Clube de Leitura Penguin #29 - Angosta

O livro do Clube de Leitura Penguin do mês de Maio de 2017 foi o Angosta do autor Héctor Abad da editora Companhia das Letras.  O nosso encontro foi na segunda-feira na Livraria Cultura. ♥♥ 


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

O livro Angosta é sobre uma cidade da América Latina próxima à cordilheira dos Andes, onde uma grande muralha separa ricos e pobres em três partes. Para entrar na parte rica da cidade tem todo um protocolo de segurança. Não é qualquer pessoa que ultrapassa esse limite. Nosso protagonista é o Jacobo habitante da parte média da cidade, dono de um sebo de livros, morador do Gran Hotel la Comedia. Hotel que um dia já foi maravilha, hoje decadente abriga vários dos personagens do livro. Jacobo é separado, tem uma filha. Sua ex já casada novamente mora na parte boa da cidade. Ele tem o status por ter herdado um dinheiro de sua mãe a ser um don, um morador da parte boa da cidade, mas escolhe viver no hotel. Está sempre com uma namorada diferente ou até várias. 


Outro personagem é o Andrés, um rapaz também morador do hotel, poeta, pobre, que sai de casa por não aguentar a pressão de sua família por ser tão diferente. Consegue emprego em uma ONG na parte nobre da cidade. Sempre faz anotações sobre o que lhe rodeia. Conhece uma namorada do Jacobo que se instala no mesmo andar dele no hotel e ficam amigos. Até mesmo o hotel tem suas camadas estratificadas. E o nono andar moram somente os mais pobres. 



Romance distópico com pitadas de hiper-realismo social, este livro em torno desses desnivelamento na sociedade e como os personagens transitam nessa cidade tão próxima a tantas outras no mundo. Os personagens são fortes, densos e muito bem detalhado pelo autor. A história é envolvente e reflexiva. Fácil de ler, linear. Alternando e intercalando entre o Andrés e Jacobo, suas histórias acabam se juntando. Vale muito a pena ler esse livro. 


Quando vi Angosta nos lançamentos da Companhia das Letras em 2015 já me interessei por ele. Não somos acostumados a ler livros de autores que não conhecemos. E Héctor Abad, um autor colombiano, um ilustre desconhecido para mim. Uma ótima descoberta, amei a maneira como escreve, direto, realista e fácil compreensão. 


E o encontro dessa vez só mulheres no Clube de Leitura Penguin. Todas amaram o livro. Foi uma ótima conversa sobre o livro. Bom demais quando acontece isso, mostra o tanto que o livro agradou a todos. ♥♥♥♥ 

Beijos literários
Adriana Balreira

9 comentários:

chica participou com o comentário número:

Lindo encontro.O livro parece bom se todas as mulheres gostaram, é bom sinal! bjs, linda semana,chica

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Olá Adriana,
Ainda não conheço essa obra, valeu a dica.

Big Beijos,
Lulu
BLOG | YOU TUBE

Andréa Santana participou com o comentário número:

Que maravilha de encontro querida Adriana, imagino tanta coisa boa que
vocês debatem.
Lindas fotos e ótima resenha!

Beijinhos, sucesso sempre ♥

Betty Gaeta participou com o comentário número:

OI Adriana,
Nunca tinha lido nada a respeito deste livro e já me interessei. Vou anotar.
Bjs (mas sem gripe, pois estou gripadíssima)

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bn!
Fiquei curiosa mesmo com esse livro. Uma das coisas que eu mais sinto saudade é da época que eu tinha tempo p/ler. Hoje me sinto um pouco frustrada com esa falta de tempo.
Bjsss amiga

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bn!
Amiga, o suflê de chuchu eu acho que acompanha muito bem frango, carne (assada, bife, rolê...) carne de porco (carré). Experimenta e depois me conta!
Bjsss

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Que delicia de encontro, dá vontade de ter um grupo desses por perto, aqui tirando a galera da faculdade com leituras iguais, tá dificil encontrar alguem que leia o mesmo estilo de livro. Mas sempre estou tentando viciar alguem em ler.
Muita Luz e Paz
Abraços

Zizi Santos participou com o comentário número:

Gosto quando posta esses encontros de leitura
creio que uma incentiva a outra, e então tudo se torna uma festa literária
o livro também promete
por ser de leitura , acho que leria
não gosto de textos complicados
E nesses encontros tem muita gente bonita !
beijinhos

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...