A Vida Secreta das Abelhas - Resenha

Ganhei o livro A Vida Secreta das Abelhas de Sue Monk Kidd da Editora Paralela (Companhia das Letras) no Clube de Leitura Penguin que participo aqui na Livraria Cultura de Fortaleza. Já tinha ouvido falar muito bem dele e assim que pude li. Tem o filme, mas não assisti. Como sempre, eu nunca assisto filme nenhum....rsrs... Sou mais de ler que assistir a filmes!

Site | Facebook | Twitter  | Instagram 

A história passada em 1964, é de uma menina Lily, que perdeu a mãe ainda pequena e vive com o seu pai T. Ray, numa cidade da Carolina do Sul. O pai é fazendeiro de pessegos e um pai opressor, que maltrata a filha única. Rosaleen, uma negra, é quem cuida da casa e da Lily. Nessa época de grandes conflitos raciais nos EUA, Rosaleen decide se cadastrar para estar apta a votar, quando é agredida verbalmente e numa confusão acaba sendo presa. Lily que já estava cansada da vida que leva com seu pai, jé que ele só a maltrata, decide fugir com a Rosaleen. O destino ela escolhe a cidade Tiburon, também na Carolina do Sul, que ela supõe que sua mãe um dia esteve por lá. Pois nas coisas da mãe, ela encontra uma figura de Nossa Senhora Negra com o nome dessa cidade. 


Chegando em Tiburon, ela vê que tem um mel com a mesma figura de Nosssa Senhora Negra e acaba indo parar na casa das irmãs negras Boatwrigth que cultivam as abelhas e pede abrigo por lá. May, August e June acolhem as duas, acreditando na história da Lily que se diz orfã de pai e mãe. Lá Lily acaba aprendendo a cuidar das abelhas e leva uma vida diferente que tinha, mas com medo de que descubram que ela mentiu. E tem o fato de ela ser branca morando em uma casa só de negros. 

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo olhar da Lily. De uma adolescente descobrindo um mundo com acirramento racial, no qual ela mesma não tinha nenhum preconceito. A história é muito tocante, com desdobramentos emocionantes no decorrer do livro. Com descobertas sobre a sua mãe que a leva a vários questionamentos. E a descoberta do amor, o qual a Lily nunca teve, faz com que a história seja muito doce e gostosa. Livro de grandes mulheres, bem apropriada para essa semana do dia da Mulher. .

Beijos sabor de mel
Adriana Balreira

17 comentários:

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Olá Dri,
Esse livro é muito comentado, ainda não tive a oportunidade de ler.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Bruxa do 203 participou com o comentário número:

Só vi o filme e achei lindo! Geralmente, personagens que lutam contra o racismo são os mais interessantes.

Vero Kraemer participou com o comentário número:

Dri queridaaaaa, eu preciso reler este livro, não me lembro de nada , acredita? Isso acontece contigo?
Ainda estou no Pintassilgo, mas nem quero que acabe, estou amando e me apeguei nos personagens! Rsrsrsrsrs
Amo passar aqui!
Beijossssss
Vero

Lucinha participou com o comentário número:

Adriana,

Gostei muito da sugestão.
Como não tenho muitos livros, aqui comigo, não demora, vou precisar me acostumar com a leitura digital, o que não é muito do meu agrado.
Os livros que você resenha aqui, estou anotando na minha lista de desejos, no site da livraria.
Um lindo dia! Beijos

Rosa Paula I Le Paquet participou com o comentário número:

Querida, muito obrigada pelo seu carinho lá no blog! Também estava com saudade de passar por aqui! Além de saudade de fazer minhas embalagens que amo tanto! rs
Eu já li este livro e adorei! Muito sensível e delicado! O filme faz jus ao livro. Geralmente os filmes decepcionam um pouco, mas este foi muito feliz na forma de traduzir para a tela. Vale a pena!
Grande beijo!
Rosa
Le Paquet

Ana Paula participou com o comentário número:

Também ouvi falar muito bem do livro mas nem sabia do que se tratava. A resenha que você fez, já me cativou e ele está na minha listinha!
Beijo e doce dia!

Cynthia Le Bourlegat participou com o comentário número:

Uaau, gostei de mais, Dri! Amo esse tipo de história e fiquei realmente imaginando um filme enquanto lia, lembrou um pouco o estilo de "tomates verdes fritos", será? Vou procurar! beijo querida

Manuh H. participou com o comentário número:

Adriana, adorei esta leitura, me envolvi muito com estas mulheres tão fortes. Cada cena bonita, não é? Cada lição para guardar no coração... E tb um tanto de tristeza e melancolia, dá vontade de cuidar de Lily, outro bocado de indignação com a situação de Rosaleen e da relação cruel entre Lily e seu pai.
Leitura maravilhosa, recomendo.
Esta autora é sempre um presente, fiquei fã com A Invenção das Asas e quero outros (todos) dela.
Beijo!
Ler para Divertir

Berço do Mundo participou com o comentário número:

Adriana, esse é um dos títulos que mais acarinho na minha estante. Já o li várias vezes e sempre encontro um novo motivo de interesse, é daqueles livros que nos leva às lágrimas e nos faz rir às gargalhadas. Personagens fortes, como se quer!
Beijinho, boas leituras
Ruthia d'O Berço do Mundo

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Não li o livro, mas já vi o filme 2 vezes e adorei.
Uma história sensível e delicada, linda mesmo.
Se o filme já foi bom, imagino que o livro seja muito melhor, como sempre.
Bjs

Anônimo participou com o comentário número:

Olá, já ouvi falar super bem desse livro, também prefiro ler o livro do que ver o filme! Bjs
http://desejoserperfeita.blogspot.com/

Anônimo participou com o comentário número:

Eu infelizmente não tive a chance de ler o livro ... e achei o filme bem fraquinho.

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá, querida Adriana!
Eu já vi o filme, a história é linda e emocionante.
O livro com certeza é da uma emoção ainda maior.

Bjs, sucessos sempre! ♥

Geh participou com o comentário número:


Vi ontem sobre o livro e o filme no instagram! Fiquei curiosa! Eu já gosto de livros e filmes. Mas os livros sempre são melhores neh!

bjus

Luma Rosa participou com o comentário número:

Oi, Adriana!
Numa outra postagem você tinha recebido o livro e eu expus a minha vontade de ler. Não fiquei só na vontade e comprei o livro. Li no começo de janeiro e foi um livro bastante rabiscado. Muita coisa bacana para marcar e tive um trabalhinho extra para copiar antes de libertá-lo. Uma mensagem maravilhosa e agora quero assistir ao filme. Depois conto... :)
Bom Domingo!!
Beijus,

Eliete participou com o comentário número:

Adriana, gostei muito de conhecer seu blog e já sei que vou segui-la sempre,pois,adoro ler. Convido-lhe a fazer uma visitinha no meu blog.bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...