Clube de Leitura Penguin #7 - O Brilho do Amanhã

Mais um encontro maravilhoso no Clube de Leitura Penguin. E o livro do mês de abril que lemos foi O Brilho do Amanhã do autor Ishmael Beah da Editora Companhia das Letras. Escritor de Serra Leoa, e é desse país tão sofrido, que se passa o livro escolhido. E o encontro de abril, que fizemos no começo de maio, foi mega super especial. Pois foi o aniversário de 4 anos do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza. Vamos primeiro ao livro.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Livro espetacular! Conta a história de um povoado de Serra Leoa, Imperi, devastado pela Guerra Civil e que aos poucos volta a ser habitado pelos seus antigos cidadãos. Um povo arruinado pelo terror que a guerra provocou, mas com o retorno à antiga terra vão tentando se ajustar a nova vida. Os primeiros a regressarem foram os idosos, que lembraram dos seus filhos e netos que não mais existiam por conta da guerra. Cada individuo que reencontravam era uma alegria sem fim. A vida de Imperi foi retornando a sua normalidade. Os habitantes foram reconstruindo a cidade. E cada personagem tem uma história cativante. Os professores Benjamin e Bockarie, amigos que retornaram a Imperi e voltaram a dar aulas na escola da cidade. E que mesmo não recebendo seus soldos, mesmo vendo suas famílias passarem necessidades, não desistiram tão fácil de lecionar.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Até que os estrangeiros foram chegando para explorar suas terras. Com isso os residentes dessa terra, descobriram que não só a guerra mata, e que a nova vida no povoado não vai ser tão fácil. A companhia que se instalou no povoado está devastando o meio ambiente. Os politicos corruptos, o diretor de escola que só tira proveito. Enfim, uma realidade bruta e cruel da África do norte. Dessa região tão carente de moralidade. Pois de riquezas naturais eles tem de sobra, mas que são desviadas para o "estrangeiro". Deixando o povo africano na miséria.

O livro é daqueles que a gente vai lendo sem perceber que o tempo passou. Sim, tem partes fortes de uma vida miserável, oprimida. Mas um alerta para abrirmos os olhos de como é o mundo lá fora. Deu vontade de ler o primeiro livro do Ishmael Beah Muito Longe de Casa, que são suas memórias de quando criança que lutou com armas pesadas e perdeu seus pais e irmãos na Guerra Civil em Serra Leoa. Aqui nesses links (Eye To Eye: Ishmael Beah (CBS News) e Ishmael Beah no TheHOUR com George Stroumboulopoulos) tem entrevistas do autor, legendados em português, que vale a pena assistir. Links que as mediadoras do Clube (Alana e Barbara) nos enviaram para sabermos mais sobre o autor.


Voltando agora ao Clube de Leitura, esse encontro foi marcado pelo aniversário. Tivemos comes e bebes. E também sorteios de alguns livros. E conversamos muito sobre o livro. Enfim, uma noite super agradável, leve, gostosa com pessoas maravilhosas! Muito feliz em fazer parte desse Clube de Leitura Penguin!

Beijos literários
Adriana Balreira

9 comentários:

Berço do Mundo participou com o comentário número:

Ah Adriana, que pequena maravilha. Eu quero um Clube do Livro assim na minha cidade.... O livro também parece muito interessante. Grata pela partilha.
Beijinhos, um doce restinho de semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

Alessandra participou com o comentário número:

Olá!
Que delícia esse tipo de encontros...
E o livro parece mesmo super interessante!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Fã Page

Luci Hora participou com o comentário número:

Didi, eu fico morrendo de inveja quando você fala desse clube do livro! Queria tanto ter um clube desse aqui em Salvador! Convoquei algumas amigas, mas elas não se empolgaram. :( Enfim...
O livro parece ser muito forte mesmo. Eu fico muito emocionada com esses relatos de guerra. Vou procurar aqui pra ler. Um beijo.

Zizi Santos participou com o comentário número:

Oi Adriana
pela sua resenha o livro é apaixonante, apesar de ser bem realista e forte!
gosto de livros assim, embora eu tenha momentos onde escolho algo bem inocente pra ler.
Fico feliz por você ter encontrado pessoas que como você amam livros e podem ter momentos assim de pura confraternização literária.

bjs

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana minha querida,
delícia de postagem belo encontro, pela resenha do livro parece ser td de bom, fiquei
com vontade de ler.
Muito bom vir aqui no seu cantinho, aprendo muito com vc!

Bjs ♥

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Vou resumir o meu comentário: Vou tentar muito ler este livro, pois o assunto é
sempre do meu interesse! Ótima resenha, me convenceu! rsrs.

Um beijo

Toninho participou com o comentário número:

Que legal Adriana.
A emoção que você passa sobre ter acesso ao livro nos impulsiona a adquirir e como é uma questão que me interessa de perto, estou anotando para aquisição.
Um belo trabalho do seu clube nesta partilha cultural.
Grato amiga e um belo fim de semana a você onde reine a paz e alegria.
Abraços de paz.
Bju.

Toninho participou com o comentário número:

Oi Adriana ja visitei a a Loja e vou adquirir os dois. Incrível o autor é muito novo.
Valeu amiga.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...