O ar que me falta - Companhia das Letras

Nesse mês foi lançado o livro "O ar que me falta" do Luiz Schwarcz pela Companhia das Letras. Luiz Schwarcz é um dos fundadores do Grupo Companhia das Letras nos anos 80. Esse grupo editorial que eu amo! A capa ficou linda, minimalista, enxuta.

Quando li o título do livro "O ar que me falta, história de uma curta infância e de uma longa depressão", pensei que o Luiz fosse descrever pura e simplesmente sua infância e adolescência. Uma autobiografia despretensiosa. Como me enganei. Que livro sensacional. É um relato sobre sim sua vida, mas de uma maneira verdadeira, pungente e super emocionante. O Luiz Schwarcz descreve sua depressão, sua bipolaridade que quem está lendo o livro sente a angústia que ele e seus familiares passam por conta dessa doença. Ele também narra sobre o pai dele, de como ele saiu da Hungria na época da Segunda Guerra Mundial e veio parar em São Paulo. Sua relação com esse pai sonhador, amargo. Sua relação com sua mãe tão amorosa, que ainda é viva. Como ser um filho único em uma família judia. Sua convivência com seus avôs maternos. Seu namoro e casamento com Lilia Schwarcz sua companheira na vida e na Companhia das Letras.
 
Enfim, um livro emocionante, humano, que em muitas partes me emocionei. E olha, sou difícil de chorar lendo um livro! Surpreendente! Pois comecei a ler sem esperar muito, pois ainda não tinha tido oportunidade de ler algo escrito pelo Luiz Schwarcz. E como escreve bem! A leitura flui de uma maneira gostosa, não dá vontade de parar de ler. Amei muito. 




E o que mais gostei foram as duas playlist no Sportify do livro. O Luiz Schwarcz ama música, e no livro tem sempre uma canção que permeia as passagens da vida dele. E já baixei as playlist O ar que me falta Lado A e O ar que me falta Lado B, e amei a seleção musical. E para quem quiser saber mais sobre o livro, tem no Canal da Companhia das Letras no YouTube o vídeo do lançamento do livro que o Luiz Schwarcz conversa com o Drauzio Varela sobre como foi a elaboração dessa obra. Recomendo muito!! 

Beijos literários 
Adriana Balreira

2 comentários:

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Adorei a dica, "conheço" um pouco da biografia dele porque na faculdade de historia li alguns livros da Lilia e busquei por ele também, adoro a forma como ela escreve, e agora vou dar uma chance para ele em breve, já foi para a lista.
Muita Luz e Paz!
Abraços

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...