Entrudo...

Carnaval chegando...É meu povo, a história do Carnaval é antiga, mais de 4 mil anos antes de Cristo com festas de culto a Isis no antigo Egito. A festa carnavalesca como conhecemos, surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Bom tem uma maneira de saber que dia que vai cair o carnaval, mas sinceramente tem que saber sobre o equinócio, data do primeiro domingo a lua cheia posterior....affff...Muito cientifico, é melhor procurar em um bom calendário mesmo o período que o carnaval vai cair...rsrs...
Tirado do google

O carnaval brasileiro se origina no entrudo português e aqui chegou com as primeiras caravelas da colonização. Adorei essa palavra: ENTRUDO!!! É a grande brincadeira do mela-mela. E também é um dos significados de Carnaval. Não sei na sua cidade, mas aqui nas praias do Ceará essa brincadeira de sujar o povo na época do carnaval ainda impera, com ovos e muita farinha de trigo. Detesto! Antigamente era bem melhor, era com águas perfumadas ou água de rosas, isso de jogar águas perfumadas não era no meu tempo, vi no site A Reliquia onde achei a história do Carnaval mais completa no google. Mas na época dos meus pais eles falavam que jogavam mesmo era lança-perfume e não era proibido.

Tirado do Google

E hoje em dia o carnaval aqui no Brasil é comemorado bem diferente em cada cidade. Com bailes, com blocos de rua, com desfiles de escolas de samba, Maracatu, Frevo, axé...Esse é o Brasil. Mistura para todos os tipos de gostos. É só escolher o que gostar mais. Tem até, quem prefira descansar nesses dias de Carnaval! Eu sou uma dessas que já gostei de brincar, mas agora prefiro descansar. E você, vai viajar, brincar ou descansar???

Beijos momescos
Adriana Balreira

12 comentários:

Zizi Santos participou com o comentário número:

Ah, eu não curto carnaval, mas admiro como folclore!
vou ficar em casa, e recebe parentes do marido. Então, bye bye descanso por uma semana!
Carnaval é pra visita!
Gostei do seu post e como sempre aprendo muito!
bjos

Falou Tchau participou com o comentário número:

Lindo o carnaval né?! Cultura, costumes, tradições... pra cada um tem um sentido...
Nós aqui não temos costume de pular carnaval, nem festejar, ir pra bailes, desfiles e tal... mas aproveitamos muuuito pra descançar e curtir a família, sem falar na preparação para a questão religiosa!!!!
Adorei saber um kdim mais sobre esta festa tão querida por tantos!!
Bjs
Falou Tchau?

Lola participou com o comentário número:

Oi Dri!
Eu nunca consegui fazer essas contas da quaresma, semana santa, etc...kkkk prefiro ver calendário normal mesmo! rs
Quanto ao carnaval, posso falar: DETESTO! Qdo pequena, minha mãe levava a gente nas matinês em clubes para dançar o carnaval. Eu curtia me fantasiar e tals, mas qdo chegava no clube,aquele povo grudado, criança grande passando em cima das pequenas, eu odiava! hahahaha souloka???

Vou então é curtir filhos, o sol, piscina e dormir muuuito!

Bjs e bom carnaval!

chica participou com o comentário número:

Eu passo e sempre passei longe de Carnaval. Aproveitamos o silêncio pra descansar. beijos,chica

Angela participou com o comentário número:

Adriana,que legal esse post cheio de informação,eu realmente não sabia detalhes.
Sou um desastre para dançar(rsrsrs),e que peça o destino me pregou?Faço niver exatamente no dia do carnaval esse ano!
Lembro uma vez em que fui na adolescência num carnaval desses de salão,onde tinha fantasia,marchinha e fiquei encantada com ao alto astral!
Ótimo feriado!Bj

Maitê Rodrigues participou com o comentário número:

Oi, Adriana!
Hj em dia eu adoro carnaval... MAS PRA FICAR BEM LONGE DELE!!! hehehe... SÓ CURTINDO O FERIADO... a cidade calma, sem trânsito maluco pelas ruas...Desejo um bom feriado e um bom descanso pra vc!! Bjs. Maitê Rodrigues -

Neide Bosch participou com o comentário número:

Tem gente que pula carnaval e nem sabe a origem.Gostei de saber,nem eu sabia.Alias,eu nunca me importatei muito com carnaval.
bjs linda e boa semana

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

vou descansar e colocar minhas coisas em oredem, se bem que eu queria ir num baile, dançar, mas não tenho mais coragem!
Só jesus!
Beijos

Edlena Franklin participou com o comentário número:

Ah Adri, meu negócio é curtir essa chuvinha relaxando em casa ou no sítio... No máximo fazer uma comidinha diferente, alguma arrumaçãozinha, nada estressante. Mas já fiz minha feira com muitos congelados e besteirinhas pros meninos e marido não me aperrearem tanto, rs.
Beijos e bom descanso!

Cissa Branco participou com o comentário número:

Adriana,

Pular carnaval e viajar estão fora de cogitação, vou mesmo cuidar da casa (minha lavadora de roupas quebrou e nem o orçamento veio ainda e minha faxineira essa semana não compareceu por conta do carnaval), então vou me dividir entre tanque de roupas, limpeza de casa e máquina de costura, mas como ninguém é de ferro talvez role um cineminha ou um filminho em família, umas comidinhas gostosas e muito descanso.

Grandes beijos e ótimo feriado para você

Unknown participou com o comentário número:

Oi
De novo adorei!!!!
Adriana também é cultura !!

Bjos

Anônimo participou com o comentário número:

Você lembra do bloco do mela-mela e do Periquito da Madame? Ainda existem?

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...