "O Amor em Dois Tempos" da esposa dele Livia Garcia-Roza. Como tinha me encantado e apaixonado pela escrita da Livia, quis conferir se a escrita do marido dela me arrebataria também.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

E não me arrependo nenhum pouco de ter solicitado esse livro. O Luiz Alfredo Garcia-Roza escreve muito bem uma trama policial. E nesse livro específico, narra a história do professor universitário aposentado Vicente Fernandes que tem uma sindrome de Korsakov. Síndrome que tem sintoma principal a perda ocasional de consciência acompanhada de perda da memória recente ou de longa duração. Afastado da universidade, fica em casa traduzindo livros. E por conta dessa falta de memória, costuma anotar tudo em cadernetas. É quando encontra uma caderneta antiga com 10 nomes de mulheres. E fica intrigado, não consegue lembrar o motivo desses nomes e do porquê o nome Fabiana estar grifado. E com isso começa a sonhar com imagens de uma mulher desmembrada, sem rosto. E na cabeça dele é de alguma dos nomes que ele encontrou na lista e acredita ter sido assassinada por ele e não se recorda como. Inicia aí a sua procura interminavel sobre o que aconteceu realmente com essas mulheres. Nesta busca segue para a 12 DP, pedir ajuda ao Delegado Espinosa, narrando seus medos de ser um assassino. 


Espinosa não leva muito a sério a própria acusação de Vicente, mas promete que vai ajuda-lo. Como Vicente mora muito próximo a Delegacia, os dois acabam se esbarrando muito e o Delegado fica intrigado com as muitas histórias que Vicente conta. E inicia assim a investigação mais profunda. Além do Delegado Espinosa, Vicente procura a ex-namorada Paula, que também é professora, para cooperar nessa pesquisa dos nomes encontrados. Ele acha que são ex-alunas dele. Nisso, uma voyeur que mora no prédio da frente ao de Vicente, fica horas e horas vigiando o tradutor. Com essas observações diárias, Anita fica fascinada e curiosa para saber mais daquele homem pacato. Começa a enviar e-mails e se envolvendo com Vicente.



Um suspense policial formidável. Garcia-Roza tem um modo ágil de escrever, nos envolvendo. Nos deixando grudados nas páginas para saber o que Vicente irá aprontar, o que Anita vai conjecturar e o que o Delegado Espinosa vai encontrar sobre o misterioso professor. Uma delícia de livro. Já fiquei fã do Delegado Espinosa e seus comparsas Welber e Ramiro, personagens que perneiam outros livros do Luiz Alfredo. E o Raphael Montes, autor do livro "Dias Perfeitos" que eu tanto amo, escreveu no blog da Companhia das Letras, um texto maravilhoso sobre o Espinosa, onde ele lista os 11 livros do Garcia-Roza onde o Delegado Espinosa se aventura. Lógico que já estão todos na minha lista de desejo.

Beijos misteriosos
Adriana Balreira

8 comentários:

Unknown participou com o comentário número:

Olá Dri!
Super gostei do suspense!!
Ahh quero ler!
Bela quinta!bjuss

chica participou com o comentário número:

Que bom quando acertamos na escolha e pedido.Valeu! Lindo dia! bjs, chica

Rosa Paula I Le Paquet participou com o comentário número:

Ainda não conhecia este autor mas só de ler a resenha já fiquei ligada! Nem queria que a resenha acabasse para seguir um pouco mais da história!
Beijos,
Rosa
Le Paquet

Pedrita participou com o comentário número:

eu li o silêncio da chuva desse autor e gostei muito. adorei os beijos misteriosos. não li em detalhes pq tenho curiosidade de ler o livro. beijos, pedrita meu posto do silêncio da chuva.

http://mataharie007.blogspot.com.br/2013/10/o-silencio-da-chuva-de-luiz-alfredo.html

Luci Hora participou com o comentário número:

Eu nunca me empolgo com suspenses... Eu sou tão óbvia.. rsss

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá Adriana,
ainda não li nenhuma obra do Luiz Alfredo Garcia-Roza, pela capa, título e resenha,
dever ser muito bom, adoro suspense e terror tbm,rsrs.
Obrigada por mais essa dica!

Bjs, sucessos sempre! ♥

Neide Bosch participou com o comentário número:

Não conhecia este escritor. Alias,depois que mudei para a Holanda,conheço menos os escritores brasileiros.
Pena. mas a resenha é bem interessante.
bjs!

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...