Parque Industrial - Pagu

Esse ano de 2022 estamos comemorando o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. Um acontecimento que marcou história nas artes do Brasil. E a Companhia das Letras está lançando obras maravilhosas em comemoração à Semana de 22. Comecei lendo o livro da Pagu. Tudo bem que esse "Parque Industrial" não é da época da Semana de 22, a autora tinha somente 12 anos quando teve a Semana de 22. Mas Pagu foi a grande musa dos modernistas.


Site
 | Facebook | Twitter  Instagram 
Li o "Parque Industrial" escrito pela Pagu em 1932, sendo o primeiro livro proletário brasileiro. Pagu, Patrícia Galvão, tinha 22 anos quando escreveu esse livro. Totalmente urbano, com personagens da indústria textil paulista, o livro traz uma crítica social muito forte das opressões sofridas por essas trabalhadoras industriais. Os sofrimentos, as frustrações, os traumas dessas mulheres foram retratados super bem por essa jovem Pagu.
Esse livro nos mostra a real situação dos operários da época de 30. Uma verdadeira crítica social. Amei muito. Achei muito parecido com os livros da literatura russa do início do século XX. Os famosos livros proletariados da Rússia, como "A mãe"de Máximo Gorgi, que li faz muito tempo mas que também tem sobre um operário industrial revolucionário. Pagu que era comunista, deve ter lido muita literatura russa revolucionária. Sua escrita me lembra muito esses livros.



Mesmo sendo um livro escrito em 1932, muito do que está lá cabe muito bem no Brasil de 2022. Incrível como é uma obra atual. Leiam! Uma leitura obrigatória para quem quer conhecer o nosso país.



Uma leitura forte, diferente, muito importante para os dias de hoje! O livro "Parque Industrial" é um livro pequeno, tem somente 112 páginas, uma leitura rápida, com histórias de várias mulheres proletárias tentando sobreviver. Leiam! 

Beijos proletários 
Adriana Balreira

2 comentários:

Toninho participou com o comentário número:

Sua leitura do livro em analise está perfeita na comparação com os russos na questão proletária. Nos anos 80 na biblioteca da PUCMG andei lendo os russos, pois fazia parte do DA e Grêmio de Elétrica. Este Pagu é bem interessante Adriana.
Abraços e boa semana, aqui sem carnaval amiga.
Bjs de paz.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...