1984 - Resenha

Ganhei o livro 1984 do George Orwell da Companhia das Letras, do meu irmão Eduardo. Era um livro que estava na minha lista de desejos há muito tempo. Já tinha lido A Revolução dos Bichos do George Orwell e já era apaixonada pelo jeito delicioso dele escrever. E pela temática política que me fascina tanto. Além de ser uma distopia que é um genêro que tanto amo. Antes de ler, algumas pessoas me falaram muito bem dele e outras que era um livro bem complicado de compreender. Eu amei! Achei com uma linguagem super básica, fácil entendimento.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

A história se passa no ano de 1984, numa Londres que agora faz parte da Oceânia. O grande líder é o Grande Irmão, um político que nunca aparece mas que tem seu retrato por todos os locais da cidade, com os dizeres abaixo: "O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ". Todos os habitantes de Londres são monitorados pela Teletela, que filma e controla as pessoas até mesmo dentro de suas casas, trabalho e nas ruas.

O personagem central é o Winston Smith, um cidadão comum, que trabalha no Ministério da Verdade, no departamento de Documentação. Separado, mora sozinho e não tem ninguém. Veste-se com o habiual macacão cinza como todos os outros que trabalham no Ministério. Winston se incomoda com toda essa vigilância, de não puder nem mesmo escrever livremente. Acaba conhecendo e se apaixonando por uma colega de trabalho Julia, atitude que não é bem vista. Então, o romance acontece na surdina. E o casal começa se envolver com uma parte da população que é contra o governo, os aliados ao Goldstein. Com isso acaba sendo preso e torturado no Ministério do Amor! 


O livro é bem político, mostra bem as atrocidades comuns de qualquer governo que aprisiona a população com os governos ditatoriais ou não. Onde o Governo mascara as notícias, escravizam o povo com seu poder. Alguns amam e outros odeiam esses governantes. Tão comum ao longo de toda a história da humanidade.

E um livro tão antigo e tão atual! Isso faz desse livro um clássico que deve ser lido por todos! Tudo bem que para a época que foi lançado, 1948, o grande vilão era o Stalin, grande líder da antiga União Soviética. O Grande Camarada! Seria o Grande Irmão do livro? Levo a crer que sim. Como pode ser qualquer outro grande ditador de todos os tempos! E fica aqui a dica, leiam esse maravilhoso e espetacular livro! Amei tanto, que nem palavras consigo colocar aqui para expressar! Leiam!!

Beijos literários
Adriana Balreira

11 comentários:

She participou com o comentário número:

Oie amada, tudo bem? Gostei da dica, embora não seja fã de distopia, mas já li várias em meu trabalho de revisão, acho um mundo tão perturbador, mas sempre vale a experiência de conhecer literatura nova. ;)
Beijo, beijo!
She

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Oi querida
Este e Revolução dos Bichos estão na minha lista de desejados
Adorei a resenha e fiquei com ainda mais vontade de ler
Bjks mil e um ótimo feriado

wwww.blogdaclauo.com

Pedrita participou com o comentário número:

tb amei 1984, amo o filme tb. eu li há vários anos e tb achei de fácil compreensão. beijos, pedrita

sheyla xavier participou com o comentário número:

Menina, sou louca para ler esse livro. Vou procurar.

Bjokas, Sheyla
http://www.dmulheres.com.br/

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana,
belo presente, parabéns!
Sempre que vejo um livro diferente lembro de vc, rsrs.
Adorei a resenha, valeu!

Bjs, ótimo fds! ♥

lua alessi participou com o comentário número:

Acho que o Eduardo super acertou no presente porque já ouvi falar muito bem desse livro. Estou querendo ler também e faz tempo.... No sebo aqui da cidade já deixei avisado pra quando entrar, me ligarem...mas ou ainda não entrou ou alguém pagou propina pra ser avisado antes rsrs

melguinha2 participou com o comentário número:

Oi querida,venho-te desejar um excelente mês de Junho e,tambem,um grande e feliz fim-de-semana!! Quanto a leituras,terminei de ler há tempos o coração das trevas de joseph conrad,agora,ando a ler a praia roubada de joanne harris,confesso que estou a adorar!! De seguida,tenho tambem outras leituras para fazer!! Tudo de bom para ti e até breve!!

casa de fifia participou com o comentário número:

já li a revolução dos aninais e 1984.
mas faz muito tempo, até esqueci, acho que devo reler.
são muito bons os dois, escritos a quase um seculo, mas sempre muito atuais


baci



http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Eu li este livro e gostei muito. Acho que está na hora de reler.
Bjs

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Este livro é ótimo, o autor conseguiu com ele fazer uma crítica inteligente e bem embasada ao totalitarismo e aos abusos e crimes cometidos por tiranos ou políticos em geral.

Beijo e bom fim de semana

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...