Ganhei o livro A Vida Secreta das Abelhas de Sue Monk Kidd da Editora Paralela (Companhia das Letras) no Clube de Leitura Penguin que participo aqui na Livraria Cultura de Fortaleza. Já tinha ouvido falar muito bem dele e assim que pude li. Tem o filme, mas não assisti. Como sempre, eu nunca assisto filme nenhum....rsrs... Sou mais de ler que assistir a filmes!
A história passada em 1964, é de uma menina Lily, que perdeu a mãe ainda pequena e vive com o seu pai T. Ray, numa cidade da Carolina do Sul. O pai é fazendeiro de pessegos e um pai opressor, que maltrata a filha única. Rosaleen, uma negra, é quem cuida da casa e da Lily. Nessa época de grandes conflitos raciais nos EUA, Rosaleen decide se cadastrar para estar apta a votar, quando é agredida verbalmente e numa confusão acaba sendo presa. Lily que já estava cansada da vida que leva com seu pai, jé que ele só a maltrata, decide fugir com a Rosaleen. O destino ela escolhe a cidade Tiburon, também na Carolina do Sul, que ela supõe que sua mãe um dia esteve por lá. Pois nas coisas da mãe, ela encontra uma figura de Nossa Senhora Negra com o nome dessa cidade.
Chegando em Tiburon, ela vê que tem um mel com a mesma figura de Nosssa Senhora Negra e acaba indo parar na casa das irmãs negras Boatwrigth que cultivam as abelhas e pede abrigo por lá. May, August e June acolhem as duas, acreditando na história da Lily que se diz orfã de pai e mãe. Lá Lily acaba aprendendo a cuidar das abelhas e leva uma vida diferente que tinha, mas com medo de que descubram que ela mentiu. E tem o fato de ela ser branca morando em uma casa só de negros.
O livro é narrado em primeira pessoa, pelo olhar da Lily. De uma adolescente descobrindo um mundo com acirramento racial, no qual ela mesma não tinha nenhum preconceito. A história é muito tocante, com desdobramentos emocionantes no decorrer do livro. Com descobertas sobre a sua mãe que a leva a vários questionamentos. E a descoberta do amor, o qual a Lily nunca teve, faz com que a história seja muito doce e gostosa. Livro de grandes mulheres, bem apropriada para essa semana do dia da Mulher. .
Beijos sabor de mel
Adriana Balreira
Beijos sabor de mel
Adriana Balreira
17 comentários:
Olá Dri,
Esse livro é muito comentado, ainda não tive a oportunidade de ler.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Só vi o filme e achei lindo! Geralmente, personagens que lutam contra o racismo são os mais interessantes.
eu não vi o filme. beijos, pedrita
Dri queridaaaaa, eu preciso reler este livro, não me lembro de nada , acredita? Isso acontece contigo?
Ainda estou no Pintassilgo, mas nem quero que acabe, estou amando e me apeguei nos personagens! Rsrsrsrsrs
Amo passar aqui!
Beijossssss
Vero
Adriana,
Gostei muito da sugestão.
Como não tenho muitos livros, aqui comigo, não demora, vou precisar me acostumar com a leitura digital, o que não é muito do meu agrado.
Os livros que você resenha aqui, estou anotando na minha lista de desejos, no site da livraria.
Um lindo dia! Beijos
Querida, muito obrigada pelo seu carinho lá no blog! Também estava com saudade de passar por aqui! Além de saudade de fazer minhas embalagens que amo tanto! rs
Eu já li este livro e adorei! Muito sensível e delicado! O filme faz jus ao livro. Geralmente os filmes decepcionam um pouco, mas este foi muito feliz na forma de traduzir para a tela. Vale a pena!
Grande beijo!
Rosa
Le Paquet
Também ouvi falar muito bem do livro mas nem sabia do que se tratava. A resenha que você fez, já me cativou e ele está na minha listinha!
Beijo e doce dia!
Uaau, gostei de mais, Dri! Amo esse tipo de história e fiquei realmente imaginando um filme enquanto lia, lembrou um pouco o estilo de "tomates verdes fritos", será? Vou procurar! beijo querida
Adriana, adorei esta leitura, me envolvi muito com estas mulheres tão fortes. Cada cena bonita, não é? Cada lição para guardar no coração... E tb um tanto de tristeza e melancolia, dá vontade de cuidar de Lily, outro bocado de indignação com a situação de Rosaleen e da relação cruel entre Lily e seu pai.
Leitura maravilhosa, recomendo.
Esta autora é sempre um presente, fiquei fã com A Invenção das Asas e quero outros (todos) dela.
Beijo!
Ler para Divertir
Adriana, esse é um dos títulos que mais acarinho na minha estante. Já o li várias vezes e sempre encontro um novo motivo de interesse, é daqueles livros que nos leva às lágrimas e nos faz rir às gargalhadas. Personagens fortes, como se quer!
Beijinho, boas leituras
Ruthia d'O Berço do Mundo
Não li o livro, mas já vi o filme 2 vezes e adorei.
Uma história sensível e delicada, linda mesmo.
Se o filme já foi bom, imagino que o livro seja muito melhor, como sempre.
Bjs
Olá, já ouvi falar super bem desse livro, também prefiro ler o livro do que ver o filme! Bjs
http://desejoserperfeita.blogspot.com/
Eu infelizmente não tive a chance de ler o livro ... e achei o filme bem fraquinho.
Olá, querida Adriana!
Eu já vi o filme, a história é linda e emocionante.
O livro com certeza é da uma emoção ainda maior.
Bjs, sucessos sempre! ♥
Vi ontem sobre o livro e o filme no instagram! Fiquei curiosa! Eu já gosto de livros e filmes. Mas os livros sempre são melhores neh!
bjus
Oi, Adriana!
Numa outra postagem você tinha recebido o livro e eu expus a minha vontade de ler. Não fiquei só na vontade e comprei o livro. Li no começo de janeiro e foi um livro bastante rabiscado. Muita coisa bacana para marcar e tive um trabalhinho extra para copiar antes de libertá-lo. Uma mensagem maravilhosa e agora quero assistir ao filme. Depois conto... :)
Bom Domingo!!
Beijus,
Adriana, gostei muito de conhecer seu blog e já sei que vou segui-la sempre,pois,adoro ler. Convido-lhe a fazer uma visitinha no meu blog.bjs
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira