O livro começa com o escritor Manning Marable explicando a importância do Malcolm X, o renascimento do nome e culto a ele nos anos 90, com o lançamento do filme de Spike Lee "Malcolm X" e como foi sua morte, seu assassinato em 1965. Depois desse prólogo, vem a biografia propriamente dita de Malcolm X, desde seu nascimento, seus pais, sua juventude, seus amores, sua vida antes de virar Mulçumano. Conta também seus conflitos íntimos, sua vida já como mulçumano e ativista dos direitos civis nos EUA, suas viagens aos países da África, sua morte e quem o matou.
O autor nos conta tudo isso de forma muito fácil e de um bom entendimento. Digo isso porque eu nem sabia quem era Malcolm X, nunca nem assisti ao filme! E no decorrer do livro já estava intima do Malcolm X. No livro passa bem o que era o segregarismo de raças que existiam nos EUA antigamente, como era difícil o convívio entre brancos e negros. Os negros odiavam os brancos. Mas já no último ano de vida de Malcolm X, ele mesmo entendeu que não existem diferenças entre pessoas, é só questão de cor de pele. Que todos somos iguais! Isso eu achei fabuloso, já que ele passou a vida inteira odiando os brancos, e soube se redimir e assumir que errou.
Beijos literários
Adriana Balreira X
26 comentários:
eu fiquei com muita vontade de ler depois q vc comentou no meu blog. estou lendo um livro q fala de paris após a guerra, e um negro americano se refugia lá e ele escreveu vários livros falando do preconceito e perseguição aos negros. tb fiquei com vontade de ler livros desse autor igualmente premiado. vou procurar esse. obrigada pela indicação e por ter escrito o post pq desde q comentou no blog fiquei curiosa por mais detalhes. beijos, pedrita
Eu gosto muito da história do Malcom X. Vou tentar ler depois. :D Adoro suas resenhas.
Oi Adriana,
Eu assisti ao filme, que é ótimo. Gostaria de ler o livro.
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.
GOSTO DISTO!
Oi Adriana,
Eu assisti ao filme, que é ótimo. Gostaria de ler o livro.
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.
GOSTO DISTO!
Não li nem assisti o filme, mas tua resenha.Ótima! beijos,tudo de bom e água na tua mãe,sr
Adoro filmes e livros históricos baseados em fatos reais e na vida de pessoas historicas. Fiquei com muita vontade de ter este livro, deve ser muito rico mesmo...
Beijocas
Dri,
eu assisti o filme que é otimo, esse livro deve ser sensacional.
Big Beijos
Lulu on the sky
Oi Adriana
eu assisti o filme, faz tempo, não lembro de tudo.
Penso que as vezes é melhor ler o livro antes de ver o filme, Lembro que Jorge Amado ficava pe da vida, quando as mini séries alteravam algumas coisas dos seu livros. Imagino que aconteça com os filmes americanos também.
pelo que vejo o livro deve ser muito bom, e segregações raciais dão ótimos assuntos literários.
Obrigada por compartilhar a resenha.
bj
Zizi
Que legal Adriana, bom saber que o livro é gostoso de ler, eu ainda não vi o filme e tudo é novidade!
Fiquei com vontade de ler!
Beijos!
CamomilaRosa
Oi Adri, que livro interessante. É sempre bom saber da vida de pessoas importantes. Achei legal porque tem fotos. Adoro suas resenhas.
Beijos.
Já ouvi falar do filme mas também nunca vi.parece uma historia bacana.O bom é quando se vê o filme e depois le-se o livro ou vice versa.Aí se sabe bem o que vai na estoria ou história..
bjs!
Adriana,
ainda não li e nem assisti o filme, mas depois dessa resenha vou ter que assistir o filme, fiquei curiosa, obrigada pela partilha!
Bjs, sucessos sempre!
Oi Adriana, é a Vi, vou ver se tem na biblioteca, pois ainda não li, e fiquei curiosa depois do que você falou.
Muitos beijos,Vi
É um livro que eu adoraria ler, vou por na minha lista pra quando aparecer uma promoção.
E Malcolm, além da luta e do idealismo devia ser um tipo físico apreciável...pelo menos no cinema colocaram Denzel Washington para vivê-lo :)
Adorei o 'Adriana Balreira X', he he, amo história. O Malcom é figura forte. Ainda não vi o filme. Vou alugar. Amiga, obg pelos coments, vc é um amor. Q bom q conheci vc. Um abraço de urso e bjks. Vivi Chica Mimus
Oi Dri! Eu amo biografias, é cada história interessante, né?! E essa aí parece ser fantástica, conheço o Malcom X por alto, nunca me aprofundei, fiquei bem curiosa. Quanto aos livros da Zibia os meus preferidos são os romances, mas aquele que postei hoje vale conhecer também, acho que você vai gostar dos livros dela. ;)
Beijo, beijooo
She
Amiga acho que nenhuma leitura cansa vc pois vc é uma apaixonada por livros e eu admiro muito isso! Minha filha mais velha tbém ama ler mas acho que não tanto qto vc, rsrs, Parece muito bacana o livro! Parabéns pelo bom gosto que tem para leitura! Bjinhossss
Dri, vc realmente tem o dom de fazer resenhas! ^^
Vc coloca seu ponto de vista (positivo ou não) e eu sempre fico com aquela vontade de ler tb.
Não assisti ao filme, infelizmente. E infelizmente tb, nada sei sobre ele. Imperdoável :(
Adorei seu post, como sempre.
Ahhh... e obrigada pela força lá no meu blog! rs
Bjks
:)
Parabéns pelo blog.
Jesus já levou sobre si na cruz do calvário todas as nossas doenças, acredite sem duvidar no coração.
Não deixando nunca de fazer os tratamentos médicos, Deus nos cura de diversas formas, usando os medicos, ou por cura milagrosa. Devemos declarar a palavra de Deus, pois ela não volta vazia. Recebamos a cura que Jesus já nos deu.
"Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Salmos 103:3
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:4-5
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:10
Eu não gosto muito de livros assim.
http://ontendency.blogspot.com.br/
Oi, Dri,
Muito legal esta resenha! Vi o filme e já sabia quem era Malcom X antes disso, mas fiquei também com vontade de ler o livro, rsrs.
Outro filme muito bom que aborda o racismo é o 'Uma História Americana', com a Sissy Spacek e Whoopi Goldeberg.
Beijoca!
Dri querida, fiquei louca pra ler este livro! deve ser muito bom!
Obrigada sempre por compartilhar com a gente!
Dri, amei suas pequenas felicidades da semana passada! Você está cada dia mais linda! Tá apaixonada, Dri? :)
Beijossssssssss e tudo de bom pra ti!
Vero
Muito boa sua resenha!
Dá vontade de ler mesmo! Caprichou!
Valeu Dri por ter me visitado amiga! Feliz!!!
Beijos e abraços!!!
Andreza
Amo biografias! Acabei de ler uma e tenho a mesma sensação que você: nos tornamos íntimas desses personagens tão ricos, contraditórios e reais!
Linda quarta-feira pra você!
Rosa
Le Paquet
Dri, fiquei curiosa e com muita vontade de ler, não conhecia.
O líquido é para ser dividido em 3 partes iguais, realmente fazer pão requer muita paciência,
Oi Adri,
Saudades desse cantinho!!!De verdade. E agora Mais um livro para a minha lista de biografias. E que lista, já está dobrando a esquina!!:))
É muito bom ler uma resenha tão bem explicadinha!! Super obrigada. bjs
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira