Clube de Leitura Peguin - Poética Ana Cristina César

Estou participando de um Clube do Leitura Peguin na Livraria Cultura de Fortaleza, que acontece sempre na última segunda-feira de cada mês. Qualquer pessoa que goste de ler pode participar. É o segundo mês que estou participando. E ontem foi o nosso encontro do mês de Novembro. O livro escolhido para lermos foi o "Poética" da Ana Cristina César da Companhia das Letras. Um livro que contempla toda a obra da escritora, realmente um livro bem denso e grande. Ana Cristina César que foi uma poeta marginal, que acabou se suicidando em 1983.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Vou ser sincera, não sou muito fã de poemas, e ter que ler toda uma obra de uma poetisa que eu não conhecia nada, assim de uma vez foi bem pesado. O livro Poética condensa todos os livros que a Ana Cristina César publicou e mais alguns poemas que não tinham sido publicados. No primeiro livro que é o Cenas de Abril de 1979, os poemas são bem gostosos de ler. Já os dois livros seguintes Correspondência Completa (1979) e Luvas de Pelica (1980), são mais cartas e prosas e a leitura ficou muito confusa para mim. Depois que vem os livros A teus pés (1982) e Inéditos e Dispersos (1985) que tem poemas mais curtos, a leitura fluiu bem e até gostei de vários que li.


No geral, não entendi muito do que estava lendo. Fiquei meio frustrada e achando que não nasci para ler poesias. Antes mesmo do nosso encontro eu já fui avisando a todos do clube, que tive dificuldades. E ontem no nosso encontro vi que a maioria também sentiu dificuldades de entender a poesia da Ana Cristina. Ufa, ainda bem que não estava sozinha. E decidimos que iríamos marcar alguns poemas que cada um gostou para declamar na hora. Para o meu espanto, a maioria dos poemas que marquei foram recitados pelos clubistas. Fiquei super feliz, pelo menos vi que não estou tão crua em poesias como pensava.


E foi muito boa a discussão, um dos clubistas, o Zeno, é um grande fã da Ana C. e nos colocou bem no clima dos poemas dela. Explicando e defendendo bem tudo o que ela escreveu. E notei o tanto que fica diferente um poema lido em voz alta, com uma entonação do leitor. E no final da noite, vi que sim, que o livro é muito bom. Daqueles que não adianta ler continuamente e sim pegar um poema aleatório de vez em quando e ler em voz alta. Entrar no clima, tentar entender o contexto. Uma grande obra.


E agora virei uma fã da Ana C., o que uma roda de conversa e discussão não faz. Vale a pena fazer parte desses Clubes de Leitura, recomendo mesmo. Estou amando a turma.

Beijos poéticos
Adriana Balreira

14 comentários:

Na Nossa Estante participou com o comentário número:

Oi Adriana, que legal esse tipo de encontro, eu nunca participei de um. Bom, poesia nem sempre é fácil mesmo e nem sempre o autor consegue mostrar o que sente com clareza, acho normal a dificuldade e não se sinta muito frustrada não! Eu não conheço a autora, mas fiquei curiosa!

Bjs, Michele

O que tem na nossa estante

chica participou com o comentário número:

Muito legal esse Clube e pode tirar impressões e melhorá-las,né? bjs, tudo de bom,chica

Jack Lins participou com o comentário número:

Olá menina,
Vou procurar um clube de leitura por aqui, achei que não existiam mais.
Quanto ao autor é muito bom quando conseguimos entendê-lo, né?
Beijos

Betty Gaeta participou com o comentário número:

OI Adriana,
Tb não sou muito fã de poesia, com exceção a Pablo Neruda, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa e alguns outros, mas adoraria participar de um Clube de Leitura. Aqui na minha cidade não tem.
Bjs

Filha de José participou com o comentário número:

Adorei esses poemas que você citou aqui.



Abraço.

AnaVi

filhadejose.blogspot.com

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana,
tem poetas que escrevem com a alma são mais fáceis de interpretar, mas tem uns poetas que só fazem confundir a nossa cabeça, rsrs.
Achei super legal esse Clube de Leitura, ótimo encontro.

Bjs, sucessos sempre ♥

Beatriz Paulistana participou com o comentário número:

Boa tarde amiga Adriana!!!
Que delícia, só de ler a forma que está sendo esse clube, tenho certeza de que realmente esteja valendo a pena. Ler, conhecer novos autores é sempre muito interessante, o que me chamou a atenção foi que vocês fazem realmente uma troca de idéias entre o que cada um leu e compreendeu.
Você sempre amante da leitura e isso nos contagia...
Tenha sempre dias felizes e abençoados!!!
Bjokas...da Bia!!!

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri, esse tipo de encontro me parece bem legal e enriquecedor. Também não gosto de poemas, não entendo o que está nas entrelinhas rsrsrsr Uma boa diversão deve ter sido!

Bjos e boa quarta,
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

Trilhamarupiara participou com o comentário número:

Que legal Adriana, muito bom ampliar nossos laços de amizade, bacana que os livros sejam instrumentos facilitadores de novas amizades, além de ampliarem nossos horizontes! Bjosss

Filha do Rei participou com o comentário número:

Deve ser muito bom participar destes encontros, assisti a um filme que tinha um grupo de pessoas que também se encontravam para trocarem opiniões sobre as obras.
Bjs

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Olá,Estrela!
Nunca participei de um encontro como esse, mas deve ser interessante conhecer novos autores.
A poesia aprendi no colégio a interpretar e dependendo do autor pode ser algo super complexo.

Ótimo dia pra você.
Big beijos
Lulu on the Sky

Anônimo participou com o comentário número:

Nossa! Amo ler também, depois que casei tenho buscado livro que fala sobre o tema:casamento...
Amei a idéia, aqui em minha cidade não tem uma livraria dessas que pena!
Bjins

www.facedabeleza.com.br

lua alessi participou com o comentário número:

Ah, sabe que eu sempre quis participar de um clube de leitura? Até já escrevi um conto onde tinha um.... :)

Xiiii.... tem certos estilos poéticos que me lembram aqueles quadros abstratos, onde na verdade cada um interpreta a obra 'da sua maneira'.

E olha que eu até sou boa de interpretação de texto (ou de sentimentos, no caso) mas .... sei lá; se o ator jogou as palavras, prefiro deixar elas lá....ao vento
Quer ser entendido, ou escreve pra isso, ou procura um analista kkk

Unknown participou com o comentário número:

Boa tarde, meu nome é Lêda Furtado sou diretora da Biblioteca Municipal de Uberlândia. Estamos com uma exposição virtual como homenagem a Mulheres extraordinárias, Mulheres Escritoras e temos a honra de ter em nossas páginas para a apreciação de todos escritoras especiais como Ana Cristina César. Para nós da Secretária Municipal de Cultura e Turismo é sempre um prazer contemplar belas palavras que nos trazem emoção e a oportunidade de uma rica leitura. Segue o link para a apreciação de todos, espero que esteja a altura de toda fineza de escrita. Abraço

https://www.uberlandia.mg.gov.br/2021/03/18/exposicao-virtual-com-sessenta-expoentes-femininas-e-dedicada-ao-mes-das-mulheres/

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...