Primeira vez que ouvi falar do livro do Milton Hatoum, "Dois Irmãos" da Companhia das Letras, foi no Clube do Leitura Penguin que participo. Eles já leram o livro no clube. E falaram tão bem dele, que tinha sido um dos melhores livros que já escolheram, que tive que comprar para conhecer. E me animei para ler depois que o Milton Hatoum foi um dos autores a ser homenageado na Bienal do Livro do Ceará este ano. Um autor amazonense que já recebeu muitos prêmios literários importantes.
A história se passa em Manaus e é narrado por Nael, filho de Domingas, empregada da casa de Halim e Zana. Conta a história de uma família despedaçada pela briga dos irmãos gemêos Yaqub e Omar. Manaus, inicio do século XX, Halim um libanês que se apaixona por Zana e se casam. Depois de um tempo sem filhos, nascem os gemêos Yaqub e Omar. Omar, o caçula, o bebê que precisa de mais atenção e acaba sendo o preferido da mãe dele. Na adolescência, Yaqub viaja para o Líbano passar um tempo lá. Os irmãos nunca se deram bem e até por mulher acabam brigando. O casal Halim e Zana ainda tem uma filha Rânia que vivência todos esses conflitos dos irmãos e trabalha na loja do pai. Domingas é a empregada fiel, que veio ainda jovem morar com o casal e é a mãe de Nael que narra a saga desse família com detalhes da região Amazônica tão deliciosamente.
O livro é muito bom, encantador. Conflitos de família como outra qualquer. Com uma densidade incrível, que nos faz refletir sobre as relações familiares, da dedicação exacerbada dos pais com seus filhos. A diferença de cuidados que Zana dá para seus filhos, nos faz lembrar a passagem biblica de Esáu e Jacó, Caim e Abel. A luta dos pais para que os filhos fazem as pazes, se tornem amigos. Isso tudo narraado com detalhes da vida Manaura.
E já estão gravando uma minissérie para a Glob baseado no livro, Cauã Raymond fará o papel dos irmãos, mais um motivo que me fez querer ler o mais rápido possível o livro. Assim quando assistir a minissérie já estou ambientada com a história. E que história! Vale muito a pena ler. O Milton Hatoum escreve bem demais.
Beijos literários
Adriana Balreira
10 comentários:
Adoro este livro! Aguardo a minisérie com ansiedade.
Hatoum arrasa sempre. Li quase todos dele.
Gostei muito do post, querida.
Bjks mil
www.blogdaclauo.com
Oi, querida! Não conheço o livro, mas essas histórias de família são as minhas favoritas. A trama parece fantástica.
Beijos
Adriana,
Mais um que vai pra minha lista de desejos.
Muito boa a sua resenha!
Abraços
eu sou apaixonada por esse livro. aguardo ansiosamente a série dirigida por luiz fernando carvalho. amo esse autor. está entre os melhores livros que já li. beijos, pedrita
Bom dia minha querida!
Pela resenha deve ser um ótimo livro, irmãos gêmeos geralmente são bem unidos.
Infelizmente muitas famílias vivem em conflitos, é muito triste.
Quando passar a minissérie eu vou assistir.
Bjs, sucessos sempre! ♥
Tenho me deparado com esse livro com constância, seja no instagram, seja nos blogs, mas ainda nào tinha lido nenhuma resenha. Já foi para a minha listinha!
Beijo!
Sim, esse livro do Milton Hatoum é muito bom e lembra os livros do escritor egípcio Nagib Mahfouz ganhador do premio Nobel....
Cinzas do Norte, muito bom também....
Com te falei no tt, eu já tinha lido e amado! É uma história bem envolvente!! A gente começa e nãop quer parar de ler!!!
Sobre Cauã: acho ele lindo, sou apaixonada por ele desde a época de Maumau, mas não sei se ele se encaixa na descrição de Omar e Yaqub. Ele não tem característcas físicas de amazonense. Sei lá. Vamos aguardar!
Eu sempre envio os links de suas resenhas p minha filha mais velha, ela amaaaaa ler assim como vc, está sempre devorando livros, parabéns amiga! Bjosss
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira