Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha - Histórias e contos de fadas assustadores

Sou uma eterna caçadora de livros russos. Quando soube que a editora Companhia das Letras lançou janeiro de 2018 esse livros de contos assustadores de uma autora russa, quis logo ler. Nunca tinha ouvido falar dessa escritora, Liudmila Petruchévskaia, uma senhorinha de 79 anos que até a abertura da antiga União Soviética era censurada e não tinha seus escritos publicados. O título, Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha - Histórias e contos de fadas assustadores,  me instigou imensamente. E mesmo sendo um livro de contos, não é meu gênero favorito, foi uma experiência maravilhosa!!


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Vamos aos contos, como a autora logo no ínicio do livro coloca que essa obra é dedicado ao amor, às várias ocorrências do amor! Começando pelo quase infantil desesperado e eterno, e terminando com o amor sensato e sábio, aquele que perdoa e salva. O conto que dá origem ao título, A vingança, narra o ódio (inveja) de uma vizinha de quarto tinha de uma mãe solteira quando essa teve um bebê. Aqui vimos o quanto o povo soviético sofreu com a socialização das moradias, onde várias famílias moravam em um único apartamento. 

Os contos em geral do livro são ambientados nessa antiga União Soviética onde o povo sofria com a eterna falta de alimentos, a eterna dificuldade financeira, o medo da iminência do chamamento às guerras. Me fez lembrar de um outro livro soviético de contos/crônicas que amo: Os anti-soviéticos da União Soviética do autor Vladimir Voinovich, também um livro fascinante, com uma pitada mais urbana e irônico. Esse já li duas vezes!!!


Os contos são mesmo assustadores??? Alguns descrevem as maldades humanas presentes em todo homem que tenha vivido na Rússia ou em qualquer lugar do mundo. A autora só fez colocar no papel de maneira seca e direta esses sentimentos de raiva, ódio, inveja, decepção, medo... Muitos desses contos trazem uma lição de moral contido nele. São histórias rápidas de ler e de fácil entendimento. Nem sempre são fantasmagóricos e assustadores, são de uma realidade cruel e muito difícil que o povo russo passou. Sim, tem alguns com pitadas de sobrenaturais, de contos de fadas também.


Eu amei esse livro, pois são histórias de pessoas, histórias de amor. Nesse link do Estadão que tem uma entrevista da autora Liudimila Petruchévskaia onde dá para conhecer um pouco mais dessa autora fofa e de como ela escreveu os contos do livro. Leiam o livro, vocês irão amar! 

Beijos assustadores
Adriana Balreira

4 comentários:

Toninho participou com o comentário número:

Ola Adriana eu fiquei curioso com este livro.
Lembro que no inicio dos anos 80 na PUCMG a gente tinha acesso a muitos livros russo.
Grato por mais esta indicação.
Bom fim de semana amiga.
Bjs de paz e boas leituras.

Pedrita participou com o comentário número:

fiquei curiosíssima. gosto muito desse gênero no cinema. inclusive falei de um filme sobre histórias assustadoras. e com bebê tb. beijos, pedrita

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá, Adriana!
Esse livro me fez lembrar do filme A Mão que Balança o Berço.
O livro é forte, esse prende a gente.

Beijinhos, excelente semana ♥

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Vou lá dar uma olhada na entrevista, pois nunca li nadasobre a autora. O livro parece insteressante.
Beijos

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...