100 anos da Revolução Russa e meus livros

Dia 10 de outubro foi comemorado os 100 anos da Revolução Russa! Em 1917 os bolcheviques tomaram o poder com o Lenin no comando e assim nascia a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética, ou URSS!! Não estou aqui para dar uma aula de história, longe disso! Vim aqui para mostrar algumas dos meus livros sobre os Camaradas Lenin e Stalin, URSS!


Sim, esses são somente alguns russos na minha estante. Não coloquei aqui os três livros da Svetlana Alexijevich e os grandes autores Fiodor Dostoievski e Leon Tolstói, aqui só os que remetem a Revolução Russa e sua história.


São livros comprados há muito tempo, nem lembro mais dos conteúdos deles. São da época que saia comprando tudo relacionado a URSS! rsrs... Aquela doida, aficcionada em um só tema!


Os Camaradas Lenin e Stalin não podiam faltar na minha coleção de russos! Nem mesmo o último presidente da URSS Mikhail Gorbachev escapou da minha coleção. Gorbachev com a introdução das políticas Perestroika (reestruturação) e Glasnost (transparência) em uma tentativa de acabar com o período de estagnação econômica e de democratizar o governo, com isso surgiu diversos movimentos separatistas. E em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou e assim surgiu a dissolução da URSS.  


Tem um autor, Vladimir Voinovich que adoro e escreveu sobre a antiga União Soviética. O livro dele, Os anti-soviéticos da União Soviética, lembro que paguei 5 reais nele em uma promoção. Amo demais esse livro, são crônicas sobre o povo soviéticos e seu dia a dia. Super interessante. Depois comprei o Propaganda Monumental já escrito após a queda da URSS, onde foi derrubado todas as estatuas do Camarada Stalin e uma cidadezinha do interior não concordava com essa derrubada. Super irônico o livro.


E enfim minhas biografias do Camarada Stalin, o grande vilão da humanidade. Homem cruel, subiu ao poder após a morte do Camarada Lenin e ficou até a sua morte comandando o império soviético com mãos de ferro! Não perdoava mesmo! Muito cruel. 


Não pensem que sou doida, sou só um pouquinho!!! Gosto muito do tema da Revolução Russa e toda sua trajetória. Seus lideres, seu isolamento, tudo isso me despertou curiosidade de como funcionava esse Estado, seu povo. Além do meu encantamento com a Literatura Russa! Outro post mostro os outros livros russos da minha estante!

Beijos Camarada
Adriana Balreira

5 comentários:

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

KKKKK Dri ri demais agora, pq me vi, vc louca da literatura Russa e eu louca de Clarice, não me controlo saio comprando tudo que vejo dela! kkkk
Beijos ... Vem me visitar!
Monalise https://www.youtube.com/user/monaliseno/videos

Anônimo participou com o comentário número:

Bela obras. Parabéns pelo acervo.

Albert.

Cantinho da Zazá participou com o comentário número:

Oi Adriana!
Hoje resolvi "irar o pó" do meu Cantinho e visitar blogs especiasi como o seu!
Sua curiosidade e paixão pela leitura sempre me chamaram muito a atenção!
Que bom que ainda te encontrei por aqui!
Se puder, espero sua visita lá blog!
Bjs e uma Boa Semana!
Zazá

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Não li nenhum destes livros, mas parecem ótimos. Li um livro sobre os Gulags, mas não me lembro o autor.
A revista Veja, que tem na capa o Bolsonaro, tem um encarte especial sobre a revolução russa. Está muito boa.
Bjs

Pandora participou com o comentário número:

Quando escuto Russia só lembro de você! Acho maravilhoso ter uma paixão e poder viver essa paixão. Seus livros são maravilhosos, fiquei aqui de olho grande para eles.

Jaci
Pandora e sua Caixa

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...