Lidos em Fevereiro/2021

Mais um mês de 2021 finalizou com muitas leituras. Fevereiro li vários livros maravilhosos, principalmente da literatura contemporânea brasileira. Fico muito feliz com tanto livro bom sendo lançado aqui no Brasil. Muitos não valorizam nossa literatura, acham que só é boa a literatura estrangeira, que brasileiro não escreve bem. Estão todos errados! O Brasil sim tem muitos autores excelentes. Vamos valorizar e ler mais e mais autores brasileiros, os novos autores. E no mês de fevereiro li vários!!
1) Ressurreição - Liev Tolstói  - Companhia das Letras - Um clássico da literatura mundial. Faziz tempo que não lia nada do Tolstói, um dos meus queridinhos russos! O último livro escrito por Tolstói. Uma prostituta acusada de roubar e envenenar um cliente, Máslova está no tribunal e o príncipe Nekhliúdov está no corpo de jurados para decidir sua condenação. Ele que no passado a enganou e a deixou grávida, vive o dilema de reparar essa culpa do abandono se achando culpado pela prisão de Maslóva. Um livro maravilhoso que mexe com as nossas emoções. E fácil de ler, falo isso porque ainda tem um pensamento que livros russos são difíceis de ler! Ilusão total! Leiam!
2) Marrom e amarelo - Paulo Scott - Companhia das Letras - História de dois irmãos, Federico e Lourenço, filhos de um policial negro em uma Porto Alegre. Narrado pelo Federico, o mais branco e mais velho, ativista racial que mora em Brasília participante de uma comissão sobre as cotas universitárias para os negros. E seu irmão Lourenço, técnico de basquete, com uma filha, mora ainda em Porto Alegre. Quando a menina de 18 anos é presa por participar em protestos na capital gaúcha, o seu tio retorna a Porto Alegre. O livro é composto de capítulos alternados no passado e presente. Assim o leitor fica sabendo de como a trama é bem fechada! Livro muito, muito bom! E tem um episódio do podcast Rádio Companhia sobre esse livro. Escutem!
3) O som do rugido da onça - Micheliny Verunschk  - Companhia das Letras - Tem resenha no blog, sobre duas crianças indigenas que são levadas para a Europa por cientistas alemães. Mostra a crueldade com o ser humano o qual ainda não acabou. Livro sensacional. Que autora!!
4) Apague a luz se for chorar - Fabiane Guimarães - Editora Alfaguara - Autora fora do eixo Rio/São Paulo, Fabiane escreveu seu livro ambientado em Brasília e Pirinópolis/Go. O livro se mostra com capítulos alternados entre Cecília e João. Cecília uma veterinária que morava em Brasília e se muda para o Rio de Janeiro mas tem que voltar para Pirinópolis para o enterro de seus pais. João, um veterinário, pai solteiro de um menino que teve paralisia cerebral e mora em Brasília. Cecília começa a desconfiar que seus pais foram assassinados e começa a investigar. João vive sua vida com dificuldades por conta da doença de Adam e trabalha muito. Suas histórias se cruzam e a maneira como a Fabiane conduz a história é muito bom! Fiquei encantada com a escrita dessa escritora tão nova. Um amor de pessoa!
5) Os tais caquinhos - Natércia Pontes - Companhia das Letras - Escritora cearense! Que delícia de romance de formação. História da Abigail, sua irmã Berta e seu pai Lúcio. O romance se passa aqui em Fortaleza, em um apartamento 402 que fica próximo a Beira Mar. O apartamento um personagem forte! Com seus cheiros de barata, com caixas amontoadas na sala. E as duas jovens vivenciando seus conflitos de adolescentes educadas por um pai meio que ausente, sozinho e boêmio. O romance se passa nos anos 80 e é uma delícia que como eu vivi aquela época. As cantigas citadas no livro são uma delícia. Quem não conhece a música da Marina Lima - Pra começar, é da letra dessa canção que vem o titulo Os tais caquinhos. Amei muito o livro.
E já estamos em março de 2021, ainda com a pandemia do Coronavírus nos obrigando a ficar em casa e nos proteger! Então aproveitem para ler. Anotem as os títulos acima, leiam e depois me falem o que acharam dos livros. 

Beijos literários 
Adriana Balreira

2 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

eu estou finalmente trabalhando bastante em home office e toda a área cultural quase parou. beijos, pedrita

Anônimo participou com o comentário número:

China's immigration bureau in an announcement on WeChat mentioned mainland residents can travel to the gaming hub via a web-based visa system beginning November 1. The move is expected to increase the variety of tourists to Macao. Hong Kong-listed Macao gaming shares pared losses after a visa coverage update for mainland Chinese residents in search of 카지노 사이트 to travel to Macao. Ocado will construct a community of automated warehouses for the corporate, with six deliberate by 2028, where robots decide food and different gadgets for delivery to shoppers.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...