Para o mês de junho o livro escolhido para lermos no Clube de Leitura Penguin da Livraria Cultura de Fortaleza foi o clássico do Oscar Wilde: O Retrato de Dorian Gray da Companhia das Letras. Clássico dos clássicos!!
Eu já tinha lido quando tinha uns 20 anos, um tempão!! Lembrava da história: um homem que não envelhecia, as marcas do tempo eram transferidas para o retrato pintado para ele. Era basicamente isso a minha recordação da narrativa. Não lembrava nem do final, muito menos dos restantes dos personagens. Lembro do exemplar lido era um da Coleção Imortais da Literatura Universal, livros da capa dura vermelha, lançados em 1970 pela editora Abril! Ainda tenho alguns comigo dessa coleção.
Acabei adquirindo um livro da Penguin Companhia , mais recente, com um português mais atual para essa releitura. Pensei que iria ser cansativo a releitura, como estava enganada! Com a idade o apuramento das palavras lidas fica muito mais interessante. A degustação da história torna-se mais perceptivel! E a leitura foi extremamente proveitosa, amei todos os personagens. Apesar deles serem um tanto sarcásticos e em certos momentos maus, sem retidão até!
Para quem ainda não conhece a história vou pincelar um pouco dela. Um jovem lindo posa para um pintor que retrata toda a sua beleza no quadro. Esse jovem é o Dorian Gray, órfão, rico e muito belo. No atelier desse pintor, conhece o lord Harry tornando-se grandes amigos. Dorian Gray leva o quadro para sua residência. Por influência do seu novo amigo Lord Harry, acaba se transformando em um homem boêmio, namorador... E Dorian nota que mesmo sendo tão desregrado e com o passar dos anos, sua aparência não mudava. Enquanto o quadro com seu retrato modificava-se de modo aterrador. Gray não permitia ninguém admirar o quadro, o mantinha fechado em um quarto. Vivia, se divertia, experimentava todas as maldades do mundo e seu semblante continuava doce e ingênuo.
Pela história imaginamos ser um livro tolo, escrito em 1890 na Inglaterra, mas engano total. De uma profundidade e atualísssimo. Os personagens todos muito profundos e com frases perfeitas, irônicas, ácidas. O personagem que mais gostei foi do Lord Harry. Livro com muitos ensinamentos e críticas a sociedade. Livro que não envelhece. Livro para ler, marcar e reler várias vezes. Perfeito!! Amei muito.
A imagem acima é só para vocês terem uma ideia de quantos trechos marquei. Frases maravilhosas. E o nosso encontro do Clube de Leitura foi delicioso com todos amando o livro. Esse é um livro que recomendo demais. Se já leu, faça como eu, releia!
Adriana Balreira
11 comentários:
esse livro é incrível. eu só gosto do primeiro filme. boa escolha para ler em grupo. beijos, pedrita
Eu li quando tinha uns 15, Adriana. Tempo demais! Se não houvesse uma imensa fila... esse já iria pra releitura ;)
Adriana,
Mais uma ótima sugestão.
Sempre venho aqui pra buscar informações sobre bons livros.
Já vai pra minha lista. rs
Beijos
Mais um lindo encontro e ótima leitura;Acabei de te "ver" lá na Lucinha! bjs, chica
Oi Adriana,
eu amo este livro! Gosto do Lord Henry e suas frases sarcásticas. Já reli mais de uma vez.
Wilde era um frasista maravilhoso e as melhores frases dele se encontram neste livro.
Bjs
gosto-disto
Querida Adriana,
Fiquei curiosa, amei a resenha, com certeza é um ótimo livro!
Mais uma belo encontro de vcs!
Beijinhos ♥
Adorei os marcadores coloridinhos para as frases de que mais gostou!
:)
Oi Adriana!
Conforme vc descreve o livro, mais aumenta a nossa curiosidade. Deve ser mesmo muito interessante!
Amiga, quanto ao pão, tem uma receita de cachorro quente lá no blog que não precisa descansar a massa, é montar e levar p/o forno. Ela cresce super bem. Vai que vc se anima né? kkkkk
Bjsssss
Ótima dica de livro!
seu grupo é grande! Lindos rostos e sorrisos!
são de leitores felizes! quem lê é feliz!
eu lembro que li esse livro na adolescência, tem muiiiitos anos, rs
e vi o filme também. É um clássico que devemos sempre ler
e aproveitar a mensagem.
bj
Oi Adriana, é a Vi, li o livro e gostei, esse é o tipo do livro que de tempos em tempos devemos reler.
Muitos beijos, Vi
O Oscar wilde era simplesmente brilhante!
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira