A montanha mágica - Clube de Leitura Penguin

Calhamaço vimos por aqui! No Clube de Leitura Penguin de Fortaleza lemos o clássico do Thomas Mann - A montanha mágica da Companhia das Letras. Como o livro é muito extenso, lemos durante dois meses, janeiro e fevereiro. Que livro! Maravilhoso. Eu já tinha lido o livro Os Buddenbrook e já tinha amado a escrita do Thomas Mann.


A história do livro A montanha mágica é do personagem Hans Castorp que vai visitar seu primo Joachim no sanatório Berghof para tuberculosos no alto da montanha em Davos, Suécia. Hans pretendia passar somente 3 semanas com o primo e voltar a sua vida. Ledo engano.... No dia que completou as 3 semanas, Hans Castorp adoece e sua estadia no Sanatório se estende para que o seu corpo se cure totalmente. Lá no Sanatório encontramos diversos personagens maravilhosos. Claudia Chawchaw, uma russa por quem o nosso protagonista se apaixona. Tem o Settembrini, italiano poeta, ativista político. E outros tantos. A história se passa antes da primeira guerra mundial. Onde o mundo está com vários conflitos a serem deflagrados.



O Thomas Mann é bastante descritivo, então o livro é um passeio minucioso da rotina dos pacientes do sanatório, com as refeições amplamente fartas, repousos com hora marcada, passeios ao arredores. E também tem as conversas animadas entre Castorp e Settembrini. E depois tem judeu jesuíta Naphta para animar o colóquio. O livro discorre sobre o tempo. Com menções de como tratamos o tempo na nossa vida.

Encontro de janeiro/2019


Para mim o melhor do livro A montanha mágica está nos embates entre o Naphta e Settembrini. Altamente filosóficas. Foram as partes que mais gostei. A parte das descrições minuciosas as vezes cansava. Pois em um livro com quase 900 páginas e denso como ele é, não é fácil! Mas era um livro que tinha muita vontade de ler e com essa leitura coletiva ficou muito mais fácil de conseguir vencer. Acho que se não tivesse essa meta de acabar em fevereiro, ainda estaria lendo... rsrs... 

Encontro de fevereiro/2019

O bom do Clube de Leitura é justamente isso, ficamos no whatsapp comentando cada passagem do livro e isso incentivava a leitura a todos. Enfim acabamos de ler o livro A montanha mágica em dois meses e todos do grupo amaram o livro. 

Beijos mágicos
Adriana Balreira

3 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

eu sou apaixonada por esse livro. essa edição que colocou a foto é linda. eu tenho uma edição bonita tb. comecei a ler aos 17, não entendi nada e tentei ler várias outras vezes. mas como os livros de casa acabavam eu voltava. qd consegui seguir se tornou um dos meus livros preferidos. foi fascinante ver os embates filosóficos sobre religião, ateísmo. foi a primeira vez q tive contato com esses temas. e com essa profundidade. e q passei a pensar diferente. e filosofar mais sobre religiões, fé, morte. os buddenbrook comprei em um sebo, por ser enorme como esse vou adiando. faz anos q está na estante de livros a ler. amei a postagem. beijos, pedrita

Fernanda Lucena participou com o comentário número:

Nossa, parece ser bem interessate!
e deve ser uma delícia esse clube, qria participar de um assim

Bjoooooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Chris Ferreira participou com o comentário número:

Admiro a motivação que você tem para ler. Adoro as suas dicas. Fico logo com vontade de ler também.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...