Quando vi nos lançamentos da Editora Companhia das Letras esse livro A BALADA DE ADAM HENRY do Ian McEwan me deu vontade der ler. Nunca li nada desse autor, mas conhecia pelo filme Desejo e Reparação que já assisti e amei. Então fiquei curiosa em saber como seria sua escrita e o jeito de desenrolar da trama. Tem sinopse aqui
O livro A Balada de Adam Henry, é sobre Fiona Maye, uma juíza especialista em direito da Família. Tem quase sessenta anos, casada com um geólogo, sem filhos e que estão em crise conjugal. Seu marido a deixa para viver com outra mulher mais nova. No meio da turbulência da crise do seu casamento, recebe um caso no Tribunal de um jovem de 17 anos que tem leucemia mas como é Testemunha de Jeová recusa uma transfusão de sangue. E para o Hospital é imprescindível que ele receba essa transfusão, se não pode vim a falecer.
Começa o livro o casal Fiona e Jack tendo uma conversa sobre o seu casamento de vários anos e que Jack está querendo "um tempo" para poder viver novas aventuras, dado que já está ficando velho e quer mais emoção. Está na crise da meia idade! E tendo que lidar com a separação, cai nas suas mãos o caso do Adam Henry para ela julgar. Um garoto que resiste em receber sangue por conta da sua fervorosa regiliosidade, ele é Testemunha de Jeová. Ela acaba indo conhecer Adam no Hospital, para poder julgar melhor o caso. E se depara com um rapaz inteligente, doce e sensível. Um verdadeiro poeta. E que no decorrer do livro escreve um poema "A Balada de Adam Henry" para a juíza.
Não vou dar spoilers (contar partes do livro) para vocês, perderia a graça. Posso dizer que o desenrolar do livro é sensacional. O conflito da juíza com sua vida desmoronando, o marido que não quer mais saber dela, um jovem encantador. A dificuldade em julgar em casos conflituosos como esse e outros que ela cita no livro. Mostra que nem sempre uma pessoa que se destaca profissionalmente está com a vida resolvida e feliz. Que sim, tem problemas, conflitos internos, mesmo assim tem que trabalhar normalmente.
Um livro para ler e refletir. Envolvente e que a gente não quer parar de ler para saber o final. E o final foi surpreendente mesmo. Não esperava, achei que iria ser outro. Adorei o encerramento do livro. Vale a pena ler. Com certeza irei ler outros livros do Ian McEwan.
Beijos literários
Adriana Balreira
15 comentários:
eu adoro esse autor. pelo filme comprei reparação e é maravilhoso. esse eu não li. estou com um dele aqui na fila pra ler. não vou ler detalhes pra não perder a surpresa. beijos, pedrita
Oi Adriana,
Eu adoro o Ian McEwan, mas não sabia deste livro. Vou procurar para ler.
Bjs
Adriana, eis um livro de me encher os olhos pelos conflitos psicológicos que traz. Adoro isso numa obra! Tb nunca li o autor e tenho nos meus desejados alguns de seus livros. Com esta sua resenha o livro se tornou quase essencial para este ano!
Obrigada pela valiosa dica!
Beijo.
Ler Para Divertir
Ai ai ai... cada vez que leio sobre um livro, minha lista aumenta... Tenho que ficar longe desses assuntos rsrs. Já coloquei alguns como meta lá no Skoob, que são os que tenho, mas sabe como é, né? Sempre tenho que adquirir e as publicações da galerinha dos blogs ajudam pacas nessa parte.
E por falar nisso, hoje postei sobre uma tag que vi aqui no seu bloguinho. Depois espia lá.
Abração e ótimo dia.
Olá, Dri!
Eu vi o filme Desejo e Reparação. Não sabia que era adaptação do livro desse autor. Esse livro parece ser bem interessante.
Big Beijos
Lulu on the Sky
OI Adriana. eu adoro as suas dicas de eitura. Gostei demais da história desse livro e a sua resenha despertou a minha curiosidade.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com
Agradeço a dica Adriana,
interessei-me principalmente pelo fato de ser uma leitura que leva a reflexão.
Mais um para a lista hehe
Beijos,
A Casa da Mãe Jana
Oi Dri. deve ser ótimo esse livro, aproveitei esse afastamento do blog para ler mais, reli livros antigos que tenho há decadas e não me separo, ainda sou egoísta em relação a eles, li e assisti muitos filmes, mas voltei, e quero te desejar um ano de paz e luz e leituras boas.
Bjs.
Silvia.
Uma bela dica, adorei.
Te desejo um feliz 2015.
Bjos
Nossa, ontem mesmo estava no meu trabalho conversando sobre essa polêmica testemunhas de jeová x Transfusão de Sangue. Gostei da temática do livro, vou colocar na minha lista já !
E pode fazer a receita do arroz à piamontese hoje mesmo que não tem erro. É fácil e leva só cinco minutinhos à mais que um arroz normal.
Beijos ;)
To morrendo de vergonha que ainda não comecei nenhum livro esse ano rs, adorei a dica, Dri! Adoro suas resenhas! beijo querida e bom fim de semana!
Nossa,muito bom este livro. E por ter uma em situações da vida normal.se torna mais interessante.
E so de vc contar a sinopse,a gente ja fica aqui com vontade de ler tambem Adriana.
bjs!
Oi, Adriana!
Não dá tempo de ler tudo o que queremos. Ian McEwan é aquele autor que você tem vontade de ler tudo! :) Eu li "Sábado", que reaproxima a neurologia e a psicologia, no personagem de um cirurgião que descobre o medo e a poesia. Já começo a pegar sugestões de leitura e foi muito bom lembrar de Ian McEwan!
Bom fim de semana!
Beijus,
Adriana,
Gostei demas da sugestão, e vou colocar na minha lista de desejos.
Lindo final de semana! Beijos
Mulher, fico impressionada de como tu lê.
Sempre esta com livro novo, novos contos, como eu gostaria de ter essa vontade e disponibilidade.
ms esse ai despertou em mim uma certa curiosidade, se a vontade de ler me pegar, acho que esse seria uma excelente leitura.
Beijos
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira