Meu Camarada Tolstói

Hoje 09 de Setembro é o aniversário do Camarada Leon Tolstói, ele faria 186 anos. Soube por conta do doodle fofo do Google de hoje.

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pela literatura Russa. E o Camarada Leon Tolstói é um dos autores que mais gosto. Foi o primeiro autor russo que li, com o livro "Anna Karenina". Li ainda quando era adolescente. O livro da versão antiga, daquelas coleções de capa dura, vermelha, da década de 70, era da minha mãe. Livro de mais de 800 páginas, que logo me apaixonei. Anna Karenina não é somente um romance de uma mulher que busca a sua felicidade e larga tudo em busca do seu amor. Tolstói também colocou os conflitos dos servos, dos camponeses dos russos antigos. Foi com esse romance que me apaixonei pela literatura russa e fui logo procurar ler mais e mais livros russos.


Depois ganhei um livro de contos do Tolstói. Onde nele tem o mais famoso conto dele "A Morte de Ivan Ilitch". Maravilhoso. Vale a pena ler. Tem o conto na internet para baixar e ler.


E comprei faz um tempo, o livro do Tolstói mais famoso: "Guerra e Paz". Vou ser bem honesta, só li dois, dos quatro volumes. Um dia tento ler o restante. Tem muita descrição sobre a guerra Napoleônica. Não gostei dessa parte do livro não. A parte do romance é linda, mas quando começa a descrever a guerra com os mínimos detalhes, fica bem cansativo. E sou do tipo que não gosto de nada que tenha guerras! Nem filme de guerra eu gosto, imagina ler toda uma descrição minunciosa sobre os cavalos caindo da ponte, os soldados na neve...Não mesmo. E o Tolstói é um escritor muito detalhista!


E em uma bienal do livro daqui de Fortaleza de 2004, comprei um livro sobre os últimos dias de vida dele "A Última Estação". Comprei por 5 reais, estava na promoção! Acho que ninguém queria ler sobre os últimos dias do Camarada Tolstói. Só eu mesma...rsrs... E depois esse mesmo livro deu origem ao filme de mesmo nome e que é lindo! Vale a pena assistir.


E aqui tem um pouco da minha relação de amor com o autor russo León Tolstói. Tenho ainda o livro "Hadji Murat", que foi publicado em 1912, depois de sua morte que foi em 1910. E vcoês, já leram algum livro do Tolstói? 

Beijos camaradas 
Adriana Balreira

20 comentários:

Pandora participou com o comentário número:

KKKKK Eu escrevo o tt e na sequencia o que vejo em minha TL? Esse post!!! Sei não viu!!! #MuitoAmor Adriana por seu gosto literário!!! <3

✿ chica participou com o comentário número:

Muito legal o teu post e foi uma bela homenagem! bjs, chica

Pedrita participou com o comentário número:

tolstói é realmente incrível e ficou linda a homenagem do google. beijos, pedrita

Beatriz Paulistana participou com o comentário número:

Boa noite amiga Adriana! ♡
Vivendo e aprendendo. ..
Hoje que li sobre o autor, você sempre nos ensinando e deixando ótimas opções de leitura.
Tenha dias mega abençoados! ♡
Bjokas da Bia! ♡

Berço do Mundo participou com o comentário número:

Adriana, também gostei muito do doodle do dia de ontem.
Já li o "Anna Karenina" mas fui ambiciosa, comecei com o "Guerra e Paz". Um só volume, imenso, com páginas finas e letra pequena, senão seria ainda mais gigante. Demorou para ler, também quase desisti nas partes mais descritivas. Mas venci-o!!!!
Ainda não conheço esse conto famoso, sobre Ivan Ilitch, acho que o vou descarregar (obrigada pela dica).

