Mais um encontro do Clube de Leitura Penguin aconteceu na última segunda-feira na varanda da Livraria Cultura de Fortaleza. O livro escolhido para o mês de janeiro foi "O Coronel e o Lobisomem" do autor José Cândido de Carvalho que foi relançado pela Editora Companhia das Letras. Incialmente lançado em 1964.
Inspirado nesse livro, foi feito um filme com o mesmo título que foi protagonizado pelo ator Diogo Vilela e Selton Mello (link do youtube do filme inteiro), no qual eu não assisti. Até achei melhor assim, pois não ficaria tentando encaixar a história do filme no que estaria lendo no livro. O livro conta a história do Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, que no decorrer do livro vai narrando a sua vida. E que vida ele leva... Imaginem em um cabra que tem histórias para contar! Um pouco fantasiosas, mas sempre interessantes de ler. Tem onças, sereias, cobras, lobisomem, espíritos do outro mundo e muitas mulheres. Conta também sua vida fracassada na tentativa de arrumar uma noiva. O livro é repleto de vários personagens, tantos que as vezes me perdia.
O livro é narrado por ele mesmo, em primeira e terceira pessoa. O que dificulta um pouco para quem está lendo. Uma vez que o próprio Ponciano fala sobre o Ponciano como se fosse outra pessoa! Mas nada que seja assim tão dificil de entender. A dificuldade do livro foi o regionalismo das expressões, que muitas vezes requer uma releitura para entender o que está sendo dito. Mas depois da página 100 o costume com esse regionalismo deixa a leitura divertida e mais leve. A gente acaba se identificando com esse linguajar caipira.
E no nosso encontro foi discutido exatamente isso, como esse regionalismo pode ser interpretado nas outras regiões do país, já que no livro não fica claro onde realmente é ambientado a história de Ponciano. Concluímos que esse regionalismo retrata o interior de todo o nosso país, independente da região. No nosso grupo, todos adoraram o livro. E concordaram que o regionalismo influencia um pouco na leitura lenta que se tem no ínicio do livro mas que depois que entendemos as expressões, a leitura deslancha. Um clássico do realismo e maravilhoso. E constatei que quem assistiu ao filme no grupo, disse que é muito diferente um do outro. E que gostaram mais do livro! Já leram ou viram o filme?
Beijos literários
Adriana Balreira
7 comentários:
Nem sabia da existência do filme, Dri. Mas li o livro (eu o tenho, numa edição antiga) e AMEI!
Está na lista dos melhores livros que li na vida. Muiiiiito bem escrito!
Que bom fazer parte de um Clube de Leitura!
Abraço!
Nunca li, nem assisti, mas já ouvi falar mto. Agora vc me deixou curiosa. Uma delícia ter um grupo de leitura.
Bjs
Olá, Dri !
Não li o livro, mas vi a versão para a TV. Foi boa.
Ótimo dia!
Big Beijos
Lulu on the Sky
Oi, Adriana!
Não li e não assisti ao filme, mas fiquei pensando em como seria a sua tradução :)
Obrigada por participar do aniversário do "Luz" e pela companhia nesses anos...
Beijus,
Olá Dri,
que tudo!
Gostei desse encontro,muito bacana essa troca!!
Linda semana!bjuss
Que delícia fazer parte de um clube de leitura Dri !!!
Eu já ouvi falar do filme, acho que já assisti até, mas me lembro pouco ...
Agora que vc falou que o livro é tão bom fiquei curiosa para ler... deve ter na biblioteca né ??
Vou caçar, já anotei no meu caderno de : Coisas prá fazer, srsrsr
Bjus 1000 sua linda !!
Oi Adriana,
Muito bom ter um grupo para falar de assuntos tão interessantes.
Bj,
Lylia
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira