Clube de Leitura Penguin #5 - O Pintassilgo

Como é costume, toda última segunda-feira do mês, tem na Livraria Cultura de Fortaleza o encontro do Clube de Leitura Penguin que eu faço parte e adoro! O livro desse mês de fevereiro é O Pintassilgo da autora Donna Tartt da Companhia das Letras, um romance vencedor do prêmio Pulitzer de melhor ficção. Bom, eu não sabia o que significa o Prêmio Pulitzer, então fui pesquisar e vi que é um dos maiores prêmios literários dos Estados Unidos, entregue desde 1948.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 


Voltemos ao livro em questão, que conta a história do Theo Decker desde a sua infância até a sua fase adulta. Começa com a morte da mãe dele numa explosão em um museu enquanto eles estavam admirando as obras de arte, entre elas o famoso Pintassilgo, que ele acaba "levando" consigo do museu. Assim inicia o livro, narrado pelo próprio Theo. Seus pais eram separados e quando se vê sozinho sem mais ninguém, vai morar com a família de um amigo de escola. Depois de um tempo seu pai aparece e Theo sai de Nova York, do lar de uma família aristocrata e vai morar com seu pai bebâdo e sem caráter, em Las Vegas. E é lá onde conhece o seu grande amigo Bóris. E Theo sempre com a obra de arte muito bem guardada e o medo o acompanhando de ser preso por ter ficado com o quadro que não é seu.


O livro é muito bem contado, com muitos detalhes minuciosos da vida do Theo. Seus tormentos, a saudades que tem da mãe dele, das suas paixões, dos seus medos, das suas perdas. Tem horas que tive pena do Theo, quis carregar ele no colo. Outros momentos tinha raiva dele, queria bater nele. As primeiras páginas é de muita tristeza, com ele relatando a dor de estar sozinho sem a sua mãe. Depois disso o livro te pega de jeito e não quer mais largar para saber o que vai acontecer nas muitas reviravoltas da vida do Theo. Uma delícia de ler, mesmo com as suas 791 páginas. Sim, o tamanho assusta, mas a Donna Tartt escreve tão bem que não senti o peso do livro nas mãos.


E mais uma vez o nosso encontro foi muito agradável. Com bate papo e discussões sempre enriquecedores. Com cada um falando das curiosidades do livro. Da história do quadro Pintassilgo e de tantas outras obras de arte citadas no decorrer do livro. De como o Theo cresceu e não amadureceu. Dos seus medos e obsessões, enfim, de como o livro é complexo e que nem todos o amaram tanto assim. Eu gostei muito mesmo, só tive raiva do Theo em alguns momentos, mas o livro O Pintassilgo vale a pena e mereceu sim o prêmio que ganhou.

Beijos enormes
Adriana Balreira

12 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

não li em detalhes pq quero muito ler esse livro. minha amiga comentou do livro aqui. um texto pequeno. http://abrkdbra-coisasdavida.blogspot.com.br/search?q=pintassilgo beijos, pedrita

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Eu li este livro e AMEI! A autora demorou 10 anos para escrever e só tem 3 livros publicados, por ser muito perfeccionista.
Bjs

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Como este livro foi muito comentado nos EUA, na época do lançamento, eu quis comprá-lo e acabei
o ganhando de presente de Natal. Comecei a ler e achei meio ... sei lá, presunçoso. Ele é grande e eu acho que os livros grandes têm de ter muita coisa importante pra dizer, rsrs. É bom saber que vocês gostaram pois assim me animo para terminar a leitura, rsrs.

Um beijo

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Querida Adri, estou doida pra ler O Pintassilgo! Parabens pela leitura!
Participar do Clube é uma experiência maravilhosa!
Eu achei o livro Zero Zero Zero pesado ele tem um tom de reportagem, pior é que era pro Clube da Leitura e no final nao consegui participar, pois caiu na semana depois do feriado. Nao dava pra desmarcar meus atendimentos. Mês que vem estarei lá! Obrigada pelo incentivo! Bjks mil

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá Adriana!
Turma bonita, belo encontro numa livraria .
Eu amo suas dicas ler bons livros faz bem para
Alma e para os olhos.

Beijos sucessos sempre !

Lia e Vi participou com o comentário número:

Oi Adriana, é a Vi, eu já fiquei curiosa, ficção, cheio de mistérios, acho que preciso ler esse livro..kkkk
Já fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com Theo..
Gostei desse grupo, me lembra o clube de leituras Jane Austen, acho Chic.
Beijos,Vi

Poções de Arte participou com o comentário número:

Ai ai ai....... mais um na minha lista. Eu já tinha lido coisas boas a respeito dele e seu relato me fez querer. A capa do livro tem esse papel levantado? Que legal!!!
Achei interessante a ideia desse clube. Como vcs fazem? Neste encontro comentam o livro e já elegem outro para ler e discutir em março? Fiquei com vontade de estar aí...

Abração esmagador e ótimo dia.

Geh participou com o comentário número:

!Comecei a ler, mas tive que dar uma parada pois tinha três livros começados já. Mas nas primeiras páginas já curti muito a história. Adorei sua resenha! E me interessei pelo livro quando você postou no instagram. Adoraria participar de um encontro literário, deve ser muito enriquecedor mesmo.
bjus

Anônimo participou com o comentário número:

Olá, fiquei super interessada em ler esse livro! Ah e deve ser muito bom participar de um clube de leitura, um dia ainda quero participar de algum. Bjs
http://desejoserperfeita.blogspot.com/

Pedrita participou com o comentário número:

ah, eu li. e falei do seu blog. eu tive mais pena que raiva. raiva eu tinha sempre do bóris, mas é outra rapaz fruto do abandono. beijos, pedrita

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...