O sol na cabeça

Recebi da editora Companhia das Letras o lançamento do mês março de 2018, O sol na cabeça do Geovani Martins. Autor nascido em Bangu no Rio de Janeiro e morador do Vidigal e Rocinha. Com apenas 26 anos e no seu primeiro livro já é considerado um fenômeno literário brasileiro, vendido para 8 países!!


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Antes mesmo de saber que a Companhia das Letras ia enviar o livro, assisti à entrevista do autor Geovani Martins no programa do Pedro Bial e fiquei encantada com a vida e com um pouco que foi declamado dos contos dele. O livro O sol na cabeça é composto por 13 contos. Histórias com textos repletos de gírias e do jeito próprio de falar do povo carioca. 

Confesso que algumas expressões usadas não conhecia e não ficaram tão claras para mim. Alguns contos são escritos como é falado no dia a dia. Muitas das histórias passadas nos morros, falando do uso da maconha, das sensações de estar fumando um baseado, confesso que não é muito a minha praia!! rsrs... Uma coisa não posso negar, são contos super bem escritos e fácil leitura. Li em um dia!

Geovani Matos

O conto que mais gostei foi o Sextou que narra a vida de um jovem que consegue o seu primeiro emprego de entregador de planfletos e a sensação dele de poder ajudar em casa, o poder de compra de seus objetos de desejos. E quando no final de uma semana, finalmente recebe seu dinheiro suado e resolve comprar uns baseados para comemorar e acaba sendo parado pelos policiais. Sendo que os policiais acabam confiscando os 100 reais que sobraram do seu salário. O jovem implora para que eles não tirem o pouco dinheiro dele, que podem levar os cigarros de maconha, mas não adiantou...Os policiais ainda ameaçaram leva-lo à delegacia preso por porte ilegal de drogas, dizendo que na sua mochila encontraram não 5 cigarros mas 10!!! O jovem deve que calar e aceitar o confisco do seu dinheiro. Retrato da nossa polícia corrupta. Uma pena... 




Vale muito a pena ler esse autor que mostra tão bem o dia a dia da periferia. Histórias bem contadas. Gostei muito. Tomara que siga escrevendo novos livros sempre. E vou deixar com vocês uma cantiga antiga que toda vez que leio o título do livro, essa música me vem a cabeça. Não tem jeito, fico cantarolando direto!! rsrs... O trem azul do Lô Borges (1984)!! Amo essa cantiga. Os mais novos acho que nunca nem ouviram.

Beijos ensolarados
Adriana Balreira

3 comentários:

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Deve ser bacana esse livro, ainda não conheço o autor.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Toninho participou com o comentário número:

Olá Adriana vi a entrevista dele(aliás assisto todas as entrevistas) e você pincelou bem sobre o livro. Uma leitura interessante pela maneira livre que escreveu, como você bem observou sobre o linguajar. Uma boa dica sim.
A musica é de uma mineirice danada, amo ouvir também esta turma do Clube.
Um bom fim de semana Adriana com paz e boas leituras.
Bjs de paz amiga.

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Eu vi um pedacinho da entrevista dele no Bial, mas meu sono sempre me leva antes do final de qualquer entrevista ou filme. gostei muito da resenha, vou colocar na minha lista de livros para ler.
Bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...