O que é Corpus Christi??

Esse post está sendo feito especialmente para minha amiga do coração @nickysimoes que me perguntou se iria fazer um post sobre o feriado de Corpus Christi. Então vamos a explicação do que é o feriado, que é amanhã!

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. por wikipedia

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Acontece numa quinta-feira numa alusão a quinta-feira santa, quando se deu a instituição deste Sacramento.

É um feriado móvel, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santissima Trindade que é no domingo seguinte ao domingo de Pentecostes, que por sua vez é celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa. Esse ano o Corpus Christi vai ser no dia 23 de junho.


É um dia santo para os católicos, dia de comparecer a missa. A festa de Corpus Christi foi criada pela Igreja no ano de 1264 por um decreto do Papa Urbano IV. Aqui no Brasil, a festa passou integrar o calendário religioso em 1961. Em algumas cidades do Brasil tem o costume de enfeitar as ruas com tapetes de colorido vivo e enfeites religiosos com serragem por onde se passam as procissões.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração, como um sinal vivo da presença de Deus.

Bom feriado
Beijos
Adriana Balreira

6 comentários:

Luci Cardinelli participou com o comentário número:

Ótimo post, querida! Muita gente desconhece.

beijos e ótimo feriado!

Telma Maciel participou com o comentário número:

É como eu já disse algumas vezes: a gente costuma curtir os feriados sem saber do que se trata! E vc taí, pra nos explicar!!! Muito bom o post!
E amanhã é dia de ver reportagens mostrando as ruas com desenhos lindos e serragem! Aqui em MG tem aos montes nas cidades históricas!
Beijão!

Márcia participou com o comentário número:

Bom feriado!!!! Vou mostrar para o post para o meu pequeno de 5 anos. Ele está na fase de perguntar TUDO! Nada escapa! :)
Bjs

Lucinha participou com o comentário número:

Adriana,

Que lindo! Obrigada por me fazer viver esse momento tão lindo na Igreja.
Aqui não é feriado. Claro que a Missa é a mesma, Igreja é Una. Mas nada se vê que lembre esse dia, a não ser a liturgia.
São dessas coisas que sinto saudade.
Beijos

Fabiana Fabrin participou com o comentário número:

Ótimo post Adri!

Na maioria das vezes esperamos só o feriado e nem sabemos o que significa...

Um ótimo feriado pra vc!

Bjos, Fabiana

Halorna participou com o comentário número:

Adri querida,
Obrigada..você salvou a minha vida hoje!!rsrrs. Minha pequena Mariana com perguntas na ponta da língua, já querendo saber porque ela não iria a aula hoje e nem o país inteiro, porque era feriado, o motivo...???Enfim, uma metralhada de perguntas. E eu, querendo muito fazer umas pesquisas na internet, aproveitar o feriadão, dar uma olhada nos blogs dasamigas e eis que vejo o seu post e leio cuidadosamente para ela entender..beleza!!Isso me rendeu algumas horas de sossego.rsrsrsrs.Beijocas e obrigada

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...