Beijinho, um doce restinho de semana.
Ruthia d'O Berço do Mundo
http://bercodomundo.blogspot.pt/

Camille participou com o comentário número:

Essa relação diz muito sobre você. Os autores russos sao romanticos e super sofisticados em descrever o carater humano. Linda homenagem. Vou ler o conto. Linda homenagem.
Bjos
Cam

Minha vida de campo participou com o comentário número:

Ótimas dicas, eu li um livro de escritor Russo diversas vezes e ainda tenho esse livro. Gosto das histórias daquele povo.
Bjos

Alexsandra Helga participou com o comentário número:

Nossa nunca li nada sobre ele!!!
Anotei o nome do filme, irei assistir...
Beijos

http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

Edlena Franklin participou com o comentário número:

Adriana
Digo até com vergonha... Tenho esse livro, em dois volumes, capa dura marrom e dourada, da antiga coleção do meu pai. Meu pai era um consumidor compulsivo de livros e revistas, e perdeu muitos deles por questões de armazenamento (mofo, cupins). Quando me casei, fiz questão de surrupiar alguns clássicos com o intuito tanto de lê-los como de salvá-los de algum destino ingrato. Pois é, nunca li nenhum autor russo, creio ter alguma coisa de Tchekov também, mas a hora não havia chegado e espero que chegue em breve.
Beijos

Andréa participou com o comentário número:

Adriana,
hoje li uma matéria no blog da Luma sobre o Leon Tolstói fiquei encantada e agora vendo essa linda homenagem aqui no seu cantinho é p/ aprimorar mais os nossos conhecimentos, valeu!

Bjs, sucessos sempre ♥

Ana Paula participou com o comentário número:

Eu também ainda não li nada dele. Mas essa comemoração que inspirou vários blogues a falarem sobre seus livros, inspirou-me a ler! Vou colocar na minha listinha. Beijo!

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Adoro Tóstoi e li Ana Karenina mais de uma vez. Tb li A morte de Ivan Ilitch. Não li Guerra e Paz e me sinto em falta por isso.
Bjs

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Qdo vi no google, me lembrei de vc.
Até qdo eu estava lendo meu último livro de 800 páginas pensei: a Adriana que gosta de literatura russa, com mtas páginas, ia gostar do que estou lendo, rsrs.
Nunca li nenhum livro dele, quem sabe agora eu me animo.
Bjs

decorar e cozinhar participou com o comentário número:

minha menina literária...
adoro suas dicas você realmente deve aquelas pessoas que na minha época de mocinha nos chamávamos de papo cabeça
e dá até medo de escrever por aqui...pontos demais concordância erradas ...acentos então ela come tudo...ui!
mas passei para dizer experimente o pimentão fica meio adocicado se achar melhor retire a pele...queime ele na boca do fogão deixe ficar preto depois é só lavar ficar melhor mais por aqui a galera gosta de comida mas durinha...
mas enfim faça.
obrigada pelo carinho.
belo fim de semana.
beijocas,sejamos gentil.

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Eu também sou fã dos escritores russos (gosto mais de uns que de outros, é verdade, rsrs). Tolstói é um dos grandes, em minha opinião. Sempre me senti muito irmanada com ele, no que se refere à busca moral e espiritual. O mesmo posso dizer de Dostoiévski, que é, provavelmente, o meu escritor favorito (eu disse exatamente isso em outro blog ontem, rsrs).
Li os dois livros mencionados, mas ainda não li o A Última Estação.

Um beijo

ღღღღ Cici ღღღღ participou com o comentário número:

Que tesouro este livro de capa dura, hein?!
Infelizmente ainda não li nada dele, mas adoro ler seus posts sobre literatura russa.
Bjks

Rita Sperchi participou com o comentário número:

Uma homenagem pra la de linda, vc sempre tem bom gosto quando faz um belo post eu amei

Bom final de semana

└──●► *Rita!!

Rita Sperchi participou com o comentário número:

Uma homenagem pra la de linda, vc sempre tem bom gosto quando faz um belo post eu amei

Bom final de semana

└──●► *Rita!!

Clara Lucia participou com o comentário número:

Preciso ler todos esses livros! Que coisa, tenho que ter um tempo maior pra isso, menina... enfia isso na minha cabeça, plissssssssssssss?
VC sempre com ótimas dicas de livros. Adoro!
Beijos

Pepa participou com o comentário número:

Oi Adriana, é a Vi, sua agenda de livros esta lotada!
Ultimamente não tenho lido, ando preguiçosa, preciso passar na biblioteca e ver se tem novidades.
Gostei das dicas de livro.
Beijos,Vi

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...