O Dom - Vladimir Nabokov

O grande escritor escritor russo Vladimir Nabokov conhecido pelo grande público pelo livro Lolita, escreveu o livro O dom em Berlim onde se refugiou do regime soviético. O dom foi o seu último livro escrito em russo. Lolita ele escreve quando já está morando nos EUA. Nabokov considerava o livro O dom como sua melhor obra escrita em russo. Eu nunca tinha lido nada escrito por ele. Me aventurei começar por esse, mais enraizado na língua russa. Foi lançado aqui no Brasil em outubro de 2017 pela Alfaguara do grupo Companhia das Letras.


Escrito nos anos 1930, o livro narra a história de Fyodor Godunov-Cherdyntsev, um poeta russo refugiado pelo regime soviético que está morando em Berlim. No ínicio do livro Fyodor lança seu livro de poesias, um fracasso de vendas. Com a desilusão decide escrever um livro biográfico da vida do autor Nikolay Gavrilovich Chernyshevsky, o autor favorito do Camarada Lênin. Fyodor vive em pensões, vivendo de bicos em dar aulas de francês aos amigos russos. Se apaixona pela filha do seu senhorio, Zina quem lhe ajuda a publicar seu livro. Fyodor narra a saudade do seu pai desaparecido que era um grande conhecedor de borboletas na Rússia. Descreve com maestria a vida de Chernyshevsky. E também o amor pela literatura russa. O Fyodor é aquele sujeito amargo, tímido e sonhador. Morando em uma cidade que não gosta, sente saudades da sua cidade São Petersburgo, da sua antiga vida.


Eu não conhecia a vida de Nabokov e no decorrer da leitura tive curiosidade de saber mais sobre o autor. E me deparei com algumas coincidências escritas no livro. Nabokov inicialmente escrevia poesias, se refugiou em Berlim casando com uma judia Vera e por conta da situação nazista da Alemanha se mudou para os EUA. Nos EUA se tornou um grande especialistas em borboletas. Tudo muito parecido com o livro... Voltando agora a narrativa do livro, com a escrita de Fyodor sobre Chernyshevsky, conheci o grande escritor preferido de Lenin que escreveu o livro Que fazer?, um socialista utópico. Pois já tinha ouvido falar sobre ele nos livros de Lenin que tenho, mas não conhecia o autor que inspirou Lênin.



Amei o livro. Amo narrativas históricas russas. Um grande livro, me inseriu no conflito desse emigrante russo que vivendo na Alemanha tem que driblar a raiva dos alemães comunistas que o viam como traidor da sua pátria. Nunca tinha parado para refletir sobre esse prisma. Imagina você ter que sair fugido do seu país sem nada, ir morar em um país estranho e ter que ouvir piadas infames o tempo todo. Nabokov escreve divinamente bem, conseguimos sentir toda a angústia do seu personagem. Grande livro para quem ama literatura russa! Imperdível O dom. Agora pronta para ler Lolita!

Beijos literários

12 comentários:

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Gostei da sua dica de leitura.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

chica participou com o comentário número:

Também não conhecia e gostei dos trechos aqui trazidos. beijos, tuuuuuuuuuudo de bom,chica

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá, Adriana!
Dever ser muito bom mesmo, a capa é linda, obrigada pela dica!

Beijos

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Dri estou lendo Lolita e impressionada com a escrita de NABOCOV, nunca li algo tão bem escrito depois de Clarice. Gostei muito de conhecer mais sobre o autor. Beijos Monalise www.dividindoexperiencias.com

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bn!
Fiquei curiosa também com o livro. Não é o tipo de leitura que eu curto, mas pela sua descrição acho que vou gostar!
Bjssss amiga e uma noite bem abençoada p/vcs

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Dri, também não conhecia este livro, mas ja coloquei na minha lista!
Também estou ensaiando para ler Lolita
Bjks mil

Lia e Vi participou com o comentário número:

Uau, nunca me interessei por literatura russa, mas com essa indicação fiquei mega a fim de ler, rsrsrsrsr
Só conhecia Nobokov por Lolita mesmo !!

Vamos ver, srrsrs

Bjus 1000 querida

BLOGZOOM participou com o comentário número:

Sinceramente, nunca ouvi falar dele, ate pensei ser o poeta.
O que li me encantou. Excelente dica.

bjs

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Não sabia deste livro do Nabokov. eu li Lolita mais de uma vez e recomendo muuuuuuuuuuuuito!
Bjs

Anajá Schmitz participou com o comentário número:

Que bela essa mensagem do autor. Adoro escritores russos. Fiquei tentada para ler.
Bjos tenha uma ótima semana.

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Gostei muito dos fragmentos selecionados. Vou indicar para o meu genro. Você e ele são meus indicadores no que diz respeito à literatura russa. Abraço!

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...