Solicitei na Companhia das Letras, o novo livro do autor Luiz Alfredo Garcia-Roza "Um Lugar Perigoso", após ter lido o livro "O Amor em Dois Tempos" da esposa dele Livia Garcia-Roza. Como tinha me encantado e apaixonado pela escrita da Livia, quis conferir se a escrita do marido dela me arrebataria também.
E não me arrependo nenhum pouco de ter solicitado esse livro. O Luiz Alfredo Garcia-Roza escreve muito bem uma trama policial. E nesse livro específico, narra a história do professor universitário aposentado Vicente Fernandes que tem uma sindrome de Korsakov. Síndrome que tem sintoma principal a perda ocasional de consciência acompanhada de perda da memória recente ou de longa duração. Afastado da universidade, fica em casa traduzindo livros. E por conta dessa falta de memória, costuma anotar tudo em cadernetas. É quando encontra uma caderneta antiga com 10 nomes de mulheres. E fica intrigado, não consegue lembrar o motivo desses nomes e do porquê o nome Fabiana estar grifado. E com isso começa a sonhar com imagens de uma mulher desmembrada, sem rosto. E na cabeça dele é de alguma dos nomes que ele encontrou na lista e acredita ter sido assassinada por ele e não se recorda como. Inicia aí a sua procura interminavel sobre o que aconteceu realmente com essas mulheres. Nesta busca segue para a 12 DP, pedir ajuda ao Delegado Espinosa, narrando seus medos de ser um assassino.
Espinosa não leva muito a sério a própria acusação de Vicente, mas promete que vai ajuda-lo. Como Vicente mora muito próximo a Delegacia, os dois acabam se esbarrando muito e o Delegado fica intrigado com as muitas histórias que Vicente conta. E inicia assim a investigação mais profunda. Além do Delegado Espinosa, Vicente procura a ex-namorada Paula, que também é professora, para cooperar nessa pesquisa dos nomes encontrados. Ele acha que são ex-alunas dele. Nisso, uma voyeur que mora no prédio da frente ao de Vicente, fica horas e horas vigiando o tradutor. Com essas observações diárias, Anita fica fascinada e curiosa para saber mais daquele homem pacato. Começa a enviar e-mails e se envolvendo com Vicente.
Um suspense policial formidável. Garcia-Roza tem um modo ágil de escrever, nos envolvendo. Nos deixando grudados nas páginas para saber o que Vicente irá aprontar, o que Anita vai conjecturar e o que o Delegado Espinosa vai encontrar sobre o misterioso professor. Uma delícia de livro. Já fiquei fã do Delegado Espinosa e seus comparsas Welber e Ramiro, personagens que perneiam outros livros do Luiz Alfredo. E o Raphael Montes, autor do livro "Dias Perfeitos" que eu tanto amo, escreveu no blog da Companhia das Letras, um texto maravilhoso sobre o Espinosa, onde ele lista os 11 livros do Garcia-Roza onde o Delegado Espinosa se aventura. Lógico que já estão todos na minha lista de desejo.
Beijos misteriosos
Adriana Balreira
Beijos misteriosos
Adriana Balreira
8 comentários:
Olá Dri,
Ainda não li nenhuma obra dele, parece ótima
Big Beijos
Lulu on the Sky
Olá Dri!
Super gostei do suspense!!
Ahh quero ler!
Bela quinta!bjuss
Que bom quando acertamos na escolha e pedido.Valeu! Lindo dia! bjs, chica
Ainda não conhecia este autor mas só de ler a resenha já fiquei ligada! Nem queria que a resenha acabasse para seguir um pouco mais da história!
Beijos,
Rosa
Le Paquet
eu li o silêncio da chuva desse autor e gostei muito. adorei os beijos misteriosos. não li em detalhes pq tenho curiosidade de ler o livro. beijos, pedrita meu posto do silêncio da chuva.
http://mataharie007.blogspot.com.br/2013/10/o-silencio-da-chuva-de-luiz-alfredo.html
Eu nunca me empolgo com suspenses... Eu sou tão óbvia.. rsss
Olá Adriana,
ainda não li nenhuma obra do Luiz Alfredo Garcia-Roza, pela capa, título e resenha,
dever ser muito bom, adoro suspense e terror tbm,rsrs.
Obrigada por mais essa dica!
Bjs, sucessos sempre! ♥
Não conhecia este escritor. Alias,depois que mudei para a Holanda,conheço menos os escritores brasileiros.
Pena. mas a resenha é bem interessante.
bjs!
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira