Clube de Leitura Penguin - A Festa da Insignificância

Ontem tivemos mais um encontro do nosso clube de leitura Penguim que acontece sempre na última segunda-feira de cada mês na Livraria Cultura de Fortaleza. Excepcionalmente esse mês foi feito antes, assim teríamos nossa confraternização de Natal também. O livro escolhido para o mês de Dezembro foi o mais novo do Milan Kundera: A Festa da Insignificância da Companhia das Letras. Fui uma das que votou nesse livro, pois nunca tinha lido nada do Kundera e tinha muita curiosidade em saber como é sua escrita.


O livro em si é lindo, a Companhia das Letras caprichou. A capa dura com uma ilustração linda, capítulos pequenos. Isso tudo ajuda na hora de escolher um livro. Além de ter poucas páginas: 134. E o conteúdo? Sim, esse sim é o mais importante. Eu adorei o livro. Conta a história de 4 amigos já bem maduros que moram em Paris e se encontram. E são nesses encontros numa festa em Paris e passeio nos jardins de Luxemburgo que o livro se passa. A trama é um tanto vaga e superficial. Os 4 amigos ficam conversando e divagando sobre fatos presentes e passados. Até mesmo sobre o Stalin na saudosa União Soviética eles conversam. E, para quem me conhece, sabe bem que amei o livro pelo motivo que aparece algo sobre a URSS!


Mas voltando ao livro. A leitura é super rápida, já que os capítulos, muitos deles tem uma só página. So achei que Kundera poderia ter aprofundado mais as historias dos 4 amigos, ficou um pouco solta. O que salva o livro são algumas citações e de como Kundera trata o ser insignificante. Amei toda essa reflexão da insignificância que todos nós temos um pouco.


E o bom desses encontros do Clube de Leitura, são as considerações de cada um sobre o livro. Muitos não gostaram, mas no final, todos concordaram que foi genial o que Kundera expõe sobre a insignificância, sobre as relações dos seres humanos, sobre as amizades. Um livro para se ter sim!

Gisele, Leandro, Amanda, Larissa, Virginia e Eu

E ontem teve também nossa festinha de Natal. Com um amigo secreto de livros e com sorteios de outros livros, que a Companhia das Letras disponibilizou. Levei o livro Barba Ensopada de Sangue do Daniel Galera que amei muito ler. E acabei ganhando do Leandro, o livro Almanaque 1964 , também da Companhia das Letras . Amei! Linda a edição. E no sorteio, acabei ganhando o livro A Insustentável Leveza do Ser do Milan Kundera. Adorei!! Agora sim vou ler outro livro do grande Kundera!

Feliz Natal
Beijos literários
Adriana Balreira

5 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

bacana esse encontro. li alguns livros do milan kundera, há muitos anos. gosto da livraria cultura daqui, a daí deve ser igualmente acomchegante. Feliz Natal! beijos, pedrita

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
eu adoro o Kundera, mas não li este livro que vc citou, já está anotadinho.
Vc vai amar "A Insustentável Leveza do Ser".
Um Feliz Natal para você e para todos que você ama!
Bjs

Unknown participou com o comentário número:

A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.Bjuss querida flor!Feliz Natal e um 2015 de muita Paz <3

Beatriz Paulistana participou com o comentário número:

Boa tarde amiga Adriana!
Ainda não li Kundera...quem sabe um dia. ..
Esse clube é muito legal, se morasse por aí iria querer participar. Passando para deixar registrado meus votos de um 2015 recheado de bênçãos e ótimas realizações sempre!
Que Deus continue nos abençoando sempre!
Feliz 2015 ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡
Bjokas da Bia!
♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Esse autor eu não conheço, esse livro do Daniel também quero ler!
Me apaixonei por josé Saramago e agora quero ler todos os livros dele!!! To quase virando a Saramaguete rsrsrsrsrsrsrs beijos

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...